Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232 |
Resumo: | O Brasil é um dos grandes mercados de produção de cerveja no mundo. O clima quente auxilia no consumo de alguns tipos de cerveja e a grande disponibilidade de água auxilia na sua produção. O presente trabalho trata sobre o comportamento do consumidor no que se refere ao consumo de cervejas especiais e tem como objetivo definir os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de cerveja especial, segmento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o objetivo de determinar os fatores de influência no processo de consumo de cerveja especial. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi distribuído pelo googleforms, sendo obtidas 63 respostas de consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de cerveja especial possuem um estilo de vida que favorece o consumo desse tipo de cerveja. Além disso, a busca por uma bebida de qualidade com variedade é uma das principais motivações no processo decisório de consumo de cerveja especial. Os amigos dos consumidores de cerveja especial são o principal grupo influenciador no consumo desse produto. Observou-se, ainda, que após o consumo desse produto, seus consumidores se sentem satisfeitos e indicariam esse produto para outras pessoas |
id |
UFF-2_172cefe0b409fd4965414063999f6a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11232 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiaisComportamento do consumidorConsumoCervejas especiaisAdministraçãoConsumer behaviorConsumptionSpecial beersO Brasil é um dos grandes mercados de produção de cerveja no mundo. O clima quente auxilia no consumo de alguns tipos de cerveja e a grande disponibilidade de água auxilia na sua produção. O presente trabalho trata sobre o comportamento do consumidor no que se refere ao consumo de cervejas especiais e tem como objetivo definir os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de cerveja especial, segmento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o objetivo de determinar os fatores de influência no processo de consumo de cerveja especial. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi distribuído pelo googleforms, sendo obtidas 63 respostas de consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de cerveja especial possuem um estilo de vida que favorece o consumo desse tipo de cerveja. Além disso, a busca por uma bebida de qualidade com variedade é uma das principais motivações no processo decisório de consumo de cerveja especial. Os amigos dos consumidores de cerveja especial são o principal grupo influenciador no consumo desse produto. Observou-se, ainda, que após o consumo desse produto, seus consumidores se sentem satisfeitos e indicariam esse produto para outras pessoasBrazil is one of the largest beer production markets in the world. The warm weather helps in the consumption of some types of beer and the large availability of water helps in their production. The present work deals with the behavior of the consumer with regard to the consumption of special beers and aims to define the main factors involved in the decision making process to purchase special beer, a segment that has been gaining prominence in recent years. The methodology used was the exploratory and bibliographical research, with the purpose of determining the factors of influence in the process of consumption of special beer. For this, a questionnaire was elaborated, which was distributed by googleforms, obtaining 63 responses from consumers. The results indicate that consumers of special beer have a lifestyle that favors the consumption of this type of beer. In addition, the quest for a quality drink with variety is one of the main motivations in the decision making process of special beer consumption. The friends of the consumers of special beer are the main group influencing the consumption of this product. It was also observed that after consumption of this product, its consumers feel satisfied and would indicate this product to other people55 f.NiteróiAlonso, Fábio Roberto BárboloSantos, João Alberto Neves dosFaria, Ivando Silva deSoletti, Mateus Bassani2019-09-12T18:16:37Z2019-09-12T18:16:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOLETTI, Mateus Bassani. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-02T22:59:34Zoai:app.uff.br:1/11232Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:52.577768Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
title |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais Soletti, Mateus Bassani Comportamento do consumidor Consumo Cervejas especiais Administração Consumer behavior Consumption Special beers |
title_short |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
title_full |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
title_sort |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais |
author |
Soletti, Mateus Bassani |
author_facet |
Soletti, Mateus Bassani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alonso, Fábio Roberto Bárbolo Santos, João Alberto Neves dos Faria, Ivando Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soletti, Mateus Bassani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo Cervejas especiais Administração Consumer behavior Consumption Special beers |
topic |
Comportamento do consumidor Consumo Cervejas especiais Administração Consumer behavior Consumption Special beers |
description |
O Brasil é um dos grandes mercados de produção de cerveja no mundo. O clima quente auxilia no consumo de alguns tipos de cerveja e a grande disponibilidade de água auxilia na sua produção. O presente trabalho trata sobre o comportamento do consumidor no que se refere ao consumo de cervejas especiais e tem como objetivo definir os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de cerveja especial, segmento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o objetivo de determinar os fatores de influência no processo de consumo de cerveja especial. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi distribuído pelo googleforms, sendo obtidas 63 respostas de consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de cerveja especial possuem um estilo de vida que favorece o consumo desse tipo de cerveja. Além disso, a busca por uma bebida de qualidade com variedade é uma das principais motivações no processo decisório de consumo de cerveja especial. Os amigos dos consumidores de cerveja especial são o principal grupo influenciador no consumo desse produto. Observou-se, ainda, que após o consumo desse produto, seus consumidores se sentem satisfeitos e indicariam esse produto para outras pessoas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12T18:16:37Z 2019-09-12T18:16:37Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOLETTI, Mateus Bassani. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SOLETTI, Mateus Bassani. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554714402816 |