Expansão da educação superior no Brasil: acesso e permanência de egressos da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Werlang Cutrim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14662
Resumo: Esta pesquisa discute a expansão da educação superior no Brasil, o acesso e a permanência de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os objetivos voltaram-se para analisar a expansão da educação superior no Brasil e no Maranhão; nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff a partir de dados disponibilizados pelo Ministério da Educação – MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP; principalmente o acesso e a permanência dos estudantes universitários das classes populares, em particular os egressos da Educação de Jovens e Adultos e a trajetória de vida e acadêmica de estudantes egressos da EJA que fazem curso de licenciatura na UFMA (Campus de São Luís), refletindo sobre as suas estratégias de acesso e permanência na Universidade. Partindo das entrevistas realizadas com os egressos da EJA que estão matriculados nos cursos de licenciatura da UFMA e cursaram o 2o semestre letivo de 2017, como recortes para a análise, detivemo-nos especialmente nas questões evidenciadas nas narrativas dos sujeitos entrevistados, principalmente sobre os seus relatos de provas e suportes vivenciados nas suas trajetórias de vida. Consideramos para análise dos dados da pesquisa, os aspectos ligados às dimensões: faixa etária, aspectos pedagógicos, a família e o trabalho. Como fundamentação teórica, temos como referência as abordagens de Danilo Martuccelli e Bernard Lahire, que ao refletirem sobre o social nos indivíduos, defendem que é de grande interesse para as ciências sociais focalizar o fabricar socialmente o indivíduo, o que significa realizar uma sociologia em escala individual. Inferimos assim, que todos os entrevistados tiveram a oportunidade de iniciar o seu processo de escolarização quando criança, mas, por motivos diversos, tiveram de parar de estudar em algum momento da sua vida. Analisando as trajetórias de vida e escolar dos sujeitos entrevistados, foi possível perceber que trazem em sua biografia uma origem muito parecida; são todos de classe popular, começaram a trabalhar muito cedo e frequentaram a EJA depois de algum tempo desligados da educação básica regular. No entanto, tiveram um contexto social diferenciado e desenvolveram singularidades que os levaram até a educação superior
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Os objetivos voltaram-se para analisar a expansão da educação superior no Brasil e no Maranhão; nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff a partir de dados disponibilizados pelo Ministério da Educação – MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP; principalmente o acesso e a permanência dos estudantes universitários das classes populares, em particular os egressos da Educação de Jovens e Adultos e a trajetória de vida e acadêmica de estudantes egressos da EJA que fazem curso de licenciatura na UFMA (Campus de São Luís), refletindo sobre as suas estratégias de acesso e permanência na Universidade. Partindo das entrevistas realizadas com os egressos da EJA que estão matriculados nos cursos de licenciatura da UFMA e cursaram o 2o semestre letivo de 2017, como recortes para a análise, detivemo-nos especialmente nas questões evidenciadas nas narrativas dos sujeitos entrevistados, principalmente sobre os seus relatos de provas e suportes vivenciados nas suas trajetórias de vida. Consideramos para análise dos dados da pesquisa, os aspectos ligados às dimensões: faixa etária, aspectos pedagógicos, a família e o trabalho. Como fundamentação teórica, temos como referência as abordagens de Danilo Martuccelli e Bernard Lahire, que ao refletirem sobre o social nos indivíduos, defendem que é de grande interesse para as ciências sociais focalizar o fabricar socialmente o indivíduo, o que significa realizar uma sociologia em escala individual. Inferimos assim, que todos os entrevistados tiveram a oportunidade de iniciar o seu processo de escolarização quando criança, mas, por motivos diversos, tiveram de parar de estudar em algum momento da sua vida. Analisando as trajetórias de vida e escolar dos sujeitos entrevistados, foi possível perceber que trazem em sua biografia uma origem muito parecida; são todos de classe popular, começaram a trabalhar muito cedo e frequentaram a EJA depois de algum tempo desligados da educação básica regular. No entanto, tiveram um contexto social diferenciado e desenvolveram singularidades que os levaram até a educação superiorCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research discusses the expansion of higher education in Brazil, the access and permanence of former Educação de Jovens e Adultos - EJA (Youngster and Adult Education – EJA) students in the Federal University of Maranhão – UFMA. The objectives were turned towards analyzing the expansion of higher education in Brazil and Maranhão; in the governments of Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff from data made available by the Ministry of Education – MEC and the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (Anísio Teixeira National Institute of Educational Research and Studies – INEP); mainly the access and the permanence of university students from popular classes, particularly egress students from Educação de Jovens e Adultos and the academic and life trajectory of former EJA students that are now studying in an education focused degree in UFMA (São Luís campus), reflecting on their strategies for access and permanence in the University. Starting from the interviews made with the former EJA students who are enrolled in the education focused degrees of UFMA and attended the 2nd semester of 2017, as well as cutouts for analysis, we maintained ourselves specially at the questions made evident in the narratives of the interviewed subjects, above all about their stories on ordeals and support experienced in their life trajectories. We considered for the analysis of the research data, the aspects connected to the dimensions of: Age range, pedagogical aspects, work and family. As theoretical support, we have as reference the approaches of Danilo Martuccelli and Bernard Lahire, who defend that, when reflecting about the social on individuals it is of great interest of the social sciences to focus on the social fabrication of the individual, which means executing sociology on individual scale. This way, we infer that all the interviewed had the opportunity of starting their school process as children, but, for diverse reasons, had to stop studying at some point in their lives. Analyzing the life and school trajectories of the interviewed, it was possible to perceive that they bring very similar origins on their biographies; they all come from popular classes, started working very soon and attended EJA after some time disconnected from basic regular education. However, had a different social context and developed singularities that drove them to higher education204 f.Julião, Elionaldo FernandesVargas, HustanaCarvalho, Rosa Malena deBeiral, Hellen Jannisy VieiraLima, Lucinete MarquesGomes, Werlang Cutrim2020-08-18T13:34:03Z2020-08-18T13:34:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGOMES, Werlang Cutrim. Expansão da educação superior no Brasil : acesso e permanência de egressos da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal do Maranhão. 2019. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14662http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-03T17:59:28Zoai:app.uff.br:1/14662Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:56.853079Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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