O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Aysllane Junie Pessoa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554
Resumo: Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados que apesar dos esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar inclusiva que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, ainda é preciso mudanças no processo de acompanhamento e suporte para alcançar o que almejamos, tornar a educação do RN verdadeiramente inclusiva.
id UFRN_da4a8cfbc673281d3f44fa68463bee98
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47554
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cunha, Aysllane Junie Pessoa dahttp://lattes.cnpq.br/3941628541999035http://lattes.cnpq.br/2836927327702138Nunes, Débora Regina de Paulahttps://orcid.org/0000-0001-8758-8916http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Viana, Flavia Roldanhttps://orcid.org/0000-0002-7289-4512http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Oliveira, Marla Vieira Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/0778816801319050Lima, Niedja Maria Ferreira deFonseca, Gessica Fabiely2022-06-06T20:55:33Z2022-06-06T20:55:33Z2022-02-25CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados que apesar dos esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar inclusiva que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, ainda é preciso mudanças no processo de acompanhamento e suporte para alcançar o que almejamos, tornar a educação do RN verdadeiramente inclusiva.This research investigates the performance and monitoring of Special Education teachers in Rio Grande do Norte, here called Special Educators, initially highlighting a historical and social reflection on the profile of the position that consists of supporting pedagogical activities in everyday school life. Thus, this study aims to analyze the perceptions of special educators about their professional performance in teaching processes from the perspective of school inclusion in the state of RN. The research methodology has a qualitative nature, which presents integration between the social and the human phenomena, analyzing the different objects through different descriptive instruments, enabling the systematization of the central results.Data collection was done remotely due to the coronavirus pandemic, ensuring the safety of those involved. The survey design comprises the following steps: 1) compliance with ethical protocols, thus this research was approved by the ethics committee; 2 an online questionnaire was sent to the teachers who work permanently in the position; 3) interview with a SUESP/RN coordination member, which is the section that acts directly in the process of monitoring these professionals; 4) systematization and analysis of the collected data. The results of this investigation show the gaps in the monitoring process and difficulties faced in the mediation of the school routine that educators experience. It was also possible to notice through the discussions and data analysis that despite the efforts and proposals planned by the state and professionals to create an inclusive school experience that is concerned with the students learning process in the target public of special education in RN. Changes are still needed in the monitoring and support process to achieve what we want, to make RN education truly inclusive.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducador especialCoensinoPráticas inclusivasO educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducadorespecialRioGrandeNorte_Cunha_2022.pdfapplication/pdf1381397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47554/1/EducadorespecialRioGrandeNorte_Cunha_2022.pdf24ffb6a5b3535de48080aacbbf52f89dMD51123456789/475542022-06-06 17:56:30.823oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47554Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-06T20:56:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
title O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
spellingShingle O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
Cunha, Aysllane Junie Pessoa da
Educador especial
Coensino
Práticas inclusivas
title_short O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
title_full O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
title_fullStr O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
title_full_unstemmed O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
title_sort O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
author Cunha, Aysllane Junie Pessoa da
author_facet Cunha, Aysllane Junie Pessoa da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3941628541999035
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836927327702138
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8758-8916
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1188086132826132
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Viana, Flavia Roldan
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7289-4512
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4756646407294958
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Marla Vieira Moreira de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0778816801319050
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Lima, Niedja Maria Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Aysllane Junie Pessoa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
contributor_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
dc.subject.por.fl_str_mv Educador especial
Coensino
Práticas inclusivas
topic Educador especial
Coensino
Práticas inclusivas
description Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados que apesar dos esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar inclusiva que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, ainda é preciso mudanças no processo de acompanhamento e suporte para alcançar o que almejamos, tornar a educação do RN verdadeiramente inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-06T20:55:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-06T20:55:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554
identifier_str_mv CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47554/1/EducadorespecialRioGrandeNorte_Cunha_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24ffb6a5b3535de48080aacbbf52f89d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832710002147328