Ciências da natureza no ensino fundamental II: perspectivas para uma visão integradora e contextualizada a partir da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alfredo Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10379
Resumo: Inclui 163 folhas da dissertação e 90 folhas do Produto, totalizando 253 folhas.
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Mudanças nos cursos de formação inicial de professores seriam de grande valia para a melhoria do EC no ensino fundamenta II (EF II), contudo os resultados não seriam imediatos. Esse fato juntamente com a nossa inquietação em relação a essa temática, nos motivou a tomar o EC nesse nível de ensino como objeto de estudo desta dissertação. Para tanto, a investigação foi balizada pela questão: quais são as alternativas didático-metodológicas na estruturação curricular e, consequentemente, no ensino que favoreceriam uma visão menos fragmentada e contextualizada dos conteúdos de ciências da natureza na formação dos alunos? As respostas a essa questão nos possibilitaram alcançar o objetivo principal da investigação: contribuir para a melhoria do EC com a apresentação de um planejamento de ensino para o 9º ano do EF II que contemplasse a contextualização dos conteúdos de física inter-relacionados, tanto com os conhecimentos de química e biologia quanto com os das demais áreas do conhecimento. Refletir sobre o EC no EF II em uma perspectiva de superação da fragmentação das ciências da natureza e da abordagem descontextualizada dos conteúdos curriculares nos remeteu a Paulo Freire. Se por um lado a elaboração do referencial teórico demandou um conhecimento mais aprofundado sobre os pressupostos que norteiam a educação na visão freireana, por outro, percebemos que os pontos chave desta visão são essenciais para a fundamentação de um EC que pressupõe a contextualização e problematização como condicionadores na consolidação de mudanças. A transposição dos pressupostos freireanos para a educação formal exigiu adequações, devido, particularmente, a nossa pretensão do desenvolvimento de uma proposta em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido e fundamentado no pensamento de Freire, o planejamento de ensino, principal resultado desta dissertação, deve ser interpretado como uma etapa de reflexão do autor sobre o que almeja dialogar com os estudantes sem perder de vista a perspectiva dos conhecimentos previstos na BNCC para o 9º ano do EF II. Como a nossa maior inquietação reside na formação docente e, consequentemente, na forma de abordagem dos conteúdos, ou como descrito na BNCC, na perspectiva do desenvolvimento de habilidades e competências juntamente aos objetos de conhecimento pelos alunos relativos ao ensino de ciências no EF II, o produto educacional decorrente do desenvolvimento desta dissertação é uma coletânea de recursos didáticos diversificados subsidiários ao desenvolvimento do planejamento de ensino proposto. Por fim, ressaltamos que os resultados alcançados ratificam que, em curto prazo, as possibilidades de mudanças em prol da melhoria do EC são possíveis, porém, estão condicionadas a planejamentos de ensino alternativos, nos quais o professor tem um papel fundamental para consolidá-los em sala de aulaThe teaching of natural sciences (NS) in Brazil, over the last decades, has undergone several transformations, both in relation to the contents and the ways of approaching them with the students. These changes generally presuppose a break of the merely informative perspective, in which the passivity of the students in front of the teaching action prevails. Changes in initial teacher training courses would be of great value in improving NS in elementary education II (EE II), but the results would not be immediate. This fact together with our concern about this theme, motivated us to take the NS at this level of teaching as object of study of this dissertation. To this end, the investigation was based on the question: what are the didactic-methodological alternatives in the curricular structuring and, consequently, in the teaching that would favor a less fragmented and decontextualized view of the contents of the NS in the formation of the students? The answers to this question enabled us to reach the main objective of the research: to contribute to the improvement of the NS with the presentation of a teaching plan for the 9th year of the FT II that contemplated the contextualization of the interrelated physics contents, both with the knowledge of chemistry and biology as well as those of other areas of knowledge. Reflecting on the NS in EE II in a perspective of overcoming the fragmentation of the natural sciences and the contextualized approach of the curricular contents referred us to Paulo Freire. If, on the one hand, the elaboration of the theoretical framework demanded a deeper understanding of the presuppositions that guide education in the Freirean view, on the other hand, we perceive that the key points of this vision are essential for the foundation of a CS that accepts contextualization and problematization as conditioners in the consolidation of changes. The transposition of the Freirean conjectures for formal education demanded adjustments, due, in particular, to our intention to develop a proposal in accordance with the National Curricular Common Base (NCCB). In this sense, and based on Freire's thinking, teaching planning, the main result of this dissertation, should be interpreted as a stage of reflection by the author about what aims to dialogue with students without losing sight of the perspective of BNCC 9th year of the EF II. The transposition of the Freirean premises for formal education demanded adjustments, due, in particular, to our intention to develop a proposal in accordance with the NCCB. Finally, we emphasize that the obtained results confirm that, in the short term, the possibilities for changes in favor of improving the NS are possible, however, they are conditioned to alternative teaching plans, in which the teacher has a fundamental role to make them succeed in the classroom163 f.Almeida, Lúcia da Cruz deAnjos, Maylta Brandão dosLatini, Rose MaryCosta, Alfredo Marques2019-07-10T17:56:11Z2019-07-10T17:56:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Alfredo Marques. Ciências da natureza no ensino fundamental II: perspectivas para uma visão integradora e contextualizada a partir da prática docente. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Institutos de Química e de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10379http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T18:48:28Zoai:app.uff.br:1/10379Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:22.398235Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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