A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Paula Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/19102
Resumo: The aim of this paper is to present a strategic map that enables managers of an institution of Basic Education to identify improvements in processes and results of operations. The investigative question was to ascertain the possibility of implementing a model of Balanced Scorecard (BSC) in this type of institution. We started from the hypothesis that this system may be important management tool that enables improved operational efficiency. Was used as the main theoretical Management System Strategic Kaplan and Norton (2004) that allows to develop an assessment of business performance. The research is a case study of characteristic exploratory, descriptive and explanatory. Questionnaires were applied to a population of 304 individuals. The results correspond to 76.64% of the universe: 233 individuals. The study results show that there is a possibility of implementing a strategic map in Basic Private Education Institution. The findings indicate that the BSC should not be deployed without the commitment of senior management and that clearly defined the strategy and its dissemination are key factors for its implementation. Pedagogical issues are not part of this study.
id UFF-2_1935970ed2ede81009622964ebb3f42a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/19102
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASOCenário balanceadoEscola particularMapa estratégicoPlanejamento estratégicoBalanced ScorecardPrivate schoolStrategic mapStrategic planningCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe aim of this paper is to present a strategic map that enables managers of an institution of Basic Education to identify improvements in processes and results of operations. The investigative question was to ascertain the possibility of implementing a model of Balanced Scorecard (BSC) in this type of institution. We started from the hypothesis that this system may be important management tool that enables improved operational efficiency. Was used as the main theoretical Management System Strategic Kaplan and Norton (2004) that allows to develop an assessment of business performance. The research is a case study of characteristic exploratory, descriptive and explanatory. Questionnaires were applied to a population of 304 individuals. The results correspond to 76.64% of the universe: 233 individuals. The study results show that there is a possibility of implementing a strategic map in Basic Private Education Institution. The findings indicate that the BSC should not be deployed without the commitment of senior management and that clearly defined the strategy and its dissemination are key factors for its implementation. Pedagogical issues are not part of this study.Universidade Federal FluminenseO objetivo deste trabalho é apresentar um mapa estratégico que permita aos gestores de uma Instituição de Ensino Básico identificar melhorias nos processos e nos resultados operacionais. A questão investigativa buscou verificar a possibilidade de implantação de um modelo de Balanced Scorecard (BSC) neste tipo de Instituição. Partiu-se da hipótese de que este sistema possa ser instrumento de gestão importante que possibilite melhorar a eficácia operacional. Foi utilizado como principal referencial teórico o Sistema Gerencial Estratégico de Kaplan e Norton (2004), que permite que se desenvolva uma avaliação de desempenho empresarial. A pesquisa é um estudo de caso de característica exploratória, descritiva e explicativa. Foram aplicados questionários a um universo de 304 indivíduos. Os resultados correspondem a 76,64% do universo: 233 indivíduos. Os resultados do estudo mostram que existe a possibilidade de implementação de um mapa estratégico em Instituição de Ensino Básico Privada. As conclusões indicam que o BSC não deve ser implantado sem o comprometimento da alta direção e que a definição clara da estratégia e sua divulgação são fatores fundamentais para sua implantação. Questões pedagógicas não fazem parte deste estudo.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalPinto, Marco Aurelio CabralCPF:98965222222Farias Filho, José Rodrigues deCPF:36601454320Mattos, Ubirajara Aluizio de OliveiraCPF:40061728772http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780475E5Mendes, Ana Paula Fernandes2021-03-10T20:46:29Z2011-03-312021-03-10T20:46:29Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19102porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:46:29Zoai:app.uff.br:1/19102Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:19.839774Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
title A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
Mendes, Ana Paula Fernandes
Cenário balanceado
Escola particular
Mapa estratégico
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
Private school
Strategic map
Strategic planning
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
title_full A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
title_sort A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO
author Mendes, Ana Paula Fernandes
author_facet Mendes, Ana Paula Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Marco Aurelio Cabral
CPF:98965222222
Farias Filho, José Rodrigues de
CPF:36601454320
Mattos, Ubirajara Aluizio de Oliveira
CPF:40061728772
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780475E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Paula Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cenário balanceado
Escola particular
Mapa estratégico
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
Private school
Strategic map
Strategic planning
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Cenário balanceado
Escola particular
Mapa estratégico
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
Private school
Strategic map
Strategic planning
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description The aim of this paper is to present a strategic map that enables managers of an institution of Basic Education to identify improvements in processes and results of operations. The investigative question was to ascertain the possibility of implementing a model of Balanced Scorecard (BSC) in this type of institution. We started from the hypothesis that this system may be important management tool that enables improved operational efficiency. Was used as the main theoretical Management System Strategic Kaplan and Norton (2004) that allows to develop an assessment of business performance. The research is a case study of characteristic exploratory, descriptive and explanatory. Questionnaires were applied to a population of 304 individuals. The results correspond to 76.64% of the universe: 233 individuals. The study results show that there is a possibility of implementing a strategic map in Basic Private Education Institution. The findings indicate that the BSC should not be deployed without the commitment of senior management and that clearly defined the strategy and its dissemination are key factors for its implementation. Pedagogical issues are not part of this study.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2011-03-31
2021-03-10T20:46:29Z
2021-03-10T20:46:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/19102
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/19102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823722980442112