Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Barroso da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16459
Resumo: Este trabalho, a partir de uma retrospectiva educacional brasileira para estudantes com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, com altas habilidades/superdotação, procurou resgatar os diferentes aspectos que caracterizam as fases denominadas exclusão, segregação, a integração e inclusão, sendo que a última ainda se encontra em fase de consolidação. No que diz respeito a alunos com altas habilidades/ superdotação, ainda se faz necessário desmitificar muitas falsas ideias e mitos enraizados que levam os professores a pensar que estes alunos já nascem prontos para toda e qualquer situação em suas vidas. Não sendo ainda o suficiente apenas identificar a superdotação, mas sim suscitar formas e meios de levar estes alunos tão talentosos a atingirem o objetivo de todos os que passam pelas escolas que é estarem aptos a interagir socialmente com criticidade das decisões e ações. Atualmente, no Brasil, há leis que tangem o atendimento educacional para este público em atividade complementar ao ensino regular, de modo que os professores das classes comuns têm um papel central no processo de inclusão, visto o grande número de horas e dias que tem contato com seus alunos. Desse modo, um olhar sensível a cada tipo de necessidade educacional especial de seus alunos está condicionado ao professor como um agente central da identificação e atendimento às especificidades dos mesmos nos processos de ensino e de aprendizagem. Quando pensamos num ensino de física, a primeira coisa que nos vem à mente é a forma como se ensina e quais objetivos a serem alcançados a partir dela, contudo, na perspectiva da inclusão, procuramos demonstrar que, como professores inclusivistas, não devemos ficar presos a uma única atitude/prática educacional frente à diversidade social e humana presente nas salas de aula. Nessa direção, sugerimos neste trabalho uma atividade investigativa experimental que busca fazer do aluno participante ativo do processo do ensino aprendizagem sem perder de vista o papel do professor preocupado com a excelência do ensino escolar
id UFF-2_21678c6ee82f1fc31e5c6a20f62046a7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16459
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de físicaAltas habilidades/superdotaçãoInclusãoEnsino de físicaAtividade investigativa experimentalAltas habilidades/superdotaçãoInclusãoEnsino de físicaAtividade investigativa experimentalHigh skillsGiftednessInclusionPhysics teachingExperimental investigative activityEste trabalho, a partir de uma retrospectiva educacional brasileira para estudantes com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, com altas habilidades/superdotação, procurou resgatar os diferentes aspectos que caracterizam as fases denominadas exclusão, segregação, a integração e inclusão, sendo que a última ainda se encontra em fase de consolidação. No que diz respeito a alunos com altas habilidades/ superdotação, ainda se faz necessário desmitificar muitas falsas ideias e mitos enraizados que levam os professores a pensar que estes alunos já nascem prontos para toda e qualquer situação em suas vidas. Não sendo ainda o suficiente apenas identificar a superdotação, mas sim suscitar formas e meios de levar estes alunos tão talentosos a atingirem o objetivo de todos os que passam pelas escolas que é estarem aptos a interagir socialmente com criticidade das decisões e ações. Atualmente, no Brasil, há leis que tangem o atendimento educacional para este público em atividade complementar ao ensino regular, de modo que os professores das classes comuns têm um papel central no processo de inclusão, visto o grande número de horas e dias que tem contato com seus alunos. Desse modo, um olhar sensível a cada tipo de necessidade educacional especial de seus alunos está condicionado ao professor como um agente central da identificação e atendimento às especificidades dos mesmos nos processos de ensino e de aprendizagem. Quando pensamos num ensino de física, a primeira coisa que nos vem à mente é a forma como se ensina e quais objetivos a serem alcançados a partir dela, contudo, na perspectiva da inclusão, procuramos demonstrar que, como professores inclusivistas, não devemos ficar presos a uma única atitude/prática educacional frente à diversidade social e humana presente nas salas de aula. Nessa direção, sugerimos neste trabalho uma atividade investigativa experimental que busca fazer do aluno participante ativo do processo do ensino aprendizagem sem perder de vista o papel do professor preocupado com a excelência do ensino escolarThis research from a Brazilian educational retrospective for students with special educational needs and, more specifically, with high skills / giftedness, sought to rescue the different aspects that characterize the phases called exclusion, segregation, integration and inclusion, the last mentioned is still in process of consolidating”. With regard to students with high skills / giftedness, it is still necessary to demystify many false ideas and ingrained myths that lead teachers to think that these students are born prepared for any and all situations in their lives. Identifying giftedness is still not enough, but to give rise to ways and means to take these talented students to achieve the goal of all those who pass through schools, to be able to interact socially with the criticality of decisions and actions. Currently in Brazil, there are laws aimed at educational assistance for this public, in a complementary activity to regular education, since teachers of ordinary classes have a central role in the inclusion process, considering the large number of days and hours that they are in contact with their students. Thus, a sensitive look to each type of special educational needs of their students, is conditioned to the teacher as a central agent of identification and assistance to the student’s specificities in the teaching and learning processes. When we think about teaching physics, the first thing that comes to our mind is the way it is taught and what goals to be achieved from it, however, in the perspective of inclusion, we try to demonstrate that, as inclusive teachers, we should not be stuck to a single educational attitude / practice towards social and human diversity, present in classrooms. Therefore, we suggest in this research an experimental investigative activity that seeks to make the student an active participant in the teaching-learning process, without forgetting the role of the teacher concerned with the excellence of school teachingAlmeida, Lucia da Cruz deNogueira, Erica CristinaMansur, Newton Luiz PiresSilva, Leonardo Barroso da2020-12-18T15:14:31Z2020-12-18T15:14:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Leonardo Barroso da. Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16459http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T14:46:43Zoai:app.uff.br:1/16459Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:35.303557Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
title Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
spellingShingle Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
Silva, Leonardo Barroso da
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Ensino de física
Atividade investigativa experimental
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Ensino de física
Atividade investigativa experimental
High skills
Giftedness
Inclusion
Physics teaching
Experimental investigative activity
title_short Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
title_full Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
title_fullStr Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
title_full_unstemmed Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
title_sort Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
author Silva, Leonardo Barroso da
author_facet Silva, Leonardo Barroso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Nogueira, Erica Cristina
Mansur, Newton Luiz Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo Barroso da
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Ensino de física
Atividade investigativa experimental
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Ensino de física
Atividade investigativa experimental
High skills
Giftedness
Inclusion
Physics teaching
Experimental investigative activity
topic Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Ensino de física
Atividade investigativa experimental
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Ensino de física
Atividade investigativa experimental
High skills
Giftedness
Inclusion
Physics teaching
Experimental investigative activity
description Este trabalho, a partir de uma retrospectiva educacional brasileira para estudantes com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, com altas habilidades/superdotação, procurou resgatar os diferentes aspectos que caracterizam as fases denominadas exclusão, segregação, a integração e inclusão, sendo que a última ainda se encontra em fase de consolidação. No que diz respeito a alunos com altas habilidades/ superdotação, ainda se faz necessário desmitificar muitas falsas ideias e mitos enraizados que levam os professores a pensar que estes alunos já nascem prontos para toda e qualquer situação em suas vidas. Não sendo ainda o suficiente apenas identificar a superdotação, mas sim suscitar formas e meios de levar estes alunos tão talentosos a atingirem o objetivo de todos os que passam pelas escolas que é estarem aptos a interagir socialmente com criticidade das decisões e ações. Atualmente, no Brasil, há leis que tangem o atendimento educacional para este público em atividade complementar ao ensino regular, de modo que os professores das classes comuns têm um papel central no processo de inclusão, visto o grande número de horas e dias que tem contato com seus alunos. Desse modo, um olhar sensível a cada tipo de necessidade educacional especial de seus alunos está condicionado ao professor como um agente central da identificação e atendimento às especificidades dos mesmos nos processos de ensino e de aprendizagem. Quando pensamos num ensino de física, a primeira coisa que nos vem à mente é a forma como se ensina e quais objetivos a serem alcançados a partir dela, contudo, na perspectiva da inclusão, procuramos demonstrar que, como professores inclusivistas, não devemos ficar presos a uma única atitude/prática educacional frente à diversidade social e humana presente nas salas de aula. Nessa direção, sugerimos neste trabalho uma atividade investigativa experimental que busca fazer do aluno participante ativo do processo do ensino aprendizagem sem perder de vista o papel do professor preocupado com a excelência do ensino escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T15:14:31Z
2020-12-18T15:14:31Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Leonardo Barroso da. Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16459
identifier_str_mv SILVA, Leonardo Barroso da. Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823561554264064