As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578 |
Resumo: | Busca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo estrutural, que busca a todo instante produzir o silenciamento do povo negro. Nesse sentido, esta pesquisa se apresenta como um espaço dos lugares das memórias das mulheres negras e professoras, das suas narrativas, das palavras, e também dos silêncios que precisam ser rompidos. O objetivo geral deste trabalho é trazer as costuras- narrativas de mulheres negras e professoras da escola pública, que só se reconheceram negras na vida adulta. A proposta consiste em possibilitar a produção do conhecimento e a autoformação, a partir das histórias de vida-formação dessas mulheres e também de suas práticas educativas, contribuindo, assim, para a compreensão da produção de sentidos sobre o racismo, seus reflexos e a construção de uma prática pedagógica antirracista na rede pública municipal de ensino de Maricá. Partindo da realização de um estudo qualitativo (STRAUSS, GORBIN, 2008), será realizado um recorte teórico-metodológico que apresenta as costuras- narrativas como uma opção metodológica possível na pesquisa em Educação. Busca-se, ainda, como referenciais teóricos, a possibilidade de afirmar o lugar da (auto)biografia (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) e da análise interseccional (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) na composição das costuras-narrativas, enfatizando os modos de narrar histórias de vida-formação, destacando as experiências que, problematizadas e costuradas a outras histórias de mulheres negras e professoras, apostam em trazer enunciação, discursos, vozes, costuras espaços-tempos dos processos educativos. No percurso da pesquisa, afirma-se a importância das costuras-narrativas que vão abordar muitas histórias escondidas (ADICHIE, 2019) e algumas biografias de mulheres negras e professoras que lutaram contra o racismo em outras épocas, auxiliando, assim, na produção de práticas antirracistas. Todo esse processo possibilitou muitas reflexões sobre os caminhos necessários à consolidação de uma educação antirracista, tão importante e urgente, visto que nos últimos anos o racismo vem, de fato, afetando incisivamente os cotidianos escolares. |
id |
UFF-2_1b688319a1a60d3233ff115c721fed33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28578 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formaçãoCosturas-NarrativasMulheres Negras e Professoras(Auto)BiografiasInterseccionalidadesEducação AntirracistaNarrativaMulher negraProfessoraAutobiografiaNarrative-seamsBlack Women and Teachers(Self) BiographiesIntersectionalityAnti-Racist EducationBusca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo estrutural, que busca a todo instante produzir o silenciamento do povo negro. Nesse sentido, esta pesquisa se apresenta como um espaço dos lugares das memórias das mulheres negras e professoras, das suas narrativas, das palavras, e também dos silêncios que precisam ser rompidos. O objetivo geral deste trabalho é trazer as costuras- narrativas de mulheres negras e professoras da escola pública, que só se reconheceram negras na vida adulta. A proposta consiste em possibilitar a produção do conhecimento e a autoformação, a partir das histórias de vida-formação dessas mulheres e também de suas práticas educativas, contribuindo, assim, para a compreensão da produção de sentidos sobre o racismo, seus reflexos e a construção de uma prática pedagógica antirracista na rede pública municipal de ensino de Maricá. Partindo da realização de um estudo qualitativo (STRAUSS, GORBIN, 2008), será realizado um recorte teórico-metodológico que apresenta as costuras- narrativas como uma opção metodológica possível na pesquisa em Educação. Busca-se, ainda, como referenciais teóricos, a possibilidade de afirmar o lugar da (auto)biografia (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) e da análise interseccional (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) na composição das costuras-narrativas, enfatizando os modos de narrar histórias de vida-formação, destacando as experiências que, problematizadas e costuradas a outras histórias de mulheres negras e professoras, apostam em trazer enunciação, discursos, vozes, costuras espaços-tempos dos processos educativos. No percurso da pesquisa, afirma-se a importância das costuras-narrativas que vão abordar muitas histórias escondidas (ADICHIE, 2019) e algumas biografias de mulheres negras e professoras que lutaram contra o racismo em outras épocas, auxiliando, assim, na produção de práticas antirracistas. Todo esse processo possibilitou muitas reflexões sobre os caminhos necessários à consolidação de uma educação antirracista, tão importante e urgente, visto que nos últimos anos o racismo vem, de fato, afetando incisivamente os cotidianos escolares.In the seams-narratives of black women and teachers, we seek to know their life-training stories. There is an urgency for black women to raise their voices in the face of a society centered on structural racism, which seeks at all times to silence black people. Therefore, the present research becomes a space of the places of memories of black women and teachers, of narratives, of words and why not say of the silences that need to be broken. The general objective of the proposed research is to bring the seams-narratives of black women and public school teachers who only recognized themselves as black in adult life, as possibilities of producing knowledge and self-training, based on their life-training stories and educational practices, contributing to the understanding of the production of meanings about racism, its reflexes and the construction of an anti-racist pedagogical practice in the public municipal teaching network of Maricá. From the performance of a qualitative study (STRAUSS, GORBIN, 2008), a theoretical- methodological outline is made that presents the narrative-seams as a new research proposal in education. We also seek as theoretical references the possibility of affirming the place of (self) biography (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) and intersectional analysis (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021), in composition of the narrative- seams, emphasizing the ways of narrating life-education stories, highlighting the experiences that, problematized and sewn to other stories of black women and teachers, bet on bringing enunciation, speeches, voices, seams, spaces and times of the educational processes . In the course of the research, the importance of narrative seams is affirmed, which will address many hidden stories (ADICHIE, 2019) and some biographies of black women and teachers who fought against racism in other times, thus helping us to produce anti-racist practices. This allowed many reflections on the necessary paths for the consolidation of an anti-racist education, which is necessary and urgent, since in recent years racism has in fact incisively affected school daily life.162 p.Sepúlveda, José Antônio MirandaHenriques, Eda Maria de OliveiraSepúlveda, Denize de Aguiar XavierLima, Alexandra Garcia FerreiraPassos, Pâmella Santos dosMacedo, Rejane Lucia Amarante de2023-04-20T13:48:51Z2023-04-20T13:48:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACEDO, Rejane Lucia Amarante de. As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação. 2023. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-20T13:48:54Zoai:app.uff.br:1/28578Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:14.655338Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
title |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
spellingShingle |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação Macedo, Rejane Lucia Amarante de Costuras-Narrativas Mulheres Negras e Professoras (Auto)Biografias Interseccionalidades Educação Antirracista Narrativa Mulher negra Professora Autobiografia Narrative-seams Black Women and Teachers (Self) Biographies Intersectionality Anti-Racist Education |
title_short |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
title_full |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
title_fullStr |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
title_full_unstemmed |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
title_sort |
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação |
author |
Macedo, Rejane Lucia Amarante de |
author_facet |
Macedo, Rejane Lucia Amarante de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sepúlveda, José Antônio Miranda Henriques, Eda Maria de Oliveira Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier Lima, Alexandra Garcia Ferreira Passos, Pâmella Santos dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Rejane Lucia Amarante de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Costuras-Narrativas Mulheres Negras e Professoras (Auto)Biografias Interseccionalidades Educação Antirracista Narrativa Mulher negra Professora Autobiografia Narrative-seams Black Women and Teachers (Self) Biographies Intersectionality Anti-Racist Education |
topic |
Costuras-Narrativas Mulheres Negras e Professoras (Auto)Biografias Interseccionalidades Educação Antirracista Narrativa Mulher negra Professora Autobiografia Narrative-seams Black Women and Teachers (Self) Biographies Intersectionality Anti-Racist Education |
description |
Busca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo estrutural, que busca a todo instante produzir o silenciamento do povo negro. Nesse sentido, esta pesquisa se apresenta como um espaço dos lugares das memórias das mulheres negras e professoras, das suas narrativas, das palavras, e também dos silêncios que precisam ser rompidos. O objetivo geral deste trabalho é trazer as costuras- narrativas de mulheres negras e professoras da escola pública, que só se reconheceram negras na vida adulta. A proposta consiste em possibilitar a produção do conhecimento e a autoformação, a partir das histórias de vida-formação dessas mulheres e também de suas práticas educativas, contribuindo, assim, para a compreensão da produção de sentidos sobre o racismo, seus reflexos e a construção de uma prática pedagógica antirracista na rede pública municipal de ensino de Maricá. Partindo da realização de um estudo qualitativo (STRAUSS, GORBIN, 2008), será realizado um recorte teórico-metodológico que apresenta as costuras- narrativas como uma opção metodológica possível na pesquisa em Educação. Busca-se, ainda, como referenciais teóricos, a possibilidade de afirmar o lugar da (auto)biografia (FERRAROTTI, 1988; RAGO, 2013) e da análise interseccional (CRENSHAN, 2002; COLLINS, 2019, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) na composição das costuras-narrativas, enfatizando os modos de narrar histórias de vida-formação, destacando as experiências que, problematizadas e costuradas a outras histórias de mulheres negras e professoras, apostam em trazer enunciação, discursos, vozes, costuras espaços-tempos dos processos educativos. No percurso da pesquisa, afirma-se a importância das costuras-narrativas que vão abordar muitas histórias escondidas (ADICHIE, 2019) e algumas biografias de mulheres negras e professoras que lutaram contra o racismo em outras épocas, auxiliando, assim, na produção de práticas antirracistas. Todo esse processo possibilitou muitas reflexões sobre os caminhos necessários à consolidação de uma educação antirracista, tão importante e urgente, visto que nos últimos anos o racismo vem, de fato, afetando incisivamente os cotidianos escolares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-20T13:48:51Z 2023-04-20T13:48:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACEDO, Rejane Lucia Amarante de. As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação. 2023. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Rejane Lucia Amarante de. As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação. 2023. 162f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823694255751168 |