Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luíza de Lacerda
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713
Resumo: Neste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará.
id UFF-2_1fc2af96f1e317ea1972fb14d036abff
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32713
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicasInfânciaProtagonismo infantilMemorial do Homem KaririEnsino de arteProdução artístico-pedagógicaArte na educaçãoEducação infantilArte - Estudo e ensinoEducação de criançasNeste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará.38 p.Vergara, Luiz GuilhermeMarinho, Neide AparecidaMendonça, Luiz CarlosAndrade, Luíza de Lacerda2024-03-21T18:36:10Z2024-03-21T18:36:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32713CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-21T18:36:14Zoai:app.uff.br:1/32713Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:42.822164Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
title Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
spellingShingle Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
Andrade, Luíza de Lacerda
Infância
Protagonismo infantil
Memorial do Homem Kariri
Ensino de arte
Produção artístico-pedagógica
Arte na educação
Educação infantil
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
title_short Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
title_full Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
title_fullStr Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
title_full_unstemmed Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
title_sort Protagonismo infantil em experiências artístico-pedagógicas
author Andrade, Luíza de Lacerda
author_facet Andrade, Luíza de Lacerda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vergara, Luiz Guilherme
Marinho, Neide Aparecida
Mendonça, Luiz Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luíza de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Protagonismo infantil
Memorial do Homem Kariri
Ensino de arte
Produção artístico-pedagógica
Arte na educação
Educação infantil
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
topic Infância
Protagonismo infantil
Memorial do Homem Kariri
Ensino de arte
Produção artístico-pedagógica
Arte na educação
Educação infantil
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
description Neste presente trabalho busco analisar o protagonismo infantil nas áreas da produção artística pedagógica, primeiro fazendo um parâmetro a respeito da história da criação do conceito de infância, segundo Philippe Àries, e buscando mapear alguns tipos de opressões castradoras da inteligência e autonomia infantil contra a criança no sentido do direito à liberdade, expressão e alteridade. Em seguida farei um mapeamento dos conceitos de protagonismo infantil e de escuta, focados na produção artística pedagógica com crianças, identificando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social infantil, apontando para o exercício pleno à liberdade, expressão e alteridade. No último capítulo, concluirei mostrando um exemplo de experiência artística e cultural que segue o príncipio do protagonismo infantil, a Fundação Casa Grande: Memorial do Homem Kariri, centro cultural gerido por crianças no Ceará.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-21T18:36:10Z
2024-03-21T18:36:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823571639468032