Hélio Oiticica: arte como experiência participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33062 |
Resumo: | Na presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema. Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos (Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização. Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados, inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques. Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a aproximação arte e vida através do “delírio ambulatório” da participação que movimenta os espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, “é preciso pensar em conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento” (Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno. |
id |
UFF-2_1d0f07c0fc8a708cf294d3552662f51e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33062 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativaHélio OiticicaObras e textosPoéticaParticipaçãoVivênciaDescondicionamentoLiberdadeVontade construtivaAntiarteUtopiaOiticica, Hélio, 1937-1980BrasilArte modernaSéculo XXVanguarda (Estética)Works and writingsParticipationArt and lifeDeconditioningFreedomNa presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema. Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos (Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização. Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados, inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques. Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a aproximação arte e vida através do “delírio ambulatório” da participação que movimenta os espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, “é preciso pensar em conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento” (Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno.The present work intends to identify the main issues concerning the construction of Hélio Oiticica poetics, thus, developing these questions alongside an analysis of portions of his body of work, here considered as the resultant of artistic object, its relation with the participant and his writings. It also intends to contribute to the discussion of his creative process in relation to the work/poetics/viewer-participant/art system equation. The folowing works and its related issues were choosen as the object of our analysis: the crossing of boundaries between fine arts in Metaesquemas, Monocromáticos (Invenções), Relevos Neoconcretos, Bilaterais and Relevos Espaciais and its propositions towards the object; active participation in Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés and Ninhos; “vontade construtiva e antropofágica” in Tropicália; deconditioning in Éden; antiinstitutionalization utopia present in the anti-art proposals of Barracão, Manhattan Brutalista and Delirium Ambulatorium.135 p.Barbosa, Wallace de DeusAlvarez, José Maurício SaldanhaSiqueira, Vera BeatrizSilva, Cinara de Andrade2024-07-08T13:37:12Z2024-07-08T13:37:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Cinara de Andrade. Hélio Oiticica: arte como experiência participativa. 2006. 135f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, 2006.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33062CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-08T13:37:16Zoai:app.uff.br:1/33062Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:38.175074Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
title |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
spellingShingle |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa Silva, Cinara de Andrade Hélio Oiticica Obras e textos Poética Participação Vivência Descondicionamento Liberdade Vontade construtiva Antiarte Utopia Oiticica, Hélio, 1937-1980 Brasil Arte moderna Século XX Vanguarda (Estética) Works and writings Participation Art and life Deconditioning Freedom |
title_short |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
title_full |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
title_fullStr |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
title_full_unstemmed |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
title_sort |
Hélio Oiticica: arte como experiência participativa |
author |
Silva, Cinara de Andrade |
author_facet |
Silva, Cinara de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Wallace de Deus Alvarez, José Maurício Saldanha Siqueira, Vera Beatriz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cinara de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hélio Oiticica Obras e textos Poética Participação Vivência Descondicionamento Liberdade Vontade construtiva Antiarte Utopia Oiticica, Hélio, 1937-1980 Brasil Arte moderna Século XX Vanguarda (Estética) Works and writings Participation Art and life Deconditioning Freedom |
topic |
Hélio Oiticica Obras e textos Poética Participação Vivência Descondicionamento Liberdade Vontade construtiva Antiarte Utopia Oiticica, Hélio, 1937-1980 Brasil Arte moderna Século XX Vanguarda (Estética) Works and writings Participation Art and life Deconditioning Freedom |
description |
Na presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema. Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos (Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização. Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados, inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques. Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a aproximação arte e vida através do “delírio ambulatório” da participação que movimenta os espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, “é preciso pensar em conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento” (Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-08T13:37:12Z 2024-07-08T13:37:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cinara de Andrade. Hélio Oiticica: arte como experiência participativa. 2006. 135f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, 2006. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33062 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cinara de Andrade. Hélio Oiticica: arte como experiência participativa. 2006. 135f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, 2006. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823653184077824 |