"Brasileiro não lê": os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursiva

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Main Author: Marucci, Fábia dos Santos
Publication Date: 2009
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
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Summary: Propomos compreender o enunciado o brasileiro não lê , inscrito na imprensa e no discurso jurídico, no período de 1947 a 2003. Nesse percurso, desenvolvemos uma análise sobre os sentidos da falta de leitura no Brasil, considerando um corpus discursivo formado por textos selecionados da mídia impressa publicados no eixo Rio-São Paulo (O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo). No desenvolvimento da tese, o enunciado o brasileiro não lê torna-se uma formação discursiva, por inscrever efeitos de sentidos sobre a leitura que colaboram para a distância histórica entre o brasileiro e a leitura, independente de campanhas, projetos e programas de incentivo em prol da alfabetização e da leitura. Nossa tese procura validar ou não a hipótese de que, apesar de os governos e o sistema político terem mudado de 1947 época de ditadura e da primeira preocupação do Estado relativa à alfabetização e à formação de leitores no país até a implementação do último programa que propõe alfabetizar e incentivar o hábito da leitura de 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), os efeitos de sentidos sobre esse referente inscritos em diversos documentos se assemelham. Ou seja: mudam o tempo, o nome, os modelos pedagógicos, o regime político, mas as políticas nacionais voltadas para o incentivo da leitura inscrevem no referente leitura sentidos aparentemente parafrásticos
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