Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lucinda Inez Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4323
Resumo: O Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores.
id UFF-2_25360493ca85f6ebdcf539780dd75aed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4323
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFETAvaliaçãoPrograma de desenvolvimento de pessoalConhecimentos adquiridosServidor de ensino público federalAvaliação de desempenhoCapacitação profissionalServidor públicoEvaluationPersonal development programKnowledge acquiredFederal education employeeO Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores.The Staff Development Program, linked to career of the federal public education employees, offers support for continuing education by qualifying the employees to act in areas developed by the institution in addition to the salary increment after framing career. The purpose of this research is to verify whether the knowledge acquired by federal employees through the Program is being applied in a campus of an Ifet (Federal Institute of Education). This work was based on dialogues among the topics people management, management by competence, knowledge management and organizational learning in order to analyze aspects facilitators or not facilitators to application of the knowledge acquired. The methodology used was informative review, noting the perceptions of participants by their answers to a questionnaire and semi-structured interviews, besides analysis of documents and legislations. Research result showed that the acquired knowledge is more applied by initiative and interest of the federal employees than by federal institutions management, which has weaknesses regarding the strategic actions for an efficient use of knowledge of their employees.Universidade Federal FluminenseNiteróiAndrade, Emmanuel Paiva deAndrade, Everardo Paiva deRibeiro, Alcimar das ChagasNascimento, Lucinda Inez Alves2017-08-28T17:47:07Z2017-08-28T17:47:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4323Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:14Zoai:app.uff.br:1/4323Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
title Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
spellingShingle Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
Nascimento, Lucinda Inez Alves
Avaliação
Programa de desenvolvimento de pessoal
Conhecimentos adquiridos
Servidor de ensino público federal
Avaliação de desempenho
Capacitação profissional
Servidor público
Evaluation
Personal development program
Knowledge acquired
Federal education employee
title_short Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
title_full Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
title_fullStr Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
title_full_unstemmed Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
title_sort Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
author Nascimento, Lucinda Inez Alves
author_facet Nascimento, Lucinda Inez Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Emmanuel Paiva de
Andrade, Everardo Paiva de
Ribeiro, Alcimar das Chagas
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lucinda Inez Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Programa de desenvolvimento de pessoal
Conhecimentos adquiridos
Servidor de ensino público federal
Avaliação de desempenho
Capacitação profissional
Servidor público
Evaluation
Personal development program
Knowledge acquired
Federal education employee
topic Avaliação
Programa de desenvolvimento de pessoal
Conhecimentos adquiridos
Servidor de ensino público federal
Avaliação de desempenho
Capacitação profissional
Servidor público
Evaluation
Personal development program
Knowledge acquired
Federal education employee
description O Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-08-28T17:47:07Z
2017-08-28T17:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4323
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4323
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838751582322688