Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713 |
Resumo: | Neste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará. |
id |
UFF-2_1fc2af96f1e317ea1972fb14d036abff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32713 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicasInfânciaProtagonismo infantilMemorial do Homem KaririEnsino de arteProdução artístico-pedagógicaArte na educaçãoEducação infantilArte - Estudo e ensinoEducação de criançasNeste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará.38 p.Vergara, Luiz GuilhermeMarinho, Neide AparecidaMendonça, Luiz CarlosAndrade, Luíza de Lacerda2024-03-21T18:36:10Z2024-03-21T18:36:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32713CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-21T18:36:14Zoai:app.uff.br:1/32713Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:42.822164Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
title |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
spellingShingle |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas Andrade, Luíza de Lacerda Infância Protagonismo infantil Memorial do Homem Kariri Ensino de arte Produção artístico-pedagógica Arte na educação Educação infantil Arte - Estudo e ensino Educação de crianças |
title_short |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
title_full |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
title_fullStr |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
title_sort |
Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas |
author |
Andrade, Luíza de Lacerda |
author_facet |
Andrade, Luíza de Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vergara, Luiz Guilherme Marinho, Neide Aparecida Mendonça, Luiz Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Luíza de Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Protagonismo infantil Memorial do Homem Kariri Ensino de arte Produção artístico-pedagógica Arte na educação Educação infantil Arte - Estudo e ensino Educação de crianças |
topic |
Infância Protagonismo infantil Memorial do Homem Kariri Ensino de arte Produção artístico-pedagógica Arte na educação Educação infantil Arte - Estudo e ensino Educação de crianças |
description |
Neste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-21T18:36:10Z 2024-03-21T18:36:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823571639468032 |