Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Cardozo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310
Resumo: Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem
id UFF-2_1f372e3d134a3e2b245671ec23282f8e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5310
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciênciasEnsino de ciênciasDidática da ciênciaDesenvolvimento profissional de professoresFormação de professorRelação professor-alunoEnsinoda ciênciaDidática geralEducação básicaQualificação profissionalMetodologia do ensinoProcesso de ensino-aprendizagemScience educationDidactics of scienceProfessional developmentEste trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagemThis work aims to contribute to the continuing education and teachers' service to practice a teaching that is more geared to the interests of students, using active methods that encourage the learning from dialogue and exchange of experiences between teachers. In order to meet this goal, we tried to understand the contemporary pedagogical trends in teaching science as described in literature, and the most important factors contributing to the professional development of teachers. From the preparation of a questionnaire and the analysis of the answers given by the teachers, we then sought to identify the interests that teachers observe in their students, the methodologies they use in developing their lessons and the difficulties in their practice. The results indicate that nearly half of respondent teachers seek to use active methodologies in their classes seeking to overcome the traditional model of education, breaking down the barriers in search of an education that is enjoyable, interesting and meaningful to their students. In conclusion we realize how an interaction between the teachers would be important, so they can share the results, show how they work to overcome their difficulties. In view of the knowledge produced, we have invested in developing a magazine, which, directed to teachers of science of the elementary school, will seek to open the dialogue between them in order to contribute to the quality of the teaching and learning processesChinelli, Maura VenturaCanesin, Fátima de PaivaCoutinho, Lucidea Guimarães RebelloSilva, Joaquim Fernando Mendes daSantos, Maria Bernadete P. dosOliveira, Ana Paula Cardozo de2017-11-23T17:16:08Z2017-11-23T17:16:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5310http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-01T17:04:00Zoai:app.uff.br:1/5310Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:12.428671Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
title Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
spellingShingle Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
Oliveira, Ana Paula Cardozo de
Ensino de ciências
Didática da ciência
Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professor
Relação professor-aluno
Ensinoda ciência
Didática geral
Educação básica
Qualificação profissional
Metodologia do ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Science education
Didactics of science
Professional development
title_short Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
title_full Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
title_fullStr Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
title_full_unstemmed Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
title_sort Identificação de iniciativas e de dificuldades docentes para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a mobilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
author Oliveira, Ana Paula Cardozo de
author_facet Oliveira, Ana Paula Cardozo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Canesin, Fátima de Paiva
Coutinho, Lucidea Guimarães Rebello
Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Santos, Maria Bernadete P. dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Cardozo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Didática da ciência
Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professor
Relação professor-aluno
Ensinoda ciência
Didática geral
Educação básica
Qualificação profissional
Metodologia do ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Science education
Didactics of science
Professional development
topic Ensino de ciências
Didática da ciência
Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professor
Relação professor-aluno
Ensinoda ciência
Didática geral
Educação básica
Qualificação profissional
Metodologia do ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Science education
Didactics of science
Professional development
description Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-23T17:16:08Z
2017-11-23T17:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823684517625856