Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32215 |
Resumo: | O presente trabalho de curso pretende abordar a temática das políticas públicas de transporte coletivo da cidade de Macaé, analisando a mobilidade urbana sob a perspetiva do direito à cidade. Para tanto, é apresentada a lógica de funcionamento das cidades brasileiras por meio do estudo de seus processos de urbanização, bem como são estudados os debates teóricos sobre as perspectivas de utilização democrática do espaço urbano, trazidas pelos autores do direito à cidade. A metodologia adotada é a qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica sobre o estudo crítico das cidades, os aspectos da interseccionalidade da mobilidade urbana, juntamente com a pesquisa documental e legislativa sobre os dados relativos ao transporte público de Macaé. Primeiramente apresenta-se o estudo das urbanizações brasileiras e da cidade de Macaé. Logo após, é colocado o debate sobre a conceituação do direito à cidade e as regulamentações sobre mobilidade urbana e transporte coletivo. E por último, são analisadas as políticas públicas presentes no município de Macaé, no que diz respeito ao transporte público. Por fim, conclui-se que as cidades construídas para atender aos anseios do capital estabelecem entraves para o acesso de todos os indivíduos aos seus espaços. No entanto, o caso de Macaé representa um cenário de possibilidades para repensar que mesmo as cidades que tiveram sua lógica urbana guiada pelo capital podem recriar formas de garantir o acesso ao direito à cidade e a democratização da mobilidade urbana |
id |
UFF-2_22fe6c35cab92dad77bc5e2fbdba588b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32215 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJDireito à cidadeMobilidade urbanaTransporte públicoMacaéPolítica públicaTransporte públicoMobilidade urbanaMacaé (RJ)Right to the cityUrban mobilityPublic transportO presente trabalho de curso pretende abordar a temática das políticas públicas de transporte coletivo da cidade de Macaé, analisando a mobilidade urbana sob a perspetiva do direito à cidade. Para tanto, é apresentada a lógica de funcionamento das cidades brasileiras por meio do estudo de seus processos de urbanização, bem como são estudados os debates teóricos sobre as perspectivas de utilização democrática do espaço urbano, trazidas pelos autores do direito à cidade. A metodologia adotada é a qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica sobre o estudo crítico das cidades, os aspectos da interseccionalidade da mobilidade urbana, juntamente com a pesquisa documental e legislativa sobre os dados relativos ao transporte público de Macaé. Primeiramente apresenta-se o estudo das urbanizações brasileiras e da cidade de Macaé. Logo após, é colocado o debate sobre a conceituação do direito à cidade e as regulamentações sobre mobilidade urbana e transporte coletivo. E por último, são analisadas as políticas públicas presentes no município de Macaé, no que diz respeito ao transporte público. Por fim, conclui-se que as cidades construídas para atender aos anseios do capital estabelecem entraves para o acesso de todos os indivíduos aos seus espaços. No entanto, o caso de Macaé representa um cenário de possibilidades para repensar que mesmo as cidades que tiveram sua lógica urbana guiada pelo capital podem recriar formas de garantir o acesso ao direito à cidade e a democratização da mobilidade urbanaThis work aims to address the issue of public transport policies in the city of Macaé, analyzing urban mobility from the perspective of the right to the city. To this end, the operating logic of Brazilian cities is presented through the study of their urbanization processes, as well as theoretical debates on the perspectives of democratic use of urban space, brought by the authors of the right to the city, are studied. The methodology adopted is qualitative, using bibliographical research on the critical study of cities, aspects of the intersectionality of urban mobility, together with documentary and legislative research on data relating to public transport in Macaé. Firstly, the study of Brazilian urbanization and the city of Macaé is presented. Soon after, the debate on the conceptualization of the right to the city and the regulations on urban mobility and public transport takes place. And finally, the public policies present in the municipality of Macaé are analyzed, with regard to public transport. Finally, it is concluded that cities built to meet the desires of capital establish obstacles to the access of all individuals to their spaces, however, the case of Macaé represents a scenario of possibilities to rethink that even cities that had their urban logic guided by capital can recreate ways of guaranteeing access to the right to the city and the democratization of urban mobility58 f.D'Aquino, Lúcia Souzahttp://lattes.cnpq.br/5248033690404165Almeida, Fernanda Andradehttp://lattes.cnpq.br/9472938714594842Damasceno, Gabriel Pedro Dassolerhttp://lattes.cnpq.br/7263042388229396Mello, Rayane da Silva2024-02-06T16:51:36Z2024-02-06T16:51:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO, Rayane da Silva. Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32215CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-06T16:51:40Zoai:app.uff.br:1/32215Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:30.453815Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
title |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
spellingShingle |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ Mello, Rayane da Silva Direito à cidade Mobilidade urbana Transporte público Macaé Política pública Transporte público Mobilidade urbana Macaé (RJ) Right to the city Urban mobility Public transport |
title_short |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
title_full |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
title_fullStr |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
title_full_unstemmed |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
title_sort |
Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ |
author |
Mello, Rayane da Silva |
author_facet |
Mello, Rayane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Aquino, Lúcia Souza http://lattes.cnpq.br/5248033690404165 Almeida, Fernanda Andrade http://lattes.cnpq.br/9472938714594842 Damasceno, Gabriel Pedro Dassoler http://lattes.cnpq.br/7263042388229396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Rayane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à cidade Mobilidade urbana Transporte público Macaé Política pública Transporte público Mobilidade urbana Macaé (RJ) Right to the city Urban mobility Public transport |
topic |
Direito à cidade Mobilidade urbana Transporte público Macaé Política pública Transporte público Mobilidade urbana Macaé (RJ) Right to the city Urban mobility Public transport |
description |
O presente trabalho de curso pretende abordar a temática das políticas públicas de transporte coletivo da cidade de Macaé, analisando a mobilidade urbana sob a perspetiva do direito à cidade. Para tanto, é apresentada a lógica de funcionamento das cidades brasileiras por meio do estudo de seus processos de urbanização, bem como são estudados os debates teóricos sobre as perspectivas de utilização democrática do espaço urbano, trazidas pelos autores do direito à cidade. A metodologia adotada é a qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica sobre o estudo crítico das cidades, os aspectos da interseccionalidade da mobilidade urbana, juntamente com a pesquisa documental e legislativa sobre os dados relativos ao transporte público de Macaé. Primeiramente apresenta-se o estudo das urbanizações brasileiras e da cidade de Macaé. Logo após, é colocado o debate sobre a conceituação do direito à cidade e as regulamentações sobre mobilidade urbana e transporte coletivo. E por último, são analisadas as políticas públicas presentes no município de Macaé, no que diz respeito ao transporte público. Por fim, conclui-se que as cidades construídas para atender aos anseios do capital estabelecem entraves para o acesso de todos os indivíduos aos seus espaços. No entanto, o caso de Macaé representa um cenário de possibilidades para repensar que mesmo as cidades que tiveram sua lógica urbana guiada pelo capital podem recriar formas de garantir o acesso ao direito à cidade e a democratização da mobilidade urbana |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-06T16:51:36Z 2024-02-06T16:51:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELLO, Rayane da Silva. Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32215 |
identifier_str_mv |
MELLO, Rayane da Silva. Roteiro para a capital nacional do petróleo: direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público no município de Macaé - RJ. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823610021543936 |