Biblioteca para quem não sabe ler?: a quebra de paradigma sobre leitura, leitores, usuários de bibliotecas e o papel do bibliotecário escolar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rachel Polycarpo da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7491
Resumo: O estudo analisou a amplitude do conceito de leitura e o desenvolvimento do seu sentido nos discursos que fundamentam a biblioteca escolar, a partir do estranhamento da proposta de trabalho da Biblioteca Flor de Papel (BFP), de formar leitores na Educação Infantil. As análises teóricas e epistemológicas originaram-se da observação das relações estabelecidas em torno da leitura no cotidiano desta biblioteca. A fundamentação teórica utilizada para a compreensão do conceito de leitura apoiou-se nos referenciais da Análise do Discurso, de Michel Pêcheux. Tratou-se de pesquisa qualitativa, realizada como um estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos metodológicos para a coleta de dados do campo empírico foram a observação participante, registrada em diário de campo, a análise documental dos projetos de extensão, relatórios anuais da BFP, relatórios dos bolsistas, fotografias, e a coleta do depoimento de outra bibliotecária que atua neste mesmo espaço. As análises conceituais e interpretações dos dados demonstraram que o conceito de leitura é bem mais amplo do que a ideia de leitura presente nos discursos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, que também se apresentam nos juízos do senso comum, principalmente nas avaliações quanto ao uso da biblioteca. Confirmaram, ainda, que as crianças observadas são leitoras, demonstrando construir sentidos para as leituras e narrativas orais compartilhadas, interagindo criticamente com os discursos apresentados nos textos, mesmo sem ter o domínio sobre o código escrito. As considerações finais revelaram que a contribuição da BFP na formação das crianças enquanto leitoras concentrou-se em oportunizá-las múltiplas possibilidades de interação com as leituras realizadas e com o uso dos livros na biblioteca, enfatizando a expressão de sua opinião e postura crítica na interpretação e compreensão dos textos. O comportamento observado nas crianças foi uma crescente motivação na frequência à biblioteca e no compartilhamento de leituras na medida em que conseguiam intervir nas atividades propostas e estabelecer conexões entre o texto, seus conhecimentos e seus interesses. Também demonstraram relacionar a biblioteca a um espaço de autoria, produzindo livros de histórias e imagens, e solicitando a sua incorporação ao acervo, transcendendo, assim, a condição de leitor para o de autor de suas leituras
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A fundamentação teórica utilizada para a compreensão do conceito de leitura apoiou-se nos referenciais da Análise do Discurso, de Michel Pêcheux. Tratou-se de pesquisa qualitativa, realizada como um estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos metodológicos para a coleta de dados do campo empírico foram a observação participante, registrada em diário de campo, a análise documental dos projetos de extensão, relatórios anuais da BFP, relatórios dos bolsistas, fotografias, e a coleta do depoimento de outra bibliotecária que atua neste mesmo espaço. As análises conceituais e interpretações dos dados demonstraram que o conceito de leitura é bem mais amplo do que a ideia de leitura presente nos discursos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, que também se apresentam nos juízos do senso comum, principalmente nas avaliações quanto ao uso da biblioteca. Confirmaram, ainda, que as crianças observadas são leitoras, demonstrando construir sentidos para as leituras e narrativas orais compartilhadas, interagindo criticamente com os discursos apresentados nos textos, mesmo sem ter o domínio sobre o código escrito. As considerações finais revelaram que a contribuição da BFP na formação das crianças enquanto leitoras concentrou-se em oportunizá-las múltiplas possibilidades de interação com as leituras realizadas e com o uso dos livros na biblioteca, enfatizando a expressão de sua opinião e postura crítica na interpretação e compreensão dos textos. O comportamento observado nas crianças foi uma crescente motivação na frequência à biblioteca e no compartilhamento de leituras na medida em que conseguiam intervir nas atividades propostas e estabelecer conexões entre o texto, seus conhecimentos e seus interesses. Também demonstraram relacionar a biblioteca a um espaço de autoria, produzindo livros de histórias e imagens, e solicitando a sua incorporação ao acervo, transcendendo, assim, a condição de leitor para o de autor de suas leiturasThe study examined the extent of the concept of reading and the development of its meaning in the discourses that underlie the operation of school libraries, from the strangeness of the proposed work by Flower Paper Library, which is educating readers in kindergarten. The theoretical and epistemological analyzes originated from the observation of the relationships established around reading in this library, everyday. The theoretical framework used to understand the concept of reading was based on the references of Discourse Analysis, by Michel Pecheux. It was a qualitative research conducted by a case study, of the kind ethnographic. The methodological procedures for gathering empirical field data were participant observation, recorded in a field diary, documentary analysis of extension projects, annual reports on the activities of the library, reports of activities of the scholarship students, photographs, and interviewing of other librarian who worked in the same space. The conceptual analyzes and interpretations of the empirical field data demonstrated that the concept of reading is much more extensive than the idea of reading presented in the speeches of Library Science and IC, which are also presented in the judgments of common sense, especially in the assessments about the use of the library. It also confirmed that the children observed are readers, demonstrating ways to build meanings for the shared readings and oral narratives, interacting critically with the discourses presented in the texts, even without having dominion over the written code. The final considerations showed that the contribution of this library in the development of the children as readers was focused on giving them multiple possibilities of interacting with the readings and with the use of books in the library, emphasizing the expression of their opinion and critical position about the interpretation and understanding of the texts. The observed behavior in children was a growing motivation in the frequency of the library and on the sharing of the readings while they managed to step in the proposed activities and establish connections between the text, their knowledge and their interests. It also showed the relation of the library as an authoring space, producing books of stories and images, and requesting the incorporation of these in the collection, thus transcending the status of reader for author of his readingsRodrigues, Mara Eliane FonsecaSilva, Rachel Polycarpo da2018-09-17T13:54:35Z2018-09-17T13:54:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rachel Polycarpo da. Biblioteca para quem não sabe ler?: a quebra de paradigma sobre leitura, leitores, usuários de bibliotecas e o papel do bibliotecário escolar na educação infantil. 214. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7491Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-14T15:59:43Zoai:app.uff.br:1/7491Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:42.906102Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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