As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Rejane Lucia Amarante de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578
Resumo: Busca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo estrutural, que busca a todo instante produzir o silenciamento do povo negro. Nesse sentido, esta pesquisa se apresenta como um espaço dos lugares das memórias das mulheres negras e professoras, das suas narrativas, das palavras, e também dos silêncios que precisam ser rompidos. O objetivo geral deste trabalho é trazer as costuras- narrativas de mulheres negras e professoras da escola pública, que só se reconheceram negras na vida adulta. A proposta consiste em possibilitar a produção do conhecimento e a autoformação, a partir das histórias de vida-formação dessas mulheres e também de suas práticas educativas, contribuindo, assim, para a compreensão da produção de sentidos sobre o racismo, seus reflexos e a construção de uma prática pedagógica antirracista na rede pública municipal de ensino de Maricá. Partindo da realização de um estudo qualitativo (STRAUSS, GORBIN, 2008), será realizado um recorte teórico-metodológico que apresenta as costuras- narrativas como uma opção metodológica possível na pesquisa em Educação. Busca-se, ainda, como referenciais teóricos, a possibilidade de afirmar o lugar da (auto)biografia (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) e da análise interseccional (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) na composição das costuras-narrativas, enfatizando os modos de narrar histórias de vida-formação, destacando as experiências que, problematizadas e costuradas a outras histórias de mulheres negras e professoras, apostam em trazer enunciação, discursos, vozes, costuras espaços-tempos dos processos educativos. No percurso da pesquisa, afirma-se a importância das costuras-narrativas que vão abordar muitas histórias escondidas (ADICHIE, 2019) e algumas biografias de mulheres negras e professoras que lutaram contra o racismo em outras épocas, auxiliando, assim, na produção de práticas antirracistas. Todo esse processo possibilitou muitas reflexões sobre os caminhos necessários à consolidação de uma educação antirracista, tão importante e urgente, visto que nos últimos anos o racismo vem, de fato, afetando incisivamente os cotidianos escolares.
id UFF-2_1b688319a1a60d3233ff115c721fed33
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28578
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formaçãoCosturas-NarrativasMulheres Negras e Professoras(Auto)BiografiasInterseccionalidadesEducação AntirracistaNarrativaMulher negraProfessoraAutobiografiaNarrative-seamsBlack Women and Teachers(Self) BiographiesIntersectionalityAnti-Racist EducationBusca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo estrutural, que busca a todo instante produzir o silenciamento do povo negro. Nesse sentido, esta pesquisa se apresenta como um espaço dos lugares das memórias das mulheres negras e professoras, das suas narrativas, das palavras, e também dos silêncios que precisam ser rompidos. O objetivo geral deste trabalho é trazer as costuras- narrativas de mulheres negras e professoras da escola pública, que só se reconheceram negras na vida adulta. A proposta consiste em possibilitar a produção do conhecimento e a autoformação, a partir das histórias de vida-formação dessas mulheres e também de suas práticas educativas, contribuindo, assim, para a compreensão da produção de sentidos sobre o racismo, seus reflexos e a construção de uma prática pedagógica antirracista na rede pública municipal de ensino de Maricá. Partindo da realização de um estudo qualitativo (STRAUSS, GORBIN, 2008), será realizado um recorte teórico-metodológico que apresenta as costuras- narrativas como uma opção metodológica possível na pesquisa em Educação. Busca-se, ainda, como referenciais teóricos, a possibilidade de afirmar o lugar da (auto)biografia (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) e da análise interseccional (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) na composição das costuras-narrativas, enfatizando os modos de narrar histórias de vida-formação, destacando as experiências que, problematizadas e costuradas a outras histórias de mulheres negras e professoras, apostam em trazer enunciação, discursos, vozes, costuras espaços-tempos dos processos educativos. No percurso da pesquisa, afirma-se a importância das costuras-narrativas que vão abordar muitas histórias escondidas (ADICHIE, 2019) e algumas biografias de mulheres negras e professoras que lutaram contra o racismo em outras épocas, auxiliando, assim, na produção de práticas antirracistas. Todo esse processo possibilitou muitas reflexões sobre os caminhos necessários à consolidação de uma educação antirracista, tão importante e urgente, visto que nos últimos anos o racismo vem, de fato, afetando incisivamente os cotidianos escolares.In the seams-narratives of black women and teachers, we seek to know their life-training stories. There is an urgency for black women to raise their voices in the face of a society centered on structural racism, which seeks at all times to silence black people. Therefore, the present research becomes a space of the places of memories of black women and teachers, of narratives, of words and why not say of the silences that need to be broken. The general objective of the proposed research is to bring the seams-narratives of black women and public school teachers who only recognized themselves as black in adult life, as possibilities of producing knowledge and self-training, based on their life-training stories and educational practices, contributing to the understanding of the production of meanings about racism, its reflexes and the construction of an anti-racist pedagogical practice in the public municipal teaching network of Maricá. From the performance of a qualitative study (STRAUSS, GORBIN, 2008), a theoretical- methodological outline is made that presents the narrative-seams as a new research proposal in education. We also seek as theoretical references the possibility of affirming the place of (self) biography (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) and intersectional analysis (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021), in composition of the narrative- seams, emphasizing the ways of narrating life-education stories, highlighting the experiences that, problematized and sewn to other stories of black women and teachers, bet on bringing enunciation, speeches, voices, seams, spaces and times of the educational processes . In the course of the research, the importance of narrative seams is affirmed, which will address many hidden stories (ADICHIE, 2019) and some biographies of black women and teachers who fought against racism in other times, thus helping us to produce anti-racist practices. This allowed many reflections on the necessary paths for the consolidation of an anti-racist education, which is necessary and urgent, since in recent years racism has in fact incisively affected school daily life.162 p.Sepúlveda, José Antônio MirandaHenriques, Eda Maria de OliveiraSepúlveda, Denize de Aguiar XavierLima, Alexandra Garcia FerreiraPassos, Pâmella Santos dosMacedo, Rejane Lucia Amarante de2023-04-20T13:48:51Z2023-04-20T13:48:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACEDO, Rejane Lucia Amarante de. As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação. 2023. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-20T13:48:54Zoai:app.uff.br:1/28578Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-20T13:48:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
title As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
spellingShingle As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
Macedo, Rejane Lucia Amarante de
Costuras-Narrativas
Mulheres Negras e Professoras
(Auto)Biografias
Interseccionalidades
Educação Antirracista
Narrativa
Mulher negra
Professora
Autobiografia
Narrative-seams
Black Women and Teachers
(Self) Biographies
Intersectionality
Anti-Racist Education
title_short As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
title_full As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
title_fullStr As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
title_full_unstemmed As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
title_sort As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
author Macedo, Rejane Lucia Amarante de
author_facet Macedo, Rejane Lucia Amarante de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sepúlveda, José Antônio Miranda
Henriques, Eda Maria de Oliveira
Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier
Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Passos, Pâmella Santos dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Rejane Lucia Amarante de
dc.subject.por.fl_str_mv Costuras-Narrativas
Mulheres Negras e Professoras
(Auto)Biografias
Interseccionalidades
Educação Antirracista
Narrativa
Mulher negra
Professora
Autobiografia
Narrative-seams
Black Women and Teachers
(Self) Biographies
Intersectionality
Anti-Racist Education
topic Costuras-Narrativas
Mulheres Negras e Professoras
(Auto)Biografias
Interseccionalidades
Educação Antirracista
Narrativa
Mulher negra
Professora
Autobiografia
Narrative-seams
Black Women and Teachers
(Self) Biographies
Intersectionality
Anti-Racist Education
description Busca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo estrutural, que busca a todo instante produzir o silenciamento do povo negro. Nesse sentido, esta pesquisa se apresenta como um espaço dos lugares das memórias das mulheres negras e professoras, das suas narrativas, das palavras, e também dos silêncios que precisam ser rompidos. O objetivo geral deste trabalho é trazer as costuras- narrativas de mulheres negras e professoras da escola pública, que só se reconheceram negras na vida adulta. A proposta consiste em possibilitar a produção do conhecimento e a autoformação, a partir das histórias de vida-formação dessas mulheres e também de suas práticas educativas, contribuindo, assim, para a compreensão da produção de sentidos sobre o racismo, seus reflexos e a construção de uma prática pedagógica antirracista na rede pública municipal de ensino de Maricá. Partindo da realização de um estudo qualitativo (STRAUSS, GORBIN, 2008), será realizado um recorte teórico-metodológico que apresenta as costuras- narrativas como uma opção metodológica possível na pesquisa em Educação. Busca-se, ainda, como referenciais teóricos, a possibilidade de afirmar o lugar da (auto)biografia (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) e da análise interseccional (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) na composição das costuras-narrativas, enfatizando os modos de narrar histórias de vida-formação, destacando as experiências que, problematizadas e costuradas a outras histórias de mulheres negras e professoras, apostam em trazer enunciação, discursos, vozes, costuras espaços-tempos dos processos educativos. No percurso da pesquisa, afirma-se a importância das costuras-narrativas que vão abordar muitas histórias escondidas (ADICHIE, 2019) e algumas biografias de mulheres negras e professoras que lutaram contra o racismo em outras épocas, auxiliando, assim, na produção de práticas antirracistas. Todo esse processo possibilitou muitas reflexões sobre os caminhos necessários à consolidação de uma educação antirracista, tão importante e urgente, visto que nos últimos anos o racismo vem, de fato, afetando incisivamente os cotidianos escolares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-20T13:48:51Z
2023-04-20T13:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Rejane Lucia Amarante de. As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação. 2023. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578
identifier_str_mv MACEDO, Rejane Lucia Amarante de. As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação. 2023. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135438726529024