Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253612 |
Resumo: | Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes. |
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Lockmann, KamilaKlein, Rejane Ramos2023-01-12T04:56:41Z20221516-7313http://hdl.handle.net/10183/253612001157317Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.This paper analyzes processes of in/exclusion experienced by students with disabilities during the social distancing caused by Covid-19, considering the answers to 214 questionnaires administered to teachers and school managers working in different stages of Basic Education. Following a Foucauldian discourse analysis, two discussion axes have emerged: the first one points out the strengthening of school inequalities and the weakening of democracy; the second is related to both practices of in/exclusion carried out through the individualization of teacher activities and practices carried out collaboratively. Finally, the school is regarded as a common space for producing practices that are more inclusive.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22048, 18 p.Inclusão escolarDeficiênciaPrática pedagógicaPandemia de COVID-19 (2020-)School inclusionDisabilityPedagogical practicesPandemicProcessos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídicaIn/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157317.pdf.txt001157317.pdf.txtExtracted Texttext/plain59450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253612/2/001157317.pdf.txta0266fef9385dcd8f5c8f43053ad8652MD52ORIGINAL001157317.pdfTexto completoapplication/pdf554371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253612/1/001157317.pdf07ca00f4d76c46a94d9f4084132dfcc8MD5110183/2536122023-01-13 06:03:56.626939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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