Contribuições de Paulo Freire à alfabetização de jovens e adultos no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6503 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um estudo inicial sobre a educação de jovens e adultos no Brasil (EJA). Estudo que parte da história da educação como um todo e que tem como marco o ensino das primeiras letras no Brasil colônia. Mostramos que a educação de jovens e adultos deve estimular, para o efetivo processo de alfabetização, a ligação de conteúdos escolares com a vida dos alunos. Por isso, fez-se necessária uma reflexão sobre quais ações devem ser envolvidas na EJA. Dentre estas, focamos naquelas que procuram, ao mesmo tempo, fomentar a conscientização sobre a condição humana e a possibilidade de transformação dos alunos para uma vida mais digna. Consideramos fundamental refletirmos sobre a importância de se agregar valores (tais como: socialização do saber e respeito às diferenças) às práticas pedagógicas da EJA. É preciso, pois, repensarmos o individualismo que o ensino escolar reforça e, a partir daí, possibilitarmos a perspectiva de consolidação do papel da escola de educar o sujeito para a vida, ou seja, tornar o aluno cidadão consciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade em que vive e, consequentemente, sujeito participativo e crítico. Para tanto, focamos no método de Paulo Freire de alfabetização de jovens e adultos. Com isto, resta evidente nossa opção pela defesa de uma alfabetização de jovens e adultos que seja uma “alfabetização conscientizadora” |
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Contribuições de Paulo Freire à alfabetização de jovens e adultos no BrasilEducação de jovens e adultosRelação aluno/escola/sociedadeAlfabetizaçãoCDD 374Youth and adult education studentSchool / society relationshipLiteracyNeste trabalho apresentamos um estudo inicial sobre a educação de jovens e adultos no Brasil (EJA). Estudo que parte da história da educação como um todo e que tem como marco o ensino das primeiras letras no Brasil colônia. Mostramos que a educação de jovens e adultos deve estimular, para o efetivo processo de alfabetização, a ligação de conteúdos escolares com a vida dos alunos. Por isso, fez-se necessária uma reflexão sobre quais ações devem ser envolvidas na EJA. Dentre estas, focamos naquelas que procuram, ao mesmo tempo, fomentar a conscientização sobre a condição humana e a possibilidade de transformação dos alunos para uma vida mais digna. Consideramos fundamental refletirmos sobre a importância de se agregar valores (tais como: socialização do saber e respeito às diferenças) às práticas pedagógicas da EJA. É preciso, pois, repensarmos o individualismo que o ensino escolar reforça e, a partir daí, possibilitarmos a perspectiva de consolidação do papel da escola de educar o sujeito para a vida, ou seja, tornar o aluno cidadão consciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade em que vive e, consequentemente, sujeito participativo e crítico. Para tanto, focamos no método de Paulo Freire de alfabetização de jovens e adultos. Com isto, resta evidente nossa opção pela defesa de uma alfabetização de jovens e adultos que seja uma “alfabetização conscientizadora”In this work we present an initial study on the education of young people and adults in Brazil (EJA). A study that starts from the history of education as a whole and that has as a landmark the teaching of the first letters in Brazil colony. We show that the education of young people and adults should stimulate, for the effective literacy process, the connection of school contents with the life of the students. Therefore, it was necessary to reflect on what actions should be involved in the EJA. Among these, we focus on those that seek, at the same time, to raise awareness about the human condition and the possibility of students' transformation to a more dignified life. We consider it fundamental to reflect on the importance of adding values (suchas: socialization of knowledge and respect for differences) to the pedagogical practices of the EJA. It is necessary, therefore, to rethink the individualism that school education reinforces and, from there, to allow the perspective of consolidation of the school's role of educating the subject for life, that is, to make the student a citizen aware of his rights and duties within The society in which he lives and, consequently, a participatory and critical subject. Therefore, we focus on Paulo Freire's method of literacy for youth and adults. With this, our choice for the defense of a literacy of young and adults that is a "conscientious literacy" is evidentGomes, Jacqueline de SouzaBarbosa, Laura da Silva2018-05-18T18:19:52Z2018-05-18T18:19:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6503http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:11:36Zoai:app.uff.br:1/6503Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:08.299330Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Neste trabalho apresentamos um estudo inicial sobre a educação de jovens e adultos no Brasil (EJA). Estudo que parte da história da educação como um todo e que tem como marco o ensino das primeiras letras no Brasil colônia. Mostramos que a educação de jovens e adultos deve estimular, para o efetivo processo de alfabetização, a ligação de conteúdos escolares com a vida dos alunos. Por isso, fez-se necessária uma reflexão sobre quais ações devem ser envolvidas na EJA. Dentre estas, focamos naquelas que procuram, ao mesmo tempo, fomentar a conscientização sobre a condição humana e a possibilidade de transformação dos alunos para uma vida mais digna. Consideramos fundamental refletirmos sobre a importância de se agregar valores (tais como: socialização do saber e respeito às diferenças) às práticas pedagógicas da EJA. É preciso, pois, repensarmos o individualismo que o ensino escolar reforça e, a partir daí, possibilitarmos a perspectiva de consolidação do papel da escola de educar o sujeito para a vida, ou seja, tornar o aluno cidadão consciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade em que vive e, consequentemente, sujeito participativo e crítico. Para tanto, focamos no método de Paulo Freire de alfabetização de jovens e adultos. Com isto, resta evidente nossa opção pela defesa de uma alfabetização de jovens e adultos que seja uma “alfabetização conscientizadora” |
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