Teleconsulta com vistas à educação em saúde com pacientes diabéticos: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Carolina Amaral de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28350
Resumo: Introdução: A presente pesquisa versa sobre o tema teleconsulta com pacientes diabéticos com ênfase na educação em saúde, sendo o objeto a teleconsulta. Assim, ressalta-se que a teleconsulta é utilizada como recurso importante para que o tratamento não seja interrompido quando há impossibilidade de estar presencialmente com o paciente. Observa-se que a teleconsulta é uma das estratégias primorosas para a realização da educação em saúde com os pacientes com Diabetes Mellitus, por considerar que a promoção do autocuidado e a manutenção dos níveis de glicose são de suma importância. Objetivos: Identificar nas produções científicas as estratégias utilizadas na teleconsulta do enfermeiro para a realização da educação em saúde; analisar a teleconsulta na educação em saúde para os pacientes com Diabetes Mellitus; descrever como a teleconsulta contribuiu para a promoção do autocuidado e o controle glicêmico eficaz dos pacientes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa integrativa de abordagem qualitativa iniciada em dezembro de 2021 e finalizada em junho de 2022. Para a busca das produções científicas, foram utilizados os descritores em português e inglês: Diabetes Mellitus, Consulta remota, Telenfermagem, Educação em saúde e Autocuidado. Foi utilizada a estratégia PIO para a formulação da questão norteadora. Para a coleta de dados foi elaborado um formulário e na busca das produções científicas foram utilizados um portal e uma plataforma: Biblioteca Virtual em Saúde e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, com os descritores e os operadores booleanos, a saber: Diabetes Mellitus/Diabetes Mellitus; Consulta remota; Telenfermagem; Educação em saúde e o Autocuidado; combinados com os operadores booleanos AND (e) e OR (ou). A análise foi por meio da categorização temática. Nessa busca, encontrou-se 71 artigos, portanto, com a aplicação dos filtros, critério de exclusão e inclusão, bem como a leitura seletiva, o total foi de 8 artigos científicos. Resultados e discussão: 8 artigos. Identificou-se nas produções científicas estratégias utilizadas na teleconsulta do enfermeiro para a realização da educação em saúde, as quais foram: ligações telefônicas com videochamadas; medições de glicose enviadas, por meio de programas em tablets; e entrevistas. Considerações finais: Na análise da teleconsulta com relação a educação em saúde para os pacientes com Diabetes Mellitus foi evidenciado que para os pacientes a teleconsulta foi importante, tendo em vista que esta contribuiu de modo eficaz para a educação em saúde com a geração de empoderamento dos pacientes; a diminuição do déficit no autocuidado; promoção do autocuidado; e os resultados positivos no controle glicêmico. Porém, alguns entraves referentes às condições socioculturais foram encontrados, além do fato de que os estudos tiveram limitação de prazo, o que fez com que os resultados obtidos não sejam aplicados em estudos de longo prazo e ficou evidente a necessidade de realização de estudos que avaliem as condições socioculturais e demais fatores que podem inferir na teleconsulta.
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Objetivos: Identificar nas produções científicas as estratégias utilizadas na teleconsulta do enfermeiro para a realização da educação em saúde; analisar a teleconsulta na educação em saúde para os pacientes com Diabetes Mellitus; descrever como a teleconsulta contribuiu para a promoção do autocuidado e o controle glicêmico eficaz dos pacientes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa integrativa de abordagem qualitativa iniciada em dezembro de 2021 e finalizada em junho de 2022. Para a busca das produções científicas, foram utilizados os descritores em português e inglês: Diabetes Mellitus, Consulta remota, Telenfermagem, Educação em saúde e Autocuidado. Foi utilizada a estratégia PIO para a formulação da questão norteadora. Para a coleta de dados foi elaborado um formulário e na busca das produções científicas foram utilizados um portal e uma plataforma: Biblioteca Virtual em Saúde e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, com os descritores e os operadores booleanos, a saber: Diabetes Mellitus/Diabetes Mellitus; Consulta remota; Telenfermagem; Educação em saúde e o Autocuidado; combinados com os operadores booleanos AND (e) e OR (ou). A análise foi por meio da categorização temática. Nessa busca, encontrou-se 71 artigos, portanto, com a aplicação dos filtros, critério de exclusão e inclusão, bem como a leitura seletiva, o total foi de 8 artigos científicos. Resultados e discussão: 8 artigos. Identificou-se nas produções científicas estratégias utilizadas na teleconsulta do enfermeiro para a realização da educação em saúde, as quais foram: ligações telefônicas com videochamadas; medições de glicose enviadas, por meio de programas em tablets; e entrevistas. Considerações finais: Na análise da teleconsulta com relação a educação em saúde para os pacientes com Diabetes Mellitus foi evidenciado que para os pacientes a teleconsulta foi importante, tendo em vista que esta contribuiu de modo eficaz para a educação em saúde com a geração de empoderamento dos pacientes; a diminuição do déficit no autocuidado; promoção do autocuidado; e os resultados positivos no controle glicêmico. Porém, alguns entraves referentes às condições socioculturais foram encontrados, além do fato de que os estudos tiveram limitação de prazo, o que fez com que os resultados obtidos não sejam aplicados em estudos de longo prazo e ficou evidente a necessidade de realização de estudos que avaliem as condições socioculturais e demais fatores que podem inferir na teleconsulta.Introduction: The present research deals with the topic of teleconsultation with diabetic patients with an emphasis on health education, the object of which is teleconsultation. Thus, it is emphasized that teleconsultation is used as an important resource so that the treatment is not interrupted when it is impossible to be in person with the patient. It is observed that teleconsultation is one of the excellent strategies for carrying out health education with patients with Diabetes Mellitus, considering that the promotion of self-care and the maintenance of glucose levels are of paramount importance. Objectives: To identify in the scientific productions the strategies used in the teleconsultation of nurses to carry out health education; to analyze teleconsultation in health education for patients with Diabetes Mellitus; to describe how teleconsultation contributed to the promotion of self-care and effective glycemic control of patients. Methodology: This is an integrative research with a qualitative approach that started in December 2021 and ended in June 2022. In order to search for scientific productions, the descriptors in Portuguese and English were used: Diabetes Mellitus, Remote consultation, Telenursing, Education in health and self-care. The PIO strategy was used to formulate the guiding question. For data collection, a form was prepared and, in the search for scientific productions, a portal and a platform were used: Virtual Health Library and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, which is a foundation linked to the Ministry of Education, with the descriptors and Boolean operators, namely: Diabetes Mellitus/Diabetes Mellitus; Remote consultation/Remote consultation; Telenursing/Telenursing; Health education/Health education and Self-care/self care; combined with the Boolean operators AND (and) and OR (or). the analysis was through thematic categorization. In this search, 71 articles were found, therefore, with the application of filters, exclusion and inclusion criteria, as well as selective reading, the total was 8 scientific articles. Results and discussion: 8 scientific articles selected according to methodological rigor. Strategies used in the teleconsultation of nurses to carry out health education were identified in the scientific productions, which were: telephone calls with video calls; glucose measurements sent via programs on tablets; and interviews. Final considerations: In the analysis of teleconsultation in relation to health education for patients with Diabetes Mellitus, it was shown that teleconsultation was important for patients, given that it effectively contributed to health education with the generation of empowerment of the patients. patients; the decrease in the deficit in self-care; promotion of self-care; and positive results in glycemic control. However, some obstacles related to sociocultural conditions were found, in addition to the fact that the studies were limited in time, which meant that the results obtained were not applied in long-term studies and it became evident the need to carry out studies that evaluate the sociocultural conditions and other factors that can infer the teleconsultation.49 p.Chrizostimo, Miriam Marinhohttp://lattes.cnpq.br/2774740174692206Sanchez, Maritza Consuelo Ortizhttp://lattes.cnpq.br/2942565000981441Escudeiro, Cristina Lavoyerhttp://lattes.cnpq.br/8322536789804225Soares, Rafael da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2316675947844127http://lattes.cnpq.br/8876368625964246Carvalho, Ana Carolina Amaral de2023-03-27T12:58:30Z2023-03-27T12:58:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Carolina Amaral de. Teleconsulta com vistas à educação em saúde com pacientes diabéticos: uma revisão integrativa. 2022. 49 f. 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