A dimensão institucional das desigualdades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salustiano, Ana Carolina Moura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22774
Resumo: A desigualdade educacional é um fenômeno fundamental na compreensão da organização do sistema de estratificação moderno. Os principais mecanismos que atuam na durabilidade do fenômeno foram mapeados por diversas correntes teóricas que apontam, entre outros, para as características institucionais dos sistemas escolares. Este trabalho tem como objetivo identificar as relações entre a organização acadêmica da escola, seus arranjos institucionais e o conhecimento e percepção dos estudantes a respeito de uma possível mudança nas práticas escolares colocada em pauta pelo programa Escola Sem Partido. A principal questão que se coloca é entender em que medida o acesso à informação e as diferentes percepções dos estudantes podem ser explicadas pelas diferenças entre as unidades educacionais. A hipótese é de que estudantes de escolas que reúnem um maior conjunto de características consideradas eficazes tem mais chances de ter informações sobre o Programa. Para mapear as características externas e internas às escolas foram utilizados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Para analisar o conhecimento e percepção dos estudantes sobre o Escola Sem Partido, foi realizada uma pesquisa de campo em três colégios de nível médio do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que a escola que reúne o maior número de características das escolas eficazes é também aquela na qual os estudantes possuem maior conhecimento sobre o ESP, confirmando a hipótese inicial da pesquisa. No entanto, as similaridades observadas quanto ao posicionamento sobre adoção do programa indicam que os efeitos das escolas eficazes podem não ser tão determinantes quanto a percepção da informação adquirida
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