Uso de recursos digitais no ensino de química: análise a partir de publicações da revista qnesc
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34423 |
Resumo: | No ensino de química, as complexidades abrangem conceitos macroscópicos, microscópicos e simbólicos, agravadas pelos desafios da matemática. A revolução tecnológica impulsionou a busca por abordagens inovadoras, desafiando educadores a incorporar ferramentas digitais. A compreensão e aplicação adequada desses recursos visam melhorar a aprendizagem, preparando alunos para desafios contemporâneos. O estudo, centrado em artigos da revista "Química Nova na Escola", analisa características e funcionalidades no uso de recursos digitais no ensino de química, destacando sua relevância e adota uma pesquisa qualitativa documental para esta investigação. Focando nos artigos da revista nos últimos 5 anos, a pesquisa documental se utiliza da Análise Textual Discursiva (ATD). Essa abordagem permite ao pesquisador extrair informações e insights de fontes de dados existentes, eliminando a necessidade de coleta adicional de dados de campo, e visa compreender discursos, identificar temas e contextualizar significados nos artigos examinados. O estudo analisou 216 artigos da revista, identificando 13 relacionados ao uso de ferramentas digitais no ensino de Química. Três artigos, mais teóricos, não discutiam aplicação em sala de aula, concentrando-se em potencialidades futuras. Os 10 restantes foram categorizados por estratégias metodológicas, com 6 artigos, e a ausência delas, com 4 artigos. Predominantemente, o uso de ferramentas digitais ocorre no ensino superior e na formação de professores. A pesquisa destaca a escassez de estudos sobre sua aplicação direta no ensino médio e fundamental, atribuída à recente e rápida evolução tecnológica, desafios de assimilação no ensino superior e limitações de infraestrutura nas instituições brasileiras. Reconhecendo obstáculos, o estudo destaca a crescente importância das ferramentas digitais para promover engajamento e aprofundamento conceitual, refletindo uma resposta dinâmica às demandas educacionais contemporâneas. |
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Uso de recursos digitais no ensino de química: análise a partir de publicações da revista qnescEnsino de químicaAmbiente virtual de aprendizagemRecursos digitaisRecurso didáticoAprendizagem móvelEnsino remotoChemistry educationVirtual learning environmentDigital resourcesTeaching aidsMobile learningRemote teachingNo ensino de química, as complexidades abrangem conceitos macroscópicos, microscópicos e simbólicos, agravadas pelos desafios da matemática. A revolução tecnológica impulsionou a busca por abordagens inovadoras, desafiando educadores a incorporar ferramentas digitais. A compreensão e aplicação adequada desses recursos visam melhorar a aprendizagem, preparando alunos para desafios contemporâneos. O estudo, centrado em artigos da revista "Química Nova na Escola", analisa características e funcionalidades no uso de recursos digitais no ensino de química, destacando sua relevância e adota uma pesquisa qualitativa documental para esta investigação. Focando nos artigos da revista nos últimos 5 anos, a pesquisa documental se utiliza da Análise Textual Discursiva (ATD). Essa abordagem permite ao pesquisador extrair informações e insights de fontes de dados existentes, eliminando a necessidade de coleta adicional de dados de campo, e visa compreender discursos, identificar temas e contextualizar significados nos artigos examinados. O estudo analisou 216 artigos da revista, identificando 13 relacionados ao uso de ferramentas digitais no ensino de Química. Três artigos, mais teóricos, não discutiam aplicação em sala de aula, concentrando-se em potencialidades futuras. Os 10 restantes foram categorizados por estratégias metodológicas, com 6 artigos, e a ausência delas, com 4 artigos. Predominantemente, o uso de ferramentas digitais ocorre no ensino superior e na formação de professores. A pesquisa destaca a escassez de estudos sobre sua aplicação direta no ensino médio e fundamental, atribuída à recente e rápida evolução tecnológica, desafios de assimilação no ensino superior e limitações de infraestrutura nas instituições brasileiras. Reconhecendo obstáculos, o estudo destaca a crescente importância das ferramentas digitais para promover engajamento e aprofundamento conceitual, refletindo uma resposta dinâmica às demandas educacionais contemporâneas.In chemistry education, complexities encompass macroscopic, microscopic, and symbolic concepts, compounded by the challenges of mathematics. The technological revolution has driven the quest for innovative approaches, challenging educators to integrate digital tools. The understanding and proper application of these resources aim to enhance learning, preparing students for contemporary challenges. Focused on articles from the "Química Nova na Escola" journal, the study analyzes characteristics and functionalities in the use of digital resources in chemistry education, underscoring their relevance. It adopts a qualitative documentary research approach, utilizing Textual Discursive Analysis (TDA). This method allows the researcher to extract information and insights from existing data sources, eliminating the need for additional field data collection, and seeks to comprehend discourses, identify themes, and contextualize meanings in the examined articles. The study scrutinized 216 journal articles, identifying 13 related to the use of digital tools in Chemistry education. Three more theoretical articles did not discuss classroom application, focusing on future potentialities. The remaining 10 were categorized based on methodological strategies, with 6 articles utilizing them and 4 lacking such strategies. Predominantly, the use of digital tools occurs in higher education and teacher training. The research highlights the scarcity of studies on their direct application in secondary and elementary education, attributed to the recent and rapid technological evolution, challenges of assimilation in higher education, and infrastructure limitations in Brazilian institutions. Acknowledging obstacles, the study emphasizes the growing importance of digital tools in promoting engagement and conceptual depth, reflecting a dynamic response to contemporary educational demands.35 p.Cova, Rose Mary LatiniCosta, Cauê Torres de Oliveira GuedesAlves, Odivaldo CambraiaMartins, Wesley Xavier2024-08-26T14:40:38Z2024-08-26T14:40:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Wesley Xavier. O uso de recursos digitais no ensino de química: análise a partir de publicações da revista qnesc. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34423CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-26T14:40:42Zoai:app.uff.br:1/34423Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-26T14:40:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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