A valorização do Magistério da Educação básica nos planos nacionais de educação (2001 e 2014): análise das metas e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Lana Mara Couto Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15224
Resumo: Os Planos Nacionais de Educação são documentos muito importantes, pois orientam a educação brasileira. Sendo assim, surgiram da necessidade de equidade e qualidade da educação em um país tão desigual como o Brasil. Esta tarefa implicava na criação de políticas públicas de Estado que incluíssem uma ampla articulação entre os entes federativos. Através de metas e estratégias, que devem ser cumpridas no período estimado de 10 anos, acredita-se que haverá esta melhoria da educação, atendendo a várias disposições, entre elas, a questão da valorização docente. A partir do exposto, ocorreu a pretensão de se problematizar sobre os aspectos inerentes à valorização do magistério, em especial dos professores da educação básica, tomando como base os Planos Nacionais de Educação (2001 e 2014). Portanto, este estudo tem por finalidade, compreender não somente as metas e as estratégias adotadas pelos planos mencionados, mas também como estas políticas foram abordadas e impactaram na valorização professores da educação básica. A análise se desmembrará no intuito de perceber quais são as metas apresentadas nestes planos, que estão ligadas direta ou indiretamente com a questão. Também será investigado nestes dois documentos o detalhamento das estratégias para a valorização do magistério da educação básica e quais foram as ações adotadas para a efetivação das mesmas. Sendo assim, para uma melhor organização desta pesquisa, em primeiro momento, foi apresentado um breve histórico da valorização do magistério no Brasil, partindo da Escola Nova e as primeiras intenções de se fazer um sistema de ensino planejado de cunho nacional. Em um segundo momento foi descrito o processo de elaboração dos dois Planos Nacionais de Educação (2001 e 2014). E por fim, foi feita a análise das metas e estratégias voltadas à valorização do magistério da educação básica nestes planos. Além dos Planos Nacionais de Educação, foram utilizados, para análise, outros documentos oficiais, como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, lei n° 9394/1996
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A partir do exposto, ocorreu a pretensão de se problematizar sobre os aspectos inerentes à valorização do magistério, em especial dos professores da educação básica, tomando como base os Planos Nacionais de Educação (2001 e 2014). Portanto, este estudo tem por finalidade, compreender não somente as metas e as estratégias adotadas pelos planos mencionados, mas também como estas políticas foram abordadas e impactaram na valorização professores da educação básica. A análise se desmembrará no intuito de perceber quais são as metas apresentadas nestes planos, que estão ligadas direta ou indiretamente com a questão. Também será investigado nestes dois documentos o detalhamento das estratégias para a valorização do magistério da educação básica e quais foram as ações adotadas para a efetivação das mesmas. Sendo assim, para uma melhor organização desta pesquisa, em primeiro momento, foi apresentado um breve histórico da valorização do magistério no Brasil, partindo da Escola Nova e as primeiras intenções de se fazer um sistema de ensino planejado de cunho nacional. Em um segundo momento foi descrito o processo de elaboração dos dois Planos Nacionais de Educação (2001 e 2014). E por fim, foi feita a análise das metas e estratégias voltadas à valorização do magistério da educação básica nestes planos. Além dos Planos Nacionais de Educação, foram utilizados, para análise, outros documentos oficiais, como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, lei n° 9394/1996Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe National Education Plans are very important documents, since they serve to guide Brazilian education and, as such, arose from the need for equity and quality of education in a country as unequal as Brazil. This task implied the creation of state public policies that included a broad articulation between federative entities. Through goals and strategies, which must be fulfilled over an estimated 10 years, it is believed that there will be this improvement of education, taking into account several provisions, among them, the question of teacher valorization. From the foregoing, the pretension to problematize on the aspects inherent to the valuation of the teaching profession, especially of the teachers of basic education, was based on the National Plans of Education (2001 and 2014). Therefore, this study aims to understand not only the goals and strategies adopted by the plans mentioned, but how these policies were addressed and impacted on the valuation of basic education teachers. The analysis will be broken down in order to perceive the goals presented in these plans, which are linked directly or indirectly with this question. It will also be investigated in these two documents as they are detailed the strategies for the valorization of the teaching of basic education and what were the actions taken to make them effective. Thus, for a better organization of this research, there will be, in a first moment, a brief history of the valorization of teaching in Brazil, starting from the New School and the first intentions of making a planned teaching system of national character. In a second moment the process of elaboration of the two National Plans of Education (2001 and 2014) was described. Finally, an analysis was made of the goals and strategies aimed at enhancing the teaching of basic education in these plans. In addition to the National Education Plans, other official documents, such as the 1988 Constitution and the Law on Guidelines and Bases, Law No. 9394/1996, were used for analysisCarneiro, WaldeckAraujo, Flávia Monteiro de BarrosPaiva, Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5470593284615607http://lattes.cnpq.br/4129978776761994Fontes, Lana Mara Couto Oliveira2020-10-13T18:34:34Z2020-10-13T18:34:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONTES, Lana Mara Couto Oliveira. A valorização do magistério da Educação Básica no Planos Nacionais de Educação (2001 e 2014): análise das metas e estratégias. 2017. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15224openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T22:58:05Zoai:app.uff.br:1/15224Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T22:58:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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