Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriela Dorneles Bentes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8817
Resumo: O comércio eletrônico vem crescendo e apresentando um faturamento anual cada vez mais significativo, mesmo em tempos de crise financeira e política. Por ser de fácil acesso e de baixo custo de implementação, muitas pequenas e médias empresas têm adotado o comércio eletrônico como o único canal de venda. Apesar disso, pouca atenção tem recebido quanto a sua forma de gestão e sobre quais seriam as principais dificuldades enfrentadas. Através de pesquisa bibliográfica, identificou-se que a gestão do comércio eletrônico é muito mais flexível, pela necessidade de constante adaptação para canalizar as mudanças cada vez mais dinâmicas do setor. Para complementar, foi realizada um estudo de caso com três micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro que possuem um canal de vendas digital. Em relação às dificuldades enfrentadas, os empreendedores enxergam os problemas do ambiente interno como sendo suas principais dificuldades, enquanto a pesquisa bibliográfica apontou problemas de nível macro
id UFF-2_1c7fcbd5c4cdc3cca054606491b04418
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8817
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de JaneiroComércio eletrônicoGestão estratégicaInovaçãoAdministraçãoE-commerceStrategic managementInnovationO comércio eletrônico vem crescendo e apresentando um faturamento anual cada vez mais significativo, mesmo em tempos de crise financeira e política. Por ser de fácil acesso e de baixo custo de implementação, muitas pequenas e médias empresas têm adotado o comércio eletrônico como o único canal de venda. Apesar disso, pouca atenção tem recebido quanto a sua forma de gestão e sobre quais seriam as principais dificuldades enfrentadas. Através de pesquisa bibliográfica, identificou-se que a gestão do comércio eletrônico é muito mais flexível, pela necessidade de constante adaptação para canalizar as mudanças cada vez mais dinâmicas do setor. Para complementar, foi realizada um estudo de caso com três micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro que possuem um canal de vendas digital. Em relação às dificuldades enfrentadas, os empreendedores enxergam os problemas do ambiente interno como sendo suas principais dificuldades, enquanto a pesquisa bibliográfica apontou problemas de nível macroThe electronic commerce has been growing and presenting an annual turnover that is increasingly significant, even in times of financial and political crisis. Because it is easy to access and low-cost implementation, many small and medium-sized companies have adopted e-commerce as the only sales channel. Despite this, little attention has been paid to the way it is managed and to what the main difficulties are. Through bibliographic research, it was identified that the management of electronic commerce is much more flexible, due to the need for constant adaptation to channel the increasingly dynamic changes of the sector. In addition, a case study was conducted with 3 micro and small companies from the state of Rio de Janeiro, which has a digital sales channel. In relation to the difficulties faced, entrepreneurs see the problems of the internal environment as their main difficulties, while bibliographical research has brought macro-level problems70 f.NiteróiSousa, Francisco José Batista deRamos Filho, Américo da CostaCunha, Robson MoreiraGomes, Gabriela Dorneles Bentes2019-03-15T19:05:35Z2019-03-15T19:05:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Gabriela Dornelas Bentes. Gestão de MPE's do Comércio Eletrônico: estudo de caso com empresas do Estado do Rio de Janeiro. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8817Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-31T18:27:16Zoai:app.uff.br:1/8817Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-31T18:27:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
title Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
Gomes, Gabriela Dorneles Bentes
Comércio eletrônico
Gestão estratégica
Inovação
Administração
E-commerce
Strategic management
Innovation
title_short Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
title_full Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro
author Gomes, Gabriela Dorneles Bentes
author_facet Gomes, Gabriela Dorneles Bentes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco José Batista de
Ramos Filho, Américo da Costa
Cunha, Robson Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gabriela Dorneles Bentes
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Gestão estratégica
Inovação
Administração
E-commerce
Strategic management
Innovation
topic Comércio eletrônico
Gestão estratégica
Inovação
Administração
E-commerce
Strategic management
Innovation
description O comércio eletrônico vem crescendo e apresentando um faturamento anual cada vez mais significativo, mesmo em tempos de crise financeira e política. Por ser de fácil acesso e de baixo custo de implementação, muitas pequenas e médias empresas têm adotado o comércio eletrônico como o único canal de venda. Apesar disso, pouca atenção tem recebido quanto a sua forma de gestão e sobre quais seriam as principais dificuldades enfrentadas. Através de pesquisa bibliográfica, identificou-se que a gestão do comércio eletrônico é muito mais flexível, pela necessidade de constante adaptação para canalizar as mudanças cada vez mais dinâmicas do setor. Para complementar, foi realizada um estudo de caso com três micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro que possuem um canal de vendas digital. Em relação às dificuldades enfrentadas, os empreendedores enxergam os problemas do ambiente interno como sendo suas principais dificuldades, enquanto a pesquisa bibliográfica apontou problemas de nível macro
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-15T19:05:35Z
2019-03-15T19:05:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Gabriela Dornelas Bentes. Gestão de MPE's do Comércio Eletrônico: estudo de caso com empresas do Estado do Rio de Janeiro. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8817
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GOMES, Gabriela Dornelas Bentes. Gestão de MPE's do Comércio Eletrônico: estudo de caso com empresas do Estado do Rio de Janeiro. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838685750624256