Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem |
id |
UFF-2_1f372e3d134a3e2b245671ec23282f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5310 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciênciasEnsino de ciênciasDidática da ciênciaDesenvolvimento profissional de professoresFormação de professorRelação professor-alunoEnsinoda ciênciaDidática geralEducação básicaQualificação profissionalMetodologia do ensinoProcesso de ensino-aprendizagemScience educationDidactics of scienceProfessional developmentEste trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagemThis work aims to contribute to the continuing education and teachers' service to practice a teaching that is more geared to the interests of students, using active methods that encourage the learning from dialogue and exchange of experiences between teachers. In order to meet this goal, we tried to understand the contemporary pedagogical trends in teaching science as described in literature, and the most important factors contributing to the professional development of teachers. From the preparation of a questionnaire and the analysis of the answers given by the teachers, we then sought to identify the interests that teachers observe in their students, the methodologies they use in developing their lessons and the difficulties in their practice. The results indicate that nearly half of respondent teachers seek to use active methodologies in their classes seeking to overcome the traditional model of education, breaking down the barriers in search of an education that is enjoyable, interesting and meaningful to their students. In conclusion we realize how an interaction between the teachers would be important, so they can share the results, show how they work to overcome their difficulties. In view of the knowledge produced, we have invested in developing a magazine, which, directed to teachers of science of the elementary school, will seek to open the dialogue between them in order to contribute to the quality of the teaching and learning processesChinelli, Maura VenturaCanesin, Fátima de PaivaCoutinho, Lucidea Guimarães RebelloSilva, Joaquim Fernando Mendes daSantos, Maria Bernadete P. dosOliveira, Ana Paula Cardozo de2017-11-23T17:16:08Z2017-11-23T17:16:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5310http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-01T17:04:00Zoai:app.uff.br:1/5310Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:12.428671Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
title |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
spellingShingle |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências Oliveira, Ana Paula Cardozo de Ensino de ciências Didática da ciência Desenvolvimento profissional de professores Formação de professor Relação professor-aluno Ensinoda ciência Didática geral Educação básica Qualificação profissional Metodologia do ensino Processo de ensino-aprendizagem Science education Didactics of science Professional development |
title_short |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
title_full |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
title_fullStr |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
title_full_unstemmed |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
title_sort |
Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências |
author |
Oliveira, Ana Paula Cardozo de |
author_facet |
Oliveira, Ana Paula Cardozo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Canesin, Fátima de Paiva Coutinho, Lucidea Guimarães Rebello Silva, Joaquim Fernando Mendes da Santos, Maria Bernadete P. dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Cardozo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Didática da ciência Desenvolvimento profissional de professores Formação de professor Relação professor-aluno Ensinoda ciência Didática geral Educação básica Qualificação profissional Metodologia do ensino Processo de ensino-aprendizagem Science education Didactics of science Professional development |
topic |
Ensino de ciências Didática da ciência Desenvolvimento profissional de professores Formação de professor Relação professor-aluno Ensinoda ciência Didática geral Educação básica Qualificação profissional Metodologia do ensino Processo de ensino-aprendizagem Science education Didactics of science Professional development |
description |
Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-11-23T17:16:08Z 2017-11-23T17:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823684517625856 |