Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24587 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares. |
id |
UFF-2_17cd73c2a3b5b3db396bd7e37eb39ce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24587 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberesFormação inicial e continuada de professoresEducação inclusivaCoensinoFormação de professorEducação inclusivaO presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares.NiteróiLeme, Érika SouzaToledo, Mônica dos SantosLeme, Érika SouzaToledo, Mônica dos SantosRicardo, Luiza Basilio2022-02-19T01:14:33Z2022-02-19T01:14:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24587Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-19T01:14:37Zoai:app.uff.br:1/24587Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:43.500281Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
title |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
spellingShingle |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes Ricardo, Luiza Basilio Formação inicial e continuada de professores Educação inclusiva Coensino Formação de professor Educação inclusiva |
title_short |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
title_full |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
title_sort |
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes |
author |
Ricardo, Luiza Basilio |
author_facet |
Ricardo, Luiza Basilio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leme, Érika Souza Toledo, Mônica dos Santos Leme, Érika Souza Toledo, Mônica dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Luiza Basilio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada de professores Educação inclusiva Coensino Formação de professor Educação inclusiva |
topic |
Formação inicial e continuada de professores Educação inclusiva Coensino Formação de professor Educação inclusiva |
description |
O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-19T01:14:33Z 2022-02-19T01:14:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24587 Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24587 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823672505139200 |