Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824 |
Resumo: | A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo |
id |
UFF-2_1b7a2976c0a281c9d9c634dc14b49099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8824 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha AraújoMundinha AraújoRacismoEducaçãoRelações étnico-raciaisRacismoEducaçãoMilitânciaMundinha AraújoRacismEducationEthnic-racial relationsA aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismoThe approval of Law 10639/03 is of utmost importance for the black population, but only the existence of this legislation is not able to guarantee a quality, inclusive education. It is the way each teacher views his teaching practice that allows this transformation. Inspired by the practices and militancy of Mundinha Araújo, I tried to review my methods and develop activities that aimed at strengthening the individual identities of the students, awakening them to the power of their agency. I believe that this change in the reception of students by the school is essential for an education focused on healthy ethnic-racial relations, promoting a real fight against racismFerreira, Rodrigo de AlmeidaAbreu, Martha CamposMonteiro, Livia NascimentoSouza, Geraldyne Mendonça de2019-03-18T13:16:31Z2019-03-18T13:16:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Geraldyne Mendonça de. Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T14:38:28Zoai:app.uff.br:1/8824Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:58.184427Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
title |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
spellingShingle |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo Souza, Geraldyne Mendonça de Mundinha Araújo Racismo Educação Relações étnico-raciais Racismo Educação Militância Mundinha Araújo Racism Education Ethnic-racial relations |
title_short |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
title_full |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
title_fullStr |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
title_full_unstemmed |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
title_sort |
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo |
author |
Souza, Geraldyne Mendonça de |
author_facet |
Souza, Geraldyne Mendonça de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Rodrigo de Almeida Abreu, Martha Campos Monteiro, Livia Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Geraldyne Mendonça de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mundinha Araújo Racismo Educação Relações étnico-raciais Racismo Educação Militância Mundinha Araújo Racism Education Ethnic-racial relations |
topic |
Mundinha Araújo Racismo Educação Relações étnico-raciais Racismo Educação Militância Mundinha Araújo Racism Education Ethnic-racial relations |
description |
A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua prática docente que permite esta transformação. Inspirada pelas práticas e militância de Mundinha Araújo, busquei revisar meus métodos e desenvolver atividades que visassem o fortalecimento das identidades individuais dos discentes, despertando-os para a potência de seu agenciamento. Considero que esta mudança no acolhimento dos estudantes pela escola é essencial para uma educação voltada para saudáveis relações étnico-raciais, promovendo um real combate ao racismo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-03-18T13:16:31Z 2019-03-18T13:16:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Geraldyne Mendonça de. Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824 Aluno de mestrado |
identifier_str_mv |
SOUZA, Geraldyne Mendonça de. Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823601967431680 |