Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Andreza Maciel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gallão, Maria Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64101
Resumo: New teaching strategies, used with the aid of didactic modalities, are very important for obtaining better assimilation, understanding, and development of content by students, instigating them to seek new ways of applying the content applied in the classroom. The objective of this work is to analyze the results of the dialogues provided by the realization of a workshop on different strategies for use in the teaching of cell biology, taught by graduate students for undergraduate students in Biological Sciences. Questionnaires were applied on the last day of the workshops. With results, we affirm that the different strategies for tea-ching cell biology and the experience provided by the workshop was positive. The participating students agreed that the process of teaching subjects related to the study of the cell can be facilitated when presented through a strategy or didactic modality correctly applied.
id UFC-7_7fbb828c1641087499065a87c1a36693
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/64101
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduaçãoAnalysis of the Office Strategies for the Teaching of Cell Biology: strengthening the exchange experience between graduation and post-graduationModalidades didáticasEnsino de CiênciasBiologia celularDidactic modalitiesScience teachingCell biologyNew teaching strategies, used with the aid of didactic modalities, are very important for obtaining better assimilation, understanding, and development of content by students, instigating them to seek new ways of applying the content applied in the classroom. The objective of this work is to analyze the results of the dialogues provided by the realization of a workshop on different strategies for use in the teaching of cell biology, taught by graduate students for undergraduate students in Biological Sciences. Questionnaires were applied on the last day of the workshops. With results, we affirm that the different strategies for tea-ching cell biology and the experience provided by the workshop was positive. The participating students agreed that the process of teaching subjects related to the study of the cell can be facilitated when presented through a strategy or didactic modality correctly applied.Novas estratégias de ensino, utilizadas com o auxílio das modalidades didáticas, são muito importantes para a obtenção de melhor assimilação, compreensão, desenvolvimento do conteúdo por parte dos estudantes, instigando a buscar novas formas de aplicação do conteúdo aplicado em sala. Objetivo desse trabalho é analisar os resultados dos diálogos proporcionados pela realização de uma oficina sobre diferentes estraté-gias para uso no ensino de biologia celular, ministrada por alunos de pós-graduação para estudantes de gra-duação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Foram aplicados questionários no último dia das oficinas. Com resultados, afirmamos que as diferentes estratégias para o ensino de biologia celular e a experiência proporcionada pela oficina foi positiva. Os estudantes participantes concordaram que o processo de ensino de assuntos relacionados ao estudo da célula pode vir a ser facilitado quando apresentado através de uma estratégia ou modalidade didática corretamente aplicada.Revista Práxis2022-02-22T15:08:39Z2022-02-22T15:08:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Andreza Maciel; GALLÃO, Maria Izabel. Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação. Revista Práxis, [s. l.], v. 12, n. 24, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64101Rocha, Andreza MacielGallão, Maria Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-10T19:31:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64101Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-10T19:31:06Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
Analysis of the Office Strategies for the Teaching of Cell Biology: strengthening the exchange experience between graduation and post-graduation
title Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
spellingShingle Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
Rocha, Andreza Maciel
Modalidades didáticas
Ensino de Ciências
Biologia celular
Didactic modalities
Science teaching
Cell biology
title_short Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
title_full Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
title_fullStr Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
title_full_unstemmed Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
title_sort Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
author Rocha, Andreza Maciel
author_facet Rocha, Andreza Maciel
Gallão, Maria Izabel
author_role author
author2 Gallão, Maria Izabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Andreza Maciel
Gallão, Maria Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidades didáticas
Ensino de Ciências
Biologia celular
Didactic modalities
Science teaching
Cell biology
topic Modalidades didáticas
Ensino de Ciências
Biologia celular
Didactic modalities
Science teaching
Cell biology
description New teaching strategies, used with the aid of didactic modalities, are very important for obtaining better assimilation, understanding, and development of content by students, instigating them to seek new ways of applying the content applied in the classroom. The objective of this work is to analyze the results of the dialogues provided by the realization of a workshop on different strategies for use in the teaching of cell biology, taught by graduate students for undergraduate students in Biological Sciences. Questionnaires were applied on the last day of the workshops. With results, we affirm that the different strategies for tea-ching cell biology and the experience provided by the workshop was positive. The participating students agreed that the process of teaching subjects related to the study of the cell can be facilitated when presented through a strategy or didactic modality correctly applied.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-02-22T15:08:39Z
2022-02-22T15:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Andreza Maciel; GALLÃO, Maria Izabel. Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação. Revista Práxis, [s. l.], v. 12, n. 24, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64101
identifier_str_mv ROCHA, Andreza Maciel; GALLÃO, Maria Izabel. Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação. Revista Práxis, [s. l.], v. 12, n. 24, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Práxis
publisher.none.fl_str_mv Revista Práxis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935787011080192