Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Luiza Basilio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24587
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares.
id UFF-2_17cd73c2a3b5b3db396bd7e37eb39ce5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24587
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberesFormação inicial e continuada de professoresEducação inclusivaCoensinoFormação de professorEducação inclusivaO presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares.NiteróiLeme, Érika SouzaToledo, Mônica dos SantosLeme, Érika SouzaToledo, Mônica dos SantosRicardo, Luiza Basilio2022-02-19T01:14:33Z2022-02-19T01:14:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24587Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-19T01:14:37Zoai:app.uff.br:1/24587Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:43.500281Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
title Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
Ricardo, Luiza Basilio
Formação inicial e continuada de professores
Educação inclusiva
Coensino
Formação de professor
Educação inclusiva
title_short Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
title_full Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
title_sort Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
author Ricardo, Luiza Basilio
author_facet Ricardo, Luiza Basilio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leme, Érika Souza
Toledo, Mônica dos Santos
Leme, Érika Souza
Toledo, Mônica dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Luiza Basilio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores
Educação inclusiva
Coensino
Formação de professor
Educação inclusiva
topic Formação inicial e continuada de professores
Educação inclusiva
Coensino
Formação de professor
Educação inclusiva
description O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-19T01:14:33Z
2022-02-19T01:14:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/24587
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24587
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823672505139200