O sistema prisional feminino e a maternidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luana Helena de Paula Drummond de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4942
Resumo: O presente estudo tem como meta realizar uma análise do sistema prisional feminino brasileiro e sobre processo da maternidade do cárcere, em conjunto com uma abordagem baseada nas leis que inauguraram uma maior visibilidade das mães nos presídios. Os instrumentos para a execução deste trabalho foram a utilização de métodos como uso de jurisprudência, leitura de artigos e leis. Os resultados apontaram que apesar do surgimento de novas leis que ampliassem os direitos da gestante presa, a realidade ainda é marcada pela falta de acesso à justiça, à saúde e às mínimas necessidades do gênero feminino. A partir deste quadro, se observou quanto a visitação e seus problemas de desigualdade de gênero, a questão da guarda, com novos respaldos legais no Marco da Primeira Infância. A amamentação e o uso de algemas em mulheres presas gestantes também são compreendidos com base das Leis nº 11.942/09 e nº 12.121/09 que modificaram a Lei de Execução Penal ( Lei nº 7.210/84).
id UFF-2_20028afb79306c7fd46cc201b5cdb203
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4942
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O sistema prisional feminino e a maternidadeMaternidadeCárcereGestanteMulheresPenitenciária femininaMaternidade na prisãoSistema penitenciárioMaternityPrisonO presente estudo tem como meta realizar uma análise do sistema prisional feminino brasileiro e sobre processo da maternidade do cárcere, em conjunto com uma abordagem baseada nas leis que inauguraram uma maior visibilidade das mães nos presídios. Os instrumentos para a execução deste trabalho foram a utilização de métodos como uso de jurisprudência, leitura de artigos e leis. Os resultados apontaram que apesar do surgimento de novas leis que ampliassem os direitos da gestante presa, a realidade ainda é marcada pela falta de acesso à justiça, à saúde e às mínimas necessidades do gênero feminino. A partir deste quadro, se observou quanto a visitação e seus problemas de desigualdade de gênero, a questão da guarda, com novos respaldos legais no Marco da Primeira Infância. A amamentação e o uso de algemas em mulheres presas gestantes também são compreendidos com base das Leis nº 11.942/09 e nº 12.121/09 que modificaram a Lei de Execução Penal ( Lei nº 7.210/84).The present study aims to perform an analysis of the Brazilian female prison system and the prison motherhood process, together with a laws based approach that inaugurated a greater visibility of the mothers in the prisons.The instruments for the execution of this work were the use of methods such as use of jurisprudence, reading of articles and laws.The results showed that despite the emergence of new laws that expand pregnant women's rights, the reality is still marked by the lack of access to justice, health and the minimum needs of women. From this table, the question of custody was observed with regard to visitation and its problems of gender inequality, with new legal endorsements in the Marco da Primeira Infância.Breastfeeding and the use of handcuffs in pregnant women are also understood based on Laws 11,942 / 09 and 12,121 / 09, which amended the Lei de Execução Penal (Law No. 7,210 / 84).Souza, Heron AbdonAndrade, Luana Helena de Paula Drummond de2017-10-23T18:57:44Z2017-10-23T18:57:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4942CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:30:02Zoai:app.uff.br:1/4942Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T19:30:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema prisional feminino e a maternidade
title O sistema prisional feminino e a maternidade
spellingShingle O sistema prisional feminino e a maternidade
Andrade, Luana Helena de Paula Drummond de
Maternidade
Cárcere
Gestante
Mulheres
Penitenciária feminina
Maternidade na prisão
Sistema penitenciário
Maternity
Prison
title_short O sistema prisional feminino e a maternidade
title_full O sistema prisional feminino e a maternidade
title_fullStr O sistema prisional feminino e a maternidade
title_full_unstemmed O sistema prisional feminino e a maternidade
title_sort O sistema prisional feminino e a maternidade
author Andrade, Luana Helena de Paula Drummond de
author_facet Andrade, Luana Helena de Paula Drummond de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Heron Abdon
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luana Helena de Paula Drummond de
dc.subject.por.fl_str_mv Maternidade
Cárcere
Gestante
Mulheres
Penitenciária feminina
Maternidade na prisão
Sistema penitenciário
Maternity
Prison
topic Maternidade
Cárcere
Gestante
Mulheres
Penitenciária feminina
Maternidade na prisão
Sistema penitenciário
Maternity
Prison
description O presente estudo tem como meta realizar uma análise do sistema prisional feminino brasileiro e sobre processo da maternidade do cárcere, em conjunto com uma abordagem baseada nas leis que inauguraram uma maior visibilidade das mães nos presídios. Os instrumentos para a execução deste trabalho foram a utilização de métodos como uso de jurisprudência, leitura de artigos e leis. Os resultados apontaram que apesar do surgimento de novas leis que ampliassem os direitos da gestante presa, a realidade ainda é marcada pela falta de acesso à justiça, à saúde e às mínimas necessidades do gênero feminino. A partir deste quadro, se observou quanto a visitação e seus problemas de desigualdade de gênero, a questão da guarda, com novos respaldos legais no Marco da Primeira Infância. A amamentação e o uso de algemas em mulheres presas gestantes também são compreendidos com base das Leis nº 11.942/09 e nº 12.121/09 que modificaram a Lei de Execução Penal ( Lei nº 7.210/84).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23T18:57:44Z
2017-10-23T18:57:44Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4942
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044623831465984