Análise da distribuição transversal das cargas em pontes com vigas múltiplas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31753 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar à distribuição transversal das cargas atuantes sobre o tabuleiro de um viaduto a fim de verificar o impacto que a ausência de transversinas intermediárias ao vão proporciona no cálculo da área de aço requerida para o pré-dimensionamento da armadura de protensão das longarinas. Para isso, é feita uma comparação dos resultados obtidos por meio dos métodos analíticos de Engesser-Courbon e de Leonhardt que compartilham a hipótese da existência de ao menos uma transversina intermediaria na superestrutura da OAE, com a analise realizada através do Método dos Elementos Finitos (MEF). São elaborados dois modelos tridimensionais, um referente a um trecho reto e outro a um trecho curvo do viaduto a fim de averiguar a influência da curvatura sobre o comportamento da distribuição transversal. Conclui-se que a ausência de transversinas intermediárias ao vão não produziu impacto desfavorável a área de aço necessária para as longarinas. Na maioria dos casos analisados, o MEF apresentou uma melhor repartição das cargas aplicadas ao tabuleiro para as longarinas do que o método de Engesser-Courbon e de Leonhardt e, por conseguinte, menores áreas de aço. |
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Análise da distribuição transversal das cargas em pontes com vigas múltiplasDistribuição transversalTransversinaMétodo de Engesser-CourbonMétodo de LeonhardtMétodo dos elementos finitosPonte curvaConcreto protendidoDistribuição de cargaConstrução de pontesViga múltiplaMétodo dos elementos finitosConcreto protendidoCross-sectional distributionCrossbeamEngesser-Courbon methodLeonhardt methodFinite Element MethodCurved bridgePrestressed concreteEste trabalho visa analisar à distribuição transversal das cargas atuantes sobre o tabuleiro de um viaduto a fim de verificar o impacto que a ausência de transversinas intermediárias ao vão proporciona no cálculo da área de aço requerida para o pré-dimensionamento da armadura de protensão das longarinas. Para isso, é feita uma comparação dos resultados obtidos por meio dos métodos analíticos de Engesser-Courbon e de Leonhardt que compartilham a hipótese da existência de ao menos uma transversina intermediaria na superestrutura da OAE, com a analise realizada através do Método dos Elementos Finitos (MEF). São elaborados dois modelos tridimensionais, um referente a um trecho reto e outro a um trecho curvo do viaduto a fim de averiguar a influência da curvatura sobre o comportamento da distribuição transversal. Conclui-se que a ausência de transversinas intermediárias ao vão não produziu impacto desfavorável a área de aço necessária para as longarinas. Na maioria dos casos analisados, o MEF apresentou uma melhor repartição das cargas aplicadas ao tabuleiro para as longarinas do que o método de Engesser-Courbon e de Leonhardt e, por conseguinte, menores áreas de aço.This work aims to analyze the cross-sectional distribution of loads acting on the deck of a viaduct in order to assess the impact that the absence of intermediate crossbeams in the span has on calculating the steel area required for the pre-dimensioning of the prestressing reinforcement of the girders. For this purpose, a comparison is made between the results obtained through the analytical methods of Engesser-Courbon and Leonhardt, which assume the existence of at least one intermediate crossbeam in the superstructure of the viaduct, with the analysis carried out using the Finite Element Method (FEM). Two three-dimensional models are developed, one for a straight section and another for a curved section of the viaduct, to investigate the influence of curvature on the behavior of the cross-sectional distribution. It is concluded that the absence of intermediate crossbeams in the span did not produce an unfavorable impact on the required steel area for the girders. In most analyzed cases, the FEM showed a better distribution of loads applied to the deck for the girders than the Engesser-Courbon and Leonhardt methods, consequently resulting in smaller steel areas.104 f.Perlingeiro, Mayra Soares Pereira LimaCarneiro, Luiz Antônio VieiraFerro, Marco Aurélio ChavesSanchez Filho, Emil de SouzaOliveira, Alex dos Santos de2023-12-29T21:37:21Z2023-12-29T21:37:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Alex dos Santos de. Análise da distribuição transversal das cargas em pontes com vigas múltiplas. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-29T21:37:24Zoai:app.uff.br:1/31753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-29T21:37:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este trabalho visa analisar à distribuição transversal das cargas atuantes sobre o tabuleiro de um viaduto a fim de verificar o impacto que a ausência de transversinas intermediárias ao vão proporciona no cálculo da área de aço requerida para o pré-dimensionamento da armadura de protensão das longarinas. Para isso, é feita uma comparação dos resultados obtidos por meio dos métodos analíticos de Engesser-Courbon e de Leonhardt que compartilham a hipótese da existência de ao menos uma transversina intermediaria na superestrutura da OAE, com a analise realizada através do Método dos Elementos Finitos (MEF). São elaborados dois modelos tridimensionais, um referente a um trecho reto e outro a um trecho curvo do viaduto a fim de averiguar a influência da curvatura sobre o comportamento da distribuição transversal. Conclui-se que a ausência de transversinas intermediárias ao vão não produziu impacto desfavorável a área de aço necessária para as longarinas. Na maioria dos casos analisados, o MEF apresentou uma melhor repartição das cargas aplicadas ao tabuleiro para as longarinas do que o método de Engesser-Courbon e de Leonhardt e, por conseguinte, menores áreas de aço. |
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