O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Yanna Oliveira Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24978
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de modelos didáticos com facilitador na aprendizagem de biologia celular no ensino fundamental mais precisamente no estudo sobre célula animal e vegetal, de modo que o aluno pudesse compreender a células sendo capaz de identificar suas semelhanças e diferenças em suas estruturas e como elas funcionam. O projeto foi desenvolvido com uma turma com 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Santo Antônio de Pádua, com a aplicação de modelos das células confeccionados com materiais com baixo custo, fácil acesso e manuseio através de feltro de diferentes cores (para diferenciar as estruturas) recortadas para reproduzir as células e suas organelas e a confecção dos mesmos pelos próprios alunos. Dessa maneira, tentando demonstrar a importância do uso dos modelos didáticos como importante recurso didático para contribuir no aprendizado de forma diferenciada e eficiente, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e atrativas. Verificou-se, por meio da aplicação de questionários que as aulas ficaram mais atraentes, embora não terem provocado tantos impactos nos resultados.
id UFF-2_243d16ca427af96cf6ac662c4e410e58
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24978
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamentalEnsino-AprendizagemModelo didáticoBiologia CelularCiências NaturaisTeaching-LearningDidactic ModelCell BiologyO presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de modelos didáticos com facilitador na aprendizagem de biologia celular no ensino fundamental mais precisamente no estudo sobre célula animal e vegetal, de modo que o aluno pudesse compreender a células sendo capaz de identificar suas semelhanças e diferenças em suas estruturas e como elas funcionam. O projeto foi desenvolvido com uma turma com 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Santo Antônio de Pádua, com a aplicação de modelos das células confeccionados com materiais com baixo custo, fácil acesso e manuseio através de feltro de diferentes cores (para diferenciar as estruturas) recortadas para reproduzir as células e suas organelas e a confecção dos mesmos pelos próprios alunos. Dessa maneira, tentando demonstrar a importância do uso dos modelos didáticos como importante recurso didático para contribuir no aprendizado de forma diferenciada e eficiente, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e atrativas. Verificou-se, por meio da aplicação de questionários que as aulas ficaram mais atraentes, embora não terem provocado tantos impactos nos resultados.This paper aims to use and evaluate the use of didactic models with facilitator in learning cell biology in elementary school more precisely in the study of animal and plant cells hoping that the student can understand the cells can identify their similarities and differences in their structures and how they work. The project was be developed with one 7th grade elementary classe of a municipal school in the city of Santo Antônio de Padua, with the application of cell models made with low cost materials, easy access and handling through felt of different colors ( to differentiate structures) cut out to reproduce cells and their organelles and the making of them by the students themselves.Thus, trying to demonstrate the importance of using didactic models as an important didactic resource to contribute to learning in a differentiated and efficient way, providing students with more dynamic and attractive classes. It was found, through the application of questionnaires, that the classes became more attractive, although they did not cause so many impacts on the results.38 f.Pompilho, Wendel Mattoshttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692Lucas, Yanna Oliveira Simões2022-05-04T14:44:09Z2022-05-04T14:44:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLUCAS, Yanna Oliveira Simões. O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24978CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T21:23:08Zoai:app.uff.br:1/24978Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:39.330677Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
title O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
spellingShingle O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
Lucas, Yanna Oliveira Simões
Ensino-Aprendizagem
Modelo didático
Biologia Celular
Ciências Naturais
Teaching-Learning
Didactic Model
Cell Biology
title_short O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
title_full O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
title_fullStr O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
title_sort O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental
author Lucas, Yanna Oliveira Simões
author_facet Lucas, Yanna Oliveira Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pompilho, Wendel Mattos
http://lattes.cnpq.br/7478367813739692
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Yanna Oliveira Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Modelo didático
Biologia Celular
Ciências Naturais
Teaching-Learning
Didactic Model
Cell Biology
topic Ensino-Aprendizagem
Modelo didático
Biologia Celular
Ciências Naturais
Teaching-Learning
Didactic Model
Cell Biology
description O presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de modelos didáticos com facilitador na aprendizagem de biologia celular no ensino fundamental mais precisamente no estudo sobre célula animal e vegetal, de modo que o aluno pudesse compreender a células sendo capaz de identificar suas semelhanças e diferenças em suas estruturas e como elas funcionam. O projeto foi desenvolvido com uma turma com 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Santo Antônio de Pádua, com a aplicação de modelos das células confeccionados com materiais com baixo custo, fácil acesso e manuseio através de feltro de diferentes cores (para diferenciar as estruturas) recortadas para reproduzir as células e suas organelas e a confecção dos mesmos pelos próprios alunos. Dessa maneira, tentando demonstrar a importância do uso dos modelos didáticos como importante recurso didático para contribuir no aprendizado de forma diferenciada e eficiente, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas e atrativas. Verificou-se, por meio da aplicação de questionários que as aulas ficaram mais atraentes, embora não terem provocado tantos impactos nos resultados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-05-04T14:44:09Z
2022-05-04T14:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCAS, Yanna Oliveira Simões. O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24978
identifier_str_mv LUCAS, Yanna Oliveira Simões. O uso de modelos didáticos como ferramenta alternativa para o ensino de biologia celular no ensino fundamental. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823615529713664