"Brasileiro não lê": os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursiva
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Publication Date: | 2009 |
Format: | Doctoral thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Download full: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18864 |
Summary: | Propomos compreender o enunciado o brasileiro não lê , inscrito na imprensa e no discurso jurídico, no período de 1947 a 2003. Nesse percurso, desenvolvemos uma análise sobre os sentidos da falta de leitura no Brasil, considerando um corpus discursivo formado por textos selecionados da mídia impressa publicados no eixo Rio-São Paulo (O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo). No desenvolvimento da tese, o enunciado o brasileiro não lê torna-se uma formação discursiva, por inscrever efeitos de sentidos sobre a leitura que colaboram para a distância histórica entre o brasileiro e a leitura, independente de campanhas, projetos e programas de incentivo em prol da alfabetização e da leitura. Nossa tese procura validar ou não a hipótese de que, apesar de os governos e o sistema político terem mudado de 1947 época de ditadura e da primeira preocupação do Estado relativa à alfabetização e à formação de leitores no país até a implementação do último programa que propõe alfabetizar e incentivar o hábito da leitura de 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), os efeitos de sentidos sobre esse referente inscritos em diversos documentos se assemelham. Ou seja: mudam o tempo, o nome, os modelos pedagógicos, o regime político, mas as políticas nacionais voltadas para o incentivo da leitura inscrevem no referente leitura sentidos aparentemente parafrásticos |
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"Brasileiro não lê": os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursivaLeituraAnálise do discursoHábito de leituraMemóriaDiscurso jornalísticoDiscurso jurídicoDinâmica socialLinguísticaLeiCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPropomos compreender o enunciado o brasileiro não lê , inscrito na imprensa e no discurso jurídico, no período de 1947 a 2003. Nesse percurso, desenvolvemos uma análise sobre os sentidos da falta de leitura no Brasil, considerando um corpus discursivo formado por textos selecionados da mídia impressa publicados no eixo Rio-São Paulo (O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo). No desenvolvimento da tese, o enunciado o brasileiro não lê torna-se uma formação discursiva, por inscrever efeitos de sentidos sobre a leitura que colaboram para a distância histórica entre o brasileiro e a leitura, independente de campanhas, projetos e programas de incentivo em prol da alfabetização e da leitura. Nossa tese procura validar ou não a hipótese de que, apesar de os governos e o sistema político terem mudado de 1947 época de ditadura e da primeira preocupação do Estado relativa à alfabetização e à formação de leitores no país até a implementação do último programa que propõe alfabetizar e incentivar o hábito da leitura de 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), os efeitos de sentidos sobre esse referente inscritos em diversos documentos se assemelham. Ou seja: mudam o tempo, o nome, os modelos pedagógicos, o regime político, mas as políticas nacionais voltadas para o incentivo da leitura inscrevem no referente leitura sentidos aparentemente parafrásticosPrograma de Pós-graduação em LetrasletrasMariani, Bethânia Sampaio CorreaCPF:40090989822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2Romão, Lucilia Maria SouzaCPF:75564872422Ferreira, Maria Cristina LeandroCPF:68235986522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788040T2&dataRevisao=nullSoares, Alexandre Sebastião FerrariCPF:98767885622http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706155E2&dataRevisao=nullMagalhães, Belmira Rita da CostaCPF:59900103422http://lattes.cnpq.br/1964810411309274Marucci, Fábia dos Santos2021-03-10T20:45:50Z2012-02-072021-03-10T20:45:50Z2009-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18864porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:45:50Zoai:app.uff.br:1/18864Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:45:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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