Inclusão escolar na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ágatha Cristina dos Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30885
Resumo: Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu medidas para conter a disseminação da doença causada pela COVID-19. Uma delas envolveu o fechamento das instituições escolares, que tiveram que se moldar para se adaptar imediatamente ao formato de sala de aula remota, incorporando todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência e com dificuldades de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a situação escolar durante a pandemia, em especial a inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto de salas de aula remotas, bem como descrever os recursos tecnológicos utilizados para que acontecesse, de fato, uma troca e envolvimento da Escola e da Família. Refletindo sobre a trajetória da Educação Inclusiva no Brasil e sobre o contexto e as concepções na realidade da pandemia, foi possível entender um pouco da realidade do ensino e do acompanhamento dos alunos NE’s durante este período. Todo o trabalho de campo foi realizado durante os anos de 2020, 2021 e em 2022.
id UFF-2_2507105fdea7a9914977c9837bd472ab
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30885
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inclusão escolar na pandemiaCOVID 19InclusãoDeficiênciaCOVID-19, Pandemia de, 2020-Inclusão escolarInclusionDeficiencyDesde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu medidas para conter a disseminação da doença causada pela COVID-19. Uma delas envolveu o fechamento das instituições escolares, que tiveram que se moldar para se adaptar imediatamente ao formato de sala de aula remota, incorporando todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência e com dificuldades de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a situação escolar durante a pandemia, em especial a inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto de salas de aula remotas, bem como descrever os recursos tecnológicos utilizados para que acontecesse, de fato, uma troca e envolvimento da Escola e da Família. Refletindo sobre a trajetória da Educação Inclusiva no Brasil e sobre o contexto e as concepções na realidade da pandemia, foi possível entender um pouco da realidade do ensino e do acompanhamento dos alunos NE’s durante este período. Todo o trabalho de campo foi realizado durante os anos de 2020, 2021 e em 2022.Since the beginning of the pandemic, the World Health Organization (WHO) has established measures to contain the spread of the disease caused by COVID-19. One of the measures involved closing the school institutions that had to shape themselves so that schools could immediately adapt to the remote classroom format, incorporating all students, including students with disabilities and learning disabilities.In view of the above, this research aims to describe the school situation during the pandemic, especially the school inclusion of students with disabilities in the context of remote classrooms. It is also possible to describe the resources used to actually exchange and engage the School and the Family. Going through the trajectory of Inclusive Education in Brazil and reflecting on the context and conceptions in the reality of the pandemic, it is possible to understand a little of the reality of teaching and accompaniment of NE students during this period. Showing all the work that was carried out during the years 2020, 2021 and that continued in the present year, in 2022. Ending with discussions and considerations convenient to the theme.77 p.Yamasaki, Alice AkemiLeme, Erika SouzaPinho, Ágatha Cristina dos Santos.2023-10-23T13:21:08Z2023-10-23T13:21:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINHO, Ágatha Cristina dos Santos. Inclusão escolar na pandemia. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30885CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-23T13:21:12Zoai:app.uff.br:1/30885Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-10-23T13:21:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar na pandemia
title Inclusão escolar na pandemia
spellingShingle Inclusão escolar na pandemia
Pinho, Ágatha Cristina dos Santos.
COVID 19
Inclusão
Deficiência
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Inclusão escolar
Inclusion
Deficiency
title_short Inclusão escolar na pandemia
title_full Inclusão escolar na pandemia
title_fullStr Inclusão escolar na pandemia
title_full_unstemmed Inclusão escolar na pandemia
title_sort Inclusão escolar na pandemia
author Pinho, Ágatha Cristina dos Santos.
author_facet Pinho, Ágatha Cristina dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yamasaki, Alice Akemi
Leme, Erika Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Ágatha Cristina dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv COVID 19
Inclusão
Deficiência
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Inclusão escolar
Inclusion
Deficiency
topic COVID 19
Inclusão
Deficiência
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Inclusão escolar
Inclusion
Deficiency
description Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu medidas para conter a disseminação da doença causada pela COVID-19. Uma delas envolveu o fechamento das instituições escolares, que tiveram que se moldar para se adaptar imediatamente ao formato de sala de aula remota, incorporando todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência e com dificuldades de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a situação escolar durante a pandemia, em especial a inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto de salas de aula remotas, bem como descrever os recursos tecnológicos utilizados para que acontecesse, de fato, uma troca e envolvimento da Escola e da Família. Refletindo sobre a trajetória da Educação Inclusiva no Brasil e sobre o contexto e as concepções na realidade da pandemia, foi possível entender um pouco da realidade do ensino e do acompanhamento dos alunos NE’s durante este período. Todo o trabalho de campo foi realizado durante os anos de 2020, 2021 e em 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T13:21:08Z
2023-10-23T13:21:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHO, Ágatha Cristina dos Santos. Inclusão escolar na pandemia. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30885
identifier_str_mv PINHO, Ágatha Cristina dos Santos. Inclusão escolar na pandemia. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135304735293440