Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Paulo Victor Ferreira de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20653
Resumo: A disciplina de Biologia geralmente é caracterizada como de difícil compreensão, por vezes consistindo na prática didática pautada na memorização de termos técnicos e nomes científicos, causando na maioria dos educandos, desmotivação e dificuldades na aprendizagem. A partir desse questionamento, nos propomos à reflexão neste trabalho monográfico a avaliar a eficiência de modelos didáticos na construção do conhecimento, agindo como ferramenta facilitadora no processo de ensino ­ aprendizagem. De caráter qualitativa e sendo desenvolvida como um estudo de caso, o projeto de pesquisa aqui concretizado teve como amostra a participação de uma professora de Biologia e vinte e cinco alunos do 1º Ano, do Ensino Médio (Turma E) da Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M.) Monsenhor Constantino Vieira, localizada no município de Cajazeiras, Região Geográfica de Sousa ­ Cajazeiras, cujo recorte temporal de pesquisa se deu durante o mês de setembro de 2017. A metodologia aplicada constou de observação sistemática de aulas de Biologia, a fim de verificar o uso ou escassez de metodologias capazes de ressignificar o conhecimento construído em sala de aula. Aos discentes foram direcionados questionários semiestruturados, sendo o primeiro, antes da aplicabilidade de modelos didáticos no processo de ensinagem e observar sua receptividade por parte dos educandos. Ao final da pesquisa, e, consequentemente pós­aplicação dos referidos modelos didáticos, desenvolvemos o segundo questionário para avaliarmos a aceitação desses modelos pelos educandos considerando comohipótese que modelos didáticos facilitam a aprendizagem. Os resultados obtidos através de atividades aplicadas indicam que o instrumento pedagógico propicia um estudo dinâmico e prático, podendo ocasionar uma melhor assimilação dos conteúdos abordados, ampliando a capacidade de observação e questionamento dos saberes construídos, além de aprimorar a didática do professor e a inter­ relação educador - educando.
id UFCG_79871d551cbd60bebacb8aed0ed9c38b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20653
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.Use of didactic models in teaching biology.Biologia - ensinoModelos didáticosEnsino-aprendizagemBiology - teachingDidactic modelsTeaching-learningCiências Biológicas.A disciplina de Biologia geralmente é caracterizada como de difícil compreensão, por vezes consistindo na prática didática pautada na memorização de termos técnicos e nomes científicos, causando na maioria dos educandos, desmotivação e dificuldades na aprendizagem. A partir desse questionamento, nos propomos à reflexão neste trabalho monográfico a avaliar a eficiência de modelos didáticos na construção do conhecimento, agindo como ferramenta facilitadora no processo de ensino ­ aprendizagem. De caráter qualitativa e sendo desenvolvida como um estudo de caso, o projeto de pesquisa aqui concretizado teve como amostra a participação de uma professora de Biologia e vinte e cinco alunos do 1º Ano, do Ensino Médio (Turma E) da Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M.) Monsenhor Constantino Vieira, localizada no município de Cajazeiras, Região Geográfica de Sousa ­ Cajazeiras, cujo recorte temporal de pesquisa se deu durante o mês de setembro de 2017. A metodologia aplicada constou de observação sistemática de aulas de Biologia, a fim de verificar o uso ou escassez de metodologias capazes de ressignificar o conhecimento construído em sala de aula. Aos discentes foram direcionados questionários semiestruturados, sendo o primeiro, antes da aplicabilidade de modelos didáticos no processo de ensinagem e observar sua receptividade por parte dos educandos. Ao final da pesquisa, e, consequentemente pós­aplicação dos referidos modelos didáticos, desenvolvemos o segundo questionário para avaliarmos a aceitação desses modelos pelos educandos considerando comohipótese que modelos didáticos facilitam a aprendizagem. Os resultados obtidos através de atividades aplicadas indicam que o instrumento pedagógico propicia um estudo dinâmico e prático, podendo ocasionar uma melhor assimilação dos conteúdos abordados, ampliando a capacidade de observação e questionamento dos saberes construídos, além de aprimorar a didática do professor e a inter­ relação educador - educando.The discipline of biology is usually characterized as difficult to understand, sometimes consisting of didactic practice based on the memorization of technical terms and scientific names, causing in the majority of learners, demotivation and difficulties in learning. Based on this question, we propose to the reflection in this monographic work to evaluate the efficiency of didactic models in the construction of knowledge, acting as a facilitating tool in the teaching­learning process. As a qualitative character, and developed as a case study, the research project carried out here included the participation of a biology teacher and twenty­five students of the 1st year of the Secondary School (Class E) of the State School of (EEEM) Monsignor Constantino Vieira, located in the municipality of Cajazeiras, Geographic Region of Sousa­Cajazeiras, whose temporal search was made during the month of September 2017. The applied methodology consisted of systematic observation of classes of Biology, the to verify the use or scarcity of methodologies capable of re­meaning the knowledge constructed in the classroom. The students were directed to semi­structured questionnaires, the first one being before the applicability of didactic models in the teaching process and observing their receptivity by the students. At the end of the research, and consequently post­application of said didactic models, we developed the second questionnaire to evaluate the acceptance of these models by the students considering as hypothesis that didactic models facilitate learning. The results obtained through applied activities indicate that the pedagogical instrument provides a dynamic and practical study, which can lead to a better assimilation of the contents, increasing the capacity of observation and questioning of the built knowledge, as well as to improve teacher didactics and inter­ educator­educating relationship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439PEREIRA, Maria do Socorro.ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.PAULA, Paulo Victor Ferreira de.2017-09-182021-08-18T13:22:28Z2021-08-182021-08-18T13:22:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20653PAULA, Victor Ferreira de. Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:11:31Zoai:localhost:riufcg/20653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:11:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
Use of didactic models in teaching biology.
title Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
spellingShingle Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
PAULA, Paulo Victor Ferreira de.
Biologia - ensino
Modelos didáticos
Ensino-aprendizagem
Biology - teaching
Didactic models
Teaching-learning
Ciências Biológicas.
title_short Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
title_full Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
title_fullStr Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
title_full_unstemmed Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
title_sort Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia.
author PAULA, Paulo Victor Ferreira de.
author_facet PAULA, Paulo Victor Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
PEREIRA, Maria do Socorro.
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULA, Paulo Victor Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - ensino
Modelos didáticos
Ensino-aprendizagem
Biology - teaching
Didactic models
Teaching-learning
Ciências Biológicas.
topic Biologia - ensino
Modelos didáticos
Ensino-aprendizagem
Biology - teaching
Didactic models
Teaching-learning
Ciências Biológicas.
description A disciplina de Biologia geralmente é caracterizada como de difícil compreensão, por vezes consistindo na prática didática pautada na memorização de termos técnicos e nomes científicos, causando na maioria dos educandos, desmotivação e dificuldades na aprendizagem. A partir desse questionamento, nos propomos à reflexão neste trabalho monográfico a avaliar a eficiência de modelos didáticos na construção do conhecimento, agindo como ferramenta facilitadora no processo de ensino ­ aprendizagem. De caráter qualitativa e sendo desenvolvida como um estudo de caso, o projeto de pesquisa aqui concretizado teve como amostra a participação de uma professora de Biologia e vinte e cinco alunos do 1º Ano, do Ensino Médio (Turma E) da Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M.) Monsenhor Constantino Vieira, localizada no município de Cajazeiras, Região Geográfica de Sousa ­ Cajazeiras, cujo recorte temporal de pesquisa se deu durante o mês de setembro de 2017. A metodologia aplicada constou de observação sistemática de aulas de Biologia, a fim de verificar o uso ou escassez de metodologias capazes de ressignificar o conhecimento construído em sala de aula. Aos discentes foram direcionados questionários semiestruturados, sendo o primeiro, antes da aplicabilidade de modelos didáticos no processo de ensinagem e observar sua receptividade por parte dos educandos. Ao final da pesquisa, e, consequentemente pós­aplicação dos referidos modelos didáticos, desenvolvemos o segundo questionário para avaliarmos a aceitação desses modelos pelos educandos considerando comohipótese que modelos didáticos facilitam a aprendizagem. Os resultados obtidos através de atividades aplicadas indicam que o instrumento pedagógico propicia um estudo dinâmico e prático, podendo ocasionar uma melhor assimilação dos conteúdos abordados, ampliando a capacidade de observação e questionamento dos saberes construídos, além de aprimorar a didática do professor e a inter­ relação educador - educando.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
2021-08-18T13:22:28Z
2021-08-18
2021-08-18T13:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20653
PAULA, Victor Ferreira de. Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20653
identifier_str_mv PAULA, Victor Ferreira de. Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744504976048128