Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6833 |
Resumo: | Este trabalho procura apreender, a partir da relação hegeliana do Senhor e do Escravo, como o Movimento Tropicalista em sua dinâmica antropofágica rompeu com uma mentalidade paternalista mantida pelos integrantes do Centro Popular de Cultura (CPC) atrelado a UNE (União Nacional dos Estudantes) que, a partir da formulação de uma “Arte Popular Revolucionária”, buscavam concentrar a luta pela tomada do poder do Estado, acabando por centralizar a Identidade Nacional Brasileira em um indivíduo euro-centrado. A contradição desta arte revolucionaria brasileira construída nos espaços acadêmicos calcados em doutrinas internacionais, imbricadas a este paternalismo, estabelece uma identidade formada pelo inverso ao estrangeiro, ao Estado instituído, as “minorias” sociais. Estes fatores acabam por levar estes intelectuais a suprimir expressões emanadas de outras civilizações, afrodiaspóricas e ameríndias, também instituidoras desta Identidade Nacional |
id |
UFF-2_1c3da9a7354c461a01dec36a7e9265cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6833 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardiaMúsica popular brasileiraIdentidadeColonialidadeIndústria culturalHegemoniaIdentidade nacionalTropicalismo (Movimento cultural)Música popular brasileiraMusica Popular BrasileñaIdentidadColonialidadIndustria CulturalHegemoníaEste trabalho procura apreender, a partir da relação hegeliana do Senhor e do Escravo, como o Movimento Tropicalista em sua dinâmica antropofágica rompeu com uma mentalidade paternalista mantida pelos integrantes do Centro Popular de Cultura (CPC) atrelado a UNE (União Nacional dos Estudantes) que, a partir da formulação de uma “Arte Popular Revolucionária”, buscavam concentrar a luta pela tomada do poder do Estado, acabando por centralizar a Identidade Nacional Brasileira em um indivíduo euro-centrado. A contradição desta arte revolucionaria brasileira construída nos espaços acadêmicos calcados em doutrinas internacionais, imbricadas a este paternalismo, estabelece uma identidade formada pelo inverso ao estrangeiro, ao Estado instituído, as “minorias” sociais. Estes fatores acabam por levar estes intelectuais a suprimir expressões emanadas de outras civilizações, afrodiaspóricas e ameríndias, também instituidoras desta Identidade NacionalEsta investigación busca aprehender, desde la relación hegeliana del Señor y del Esclavo, como el Movimiento Tropicalista, en su dinámica antropofágica, rompió con una mentalidad paternalista, mantenida por los integrantes del Centro Popular de Cultura (CPC), enganchado a la Unión Nacional de los Estudiantes (UNE). A partir de la formulación del "Arte Popular Revolucionaria", el CPC buscó concentrar la lucha por la toma del poder del Estado, a partir de la formulación del "Arte Popular Revolucionaria", acabando por centrar la Identidad Nacional Brasileña en un individuo euro- centrado. La contradicción de este arte revolucionario brasileña, construida en los espacios académicos calcados en doctrinas internacionales, interconectadas a este paternalismo, estableció una identidad formada por lo inverso al estranjero, al Estado instituido y las minorías sociales. Factores que terminaran por conducir estos intelectuales a suprimir expresiones emanadas de otras civilizaciones, como las afrodias y amerindias, igualmente influyentes y participantes de la Identidad NacionalTavares, Julio Cesar de SouzaFagundes, Luciana PessanhaSilva, Edilson Márcio Almeida daRocha, João Inácio Cardoso2018-06-26T02:25:45Z2018-06-26T02:25:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6833Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-02T16:41:11Zoai:app.uff.br:1/6833Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:09.501069Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
title |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
spellingShingle |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia Rocha, João Inácio Cardoso Música popular brasileira Identidade Colonialidade Indústria cultural Hegemonia Identidade nacional Tropicalismo (Movimento cultural) Música popular brasileira Musica Popular Brasileña Identidad Colonialidad Industria Cultural Hegemonía |
title_short |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
title_full |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
title_fullStr |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
title_full_unstemmed |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
title_sort |
Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia |
author |
Rocha, João Inácio Cardoso |
author_facet |
Rocha, João Inácio Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Julio Cesar de Souza Fagundes, Luciana Pessanha Silva, Edilson Márcio Almeida da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, João Inácio Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular brasileira Identidade Colonialidade Indústria cultural Hegemonia Identidade nacional Tropicalismo (Movimento cultural) Música popular brasileira Musica Popular Brasileña Identidad Colonialidad Industria Cultural Hegemonía |
topic |
Música popular brasileira Identidade Colonialidade Indústria cultural Hegemonia Identidade nacional Tropicalismo (Movimento cultural) Música popular brasileira Musica Popular Brasileña Identidad Colonialidad Industria Cultural Hegemonía |
description |
Este trabalho procura apreender, a partir da relação hegeliana do Senhor e do Escravo, como o Movimento Tropicalista em sua dinâmica antropofágica rompeu com uma mentalidade paternalista mantida pelos integrantes do Centro Popular de Cultura (CPC) atrelado a UNE (União Nacional dos Estudantes) que, a partir da formulação de uma “Arte Popular Revolucionária”, buscavam concentrar a luta pela tomada do poder do Estado, acabando por centralizar a Identidade Nacional Brasileira em um indivíduo euro-centrado. A contradição desta arte revolucionaria brasileira construída nos espaços acadêmicos calcados em doutrinas internacionais, imbricadas a este paternalismo, estabelece uma identidade formada pelo inverso ao estrangeiro, ao Estado instituído, as “minorias” sociais. Estes fatores acabam por levar estes intelectuais a suprimir expressões emanadas de outras civilizações, afrodiaspóricas e ameríndias, também instituidoras desta Identidade Nacional |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-06-26T02:25:45Z 2018-06-26T02:25:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6833 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6833 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823598769274880 |