Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Geraldyne Mendonça de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824
Resumo: A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo
id UFF-2_1b7a2976c0a281c9d9c634dc14b49099
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8824
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha AraújoMundinha AraújoRacismoEducaçãoRelações étnico-raciaisRacismoEducaçãoMilitânciaMundinha AraújoRacismEducationEthnic-racial relationsA aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismoThe approval of Law 10639/03 is of utmost importance for the black population, but only the existence of this legislation is not able to guarantee a quality, inclusive education. It is the way each teacher views his teaching practice that allows this transformation. Inspired by the practices and militancy of Mundinha Araújo, I tried to review my methods and develop activities that aimed at strengthening the individual identities of the students, awakening them to the power of their agency. I believe that this change in the reception of students by the school is essential for an education focused on healthy ethnic-racial relations, promoting a real fight against racismFerreira, Rodrigo de AlmeidaAbreu, Martha CamposMonteiro, Livia NascimentoSouza, Geraldyne Mendonça de2019-03-18T13:16:31Z2019-03-18T13:16:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Geraldyne Mendonça de. Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T14:38:28Zoai:app.uff.br:1/8824Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-23T14:38:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
title Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
spellingShingle Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
Souza, Geraldyne Mendonça de
Mundinha Araújo
Racismo
Educação
Relações étnico-raciais
Racismo
Educação
Militância
Mundinha Araújo
Racism
Education
Ethnic-racial relations
title_short Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
title_full Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
title_fullStr Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
title_full_unstemmed Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
title_sort Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
author Souza, Geraldyne Mendonça de
author_facet Souza, Geraldyne Mendonça de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Rodrigo de Almeida
Abreu, Martha Campos
Monteiro, Livia Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Geraldyne Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Mundinha Araújo
Racismo
Educação
Relações étnico-raciais
Racismo
Educação
Militância
Mundinha Araújo
Racism
Education
Ethnic-racial relations
topic Mundinha Araújo
Racismo
Educação
Relações étnico-raciais
Racismo
Educação
Militância
Mundinha Araújo
Racism
Education
Ethnic-racial relations
description A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-18T13:16:31Z
2019-03-18T13:16:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Geraldyne Mendonça de. Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824
Aluno de mestrado
identifier_str_mv SOUZA, Geraldyne Mendonça de. Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135302503923712