A política de assistência estudantil no ensino superior: um estudo sobre a concepção da assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10883 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção da política de assistência estudantil desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF). Guiou-se, portanto, pelo intuito de identificar se a perspectiva de assistência estudantil na UFF se baliza por uma concepção de atendimento universal ou se reproduz a tendência contemporânea de atendimento focalizado das políticas sociais no cenário de contrarreforma do Estado, nos marcos do capitalismo dependente. Este estudo se estruturou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Detivemo-nos sobre a análise dos referidos documentos: Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI 2003-2007 e PDI 2008-2012; relatórios de gestão dos anos 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 e 2012. Nesta pesquisa, empreendemos uma reflexão dos documentos construídos sob o recorte temporal do período de 2007 a 2012, momento de efetivação dos cinco anos de implementação do REUNI na UFF e que ilustram também um processo de consolidação das ações e serviços de assistência estudantil na instituição. Buscamos nestes documentos, identificar os seguintes elementos: a apresentação da concepção, diretrizes e objetivos da assistência estudantil na instituição; a constituição de suas ações e serviços, bem como suas formas de acesso pelos estudantes; a abrangência destas ações e serviços pelo público de estudantes atendidos; recursos orçamentários disponibilizados. Os resultados desta pesquisa indicam que o planejamento institucional direcionado à assistência estudantil está atrelado ao tensionamento dos sujeitos políticos e das correlações de forças que o envolvem e o determinam. Sendo assim, a assistência estudantil na UFF tem se estruturado não somente por meio da oferta de bolsas e auxílios (repasse financeiro ao estudante), sob a ótica de acesso focal, mas também por meio de serviços direcionados a toda a comunidade acadêmica, balizada pela concepção de acesso universal. |
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A política de assistência estudantil no ensino superior: um estudo sobre a concepção da assistência estudantil na Universidade Federal FluminenseCapitalismo dependenteContrarreforma do EstadoAssistência estudantilServiço Social e desenvolvimento regionalDependent capitalismState´s counter-reformationStudent´s assistence policyEsta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção da política de assistência estudantil desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF). Guiou-se, portanto, pelo intuito de identificar se a perspectiva de assistência estudantil na UFF se baliza por uma concepção de atendimento universal ou se reproduz a tendência contemporânea de atendimento focalizado das políticas sociais no cenário de contrarreforma do Estado, nos marcos do capitalismo dependente. Este estudo se estruturou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Detivemo-nos sobre a análise dos referidos documentos: Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI 2003-2007 e PDI 2008-2012; relatórios de gestão dos anos 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 e 2012. Nesta pesquisa, empreendemos uma reflexão dos documentos construídos sob o recorte temporal do período de 2007 a 2012, momento de efetivação dos cinco anos de implementação do REUNI na UFF e que ilustram também um processo de consolidação das ações e serviços de assistência estudantil na instituição. Buscamos nestes documentos, identificar os seguintes elementos: a apresentação da concepção, diretrizes e objetivos da assistência estudantil na instituição; a constituição de suas ações e serviços, bem como suas formas de acesso pelos estudantes; a abrangência destas ações e serviços pelo público de estudantes atendidos; recursos orçamentários disponibilizados. Os resultados desta pesquisa indicam que o planejamento institucional direcionado à assistência estudantil está atrelado ao tensionamento dos sujeitos políticos e das correlações de forças que o envolvem e o determinam. Sendo assim, a assistência estudantil na UFF tem se estruturado não somente por meio da oferta de bolsas e auxílios (repasse financeiro ao estudante), sob a ótica de acesso focal, mas também por meio de serviços direcionados a toda a comunidade acadêmica, balizada pela concepção de acesso universal.This research has the focus of understanding the conception of the student´s assistence policy in Universidade Federal Fluminense (UFF). Therefore, it has been driven by the will of identify if UFF´s policy perspective it´s guided by a thorough student services delivery or if it just recreates a nowaday´s tendency of services being driven focused on certain public, under State´s Counter-Reformation and dependent capitalism scenario. This work have been build under bibliographic review and documental research, aiming the analysis of the following documents: Institutional Development Plan - 2003-2007 and 2008-2012; 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 and 2012´s management reports. There is a reflection about documents built between 2007 and 2012 time frame, when REUNI´s implementation made five years. We seek in these documents identify the following elements: concepts´ presentation, directives and objectives of institution´s students assistance: its actions and services´ constitution, as well as students´ access ways; these actions and services comprehensiveness by its public; budget resources given. These documents ilustrates REUNI´s actions and services consolidation process in university student´s assistence policy. This research results indicates that the instituitional plan dedicated to student´s assistence policy is attached to political subjects stress´, and the strenght correlation power´s that folds and determinates them. Thus, UFF´s student´s assistence policy have been structured not only by offering direct financial aid to the student, but also by services that are delivered to the entire academical community.Pereira, Larissa DahmerPereira, Larissa DahmerVale, Andréa Araújo doAlmeida, Ney Luiz Teixeira deOliveira, Vanessa Martins2019-08-16T19:40:16Z2019-08-16T19:40:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10883Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T23:48:44Zoai:app.uff.br:1/10883Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:23.243448Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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