Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16459 |
Resumo: | Este trabalho, a partir de uma retrospectiva educacional brasileira para estudantes com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, com altas habilidades/superdotação, procurou resgatar os diferentes aspectos que caracterizam as fases denominadas exclusão, segregação, a integração e inclusão, sendo que a última ainda se encontra em fase de consolidação. No que diz respeito a alunos com altas habilidades/ superdotação, ainda se faz necessário desmitificar muitas falsas ideias e mitos enraizados que levam os professores a pensar que estes alunos já nascem prontos para toda e qualquer situação em suas vidas. Não sendo ainda o suficiente apenas identificar a superdotação, mas sim suscitar formas e meios de levar estes alunos tão talentosos a atingirem o objetivo de todos os que passam pelas escolas que é estarem aptos a interagir socialmente com criticidade das decisões e ações. Atualmente, no Brasil, há leis que tangem o atendimento educacional para este público em atividade complementar ao ensino regular, de modo que os professores das classes comuns têm um papel central no processo de inclusão, visto o grande número de horas e dias que tem contato com seus alunos. Desse modo, um olhar sensível a cada tipo de necessidade educacional especial de seus alunos está condicionado ao professor como um agente central da identificação e atendimento às especificidades dos mesmos nos processos de ensino e de aprendizagem. Quando pensamos num ensino de física, a primeira coisa que nos vem à mente é a forma como se ensina e quais objetivos a serem alcançados a partir dela, contudo, na perspectiva da inclusão, procuramos demonstrar que, como professores inclusivistas, não devemos ficar presos a uma única atitude/prática educacional frente à diversidade social e humana presente nas salas de aula. Nessa direção, sugerimos neste trabalho uma atividade investigativa experimental que busca fazer do aluno participante ativo do processo do ensino aprendizagem sem perder de vista o papel do professor preocupado com a excelência do ensino escolar |
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Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de físicaAltas habilidades/superdotaçãoInclusãoEnsino de físicaAtividade investigativa experimentalAltas habilidades/superdotaçãoInclusãoEnsino de físicaAtividade investigativa experimentalHigh skillsGiftednessInclusionPhysics teachingExperimental investigative activityEste trabalho, a partir de uma retrospectiva educacional brasileira para estudantes com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente, com altas habilidades/superdotação, procurou resgatar os diferentes aspectos que caracterizam as fases denominadas exclusão, segregação, a integração e inclusão, sendo que a última ainda se encontra em fase de consolidação. No que diz respeito a alunos com altas habilidades/ superdotação, ainda se faz necessário desmitificar muitas falsas ideias e mitos enraizados que levam os professores a pensar que estes alunos já nascem prontos para toda e qualquer situação em suas vidas. Não sendo ainda o suficiente apenas identificar a superdotação, mas sim suscitar formas e meios de levar estes alunos tão talentosos a atingirem o objetivo de todos os que passam pelas escolas que é estarem aptos a interagir socialmente com criticidade das decisões e ações. Atualmente, no Brasil, há leis que tangem o atendimento educacional para este público em atividade complementar ao ensino regular, de modo que os professores das classes comuns têm um papel central no processo de inclusão, visto o grande número de horas e dias que tem contato com seus alunos. Desse modo, um olhar sensível a cada tipo de necessidade educacional especial de seus alunos está condicionado ao professor como um agente central da identificação e atendimento às especificidades dos mesmos nos processos de ensino e de aprendizagem. Quando pensamos num ensino de física, a primeira coisa que nos vem à mente é a forma como se ensina e quais objetivos a serem alcançados a partir dela, contudo, na perspectiva da inclusão, procuramos demonstrar que, como professores inclusivistas, não devemos ficar presos a uma única atitude/prática educacional frente à diversidade social e humana presente nas salas de aula. Nessa direção, sugerimos neste trabalho uma atividade investigativa experimental que busca fazer do aluno participante ativo do processo do ensino aprendizagem sem perder de vista o papel do professor preocupado com a excelência do ensino escolarThis research from a Brazilian educational retrospective for students with special educational needs and, more specifically, with high skills / giftedness, sought to rescue the different aspects that characterize the phases called exclusion, segregation, integration and inclusion, the last mentioned is still in process of consolidating”. With regard to students with high skills / giftedness, it is still necessary to demystify many false ideas and ingrained myths that lead teachers to think that these students are born prepared for any and all situations in their lives. Identifying giftedness is still not enough, but to give rise to ways and means to take these talented students to achieve the goal of all those who pass through schools, to be able to interact socially with the criticality of decisions and actions. Currently in Brazil, there are laws aimed at educational assistance for this public, in a complementary activity to regular education, since teachers of ordinary classes have a central role in the inclusion process, considering the large number of days and hours that they are in contact with their students. Thus, a sensitive look to each type of special educational needs of their students, is conditioned to the teacher as a central agent of identification and assistance to the student’s specificities in the teaching and learning processes. When we think about teaching physics, the first thing that comes to our mind is the way it is taught and what goals to be achieved from it, however, in the perspective of inclusion, we try to demonstrate that, as inclusive teachers, we should not be stuck to a single educational attitude / practice towards social and human diversity, present in classrooms. Therefore, we suggest in this research an experimental investigative activity that seeks to make the student an active participant in the teaching-learning process, without forgetting the role of the teacher concerned with the excellence of school teachingAlmeida, Lucia da Cruz deNogueira, Erica CristinaMansur, Newton Luiz PiresSilva, Leonardo Barroso da2020-12-18T15:14:31Z2020-12-18T15:14:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Leonardo Barroso da. Altas habilidades/superdotação: reconhecimento, valorização e promoção de práticas inclusivistas no ensino de física. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16459http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T14:46:43Zoai:app.uff.br:1/16459Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:35.303557Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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