Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4323 |
Resumo: | O Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores. |
id |
UFF-2_25360493ca85f6ebdcf539780dd75aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4323 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFETAvaliaçãoPrograma de desenvolvimento de pessoalConhecimentos adquiridosServidor de ensino público federalAvaliação de desempenhoCapacitação profissionalServidor públicoEvaluationPersonal development programKnowledge acquiredFederal education employeeO Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores.The Staff Development Program, linked to career of the federal public education employees, offers support for continuing education by qualifying the employees to act in areas developed by the institution in addition to the salary increment after framing career. The purpose of this research is to verify whether the knowledge acquired by federal employees through the Program is being applied in a campus of an Ifet (Federal Institute of Education). This work was based on dialogues among the topics people management, management by competence, knowledge management and organizational learning in order to analyze aspects facilitators or not facilitators to application of the knowledge acquired. The methodology used was informative review, noting the perceptions of participants by their answers to a questionnaire and semi-structured interviews, besides analysis of documents and legislations. Research result showed that the acquired knowledge is more applied by initiative and interest of the federal employees than by federal institutions management, which has weaknesses regarding the strategic actions for an efficient use of knowledge of their employees.Universidade Federal FluminenseNiteróiAndrade, Emmanuel Paiva deAndrade, Everardo Paiva deRibeiro, Alcimar das ChagasNascimento, Lucinda Inez Alves2017-08-28T17:47:07Z2017-08-28T17:47:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4323Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:14Zoai:app.uff.br:1/4323Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
title |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
spellingShingle |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET Nascimento, Lucinda Inez Alves Avaliação Programa de desenvolvimento de pessoal Conhecimentos adquiridos Servidor de ensino público federal Avaliação de desempenho Capacitação profissional Servidor público Evaluation Personal development program Knowledge acquired Federal education employee |
title_short |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
title_full |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
title_fullStr |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
title_full_unstemmed |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
title_sort |
Aplicação de conhecimentos adquiridos em programa de capacitação: avaliando um caso IFET |
author |
Nascimento, Lucinda Inez Alves |
author_facet |
Nascimento, Lucinda Inez Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Emmanuel Paiva de Andrade, Everardo Paiva de Ribeiro, Alcimar das Chagas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lucinda Inez Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Programa de desenvolvimento de pessoal Conhecimentos adquiridos Servidor de ensino público federal Avaliação de desempenho Capacitação profissional Servidor público Evaluation Personal development program Knowledge acquired Federal education employee |
topic |
Avaliação Programa de desenvolvimento de pessoal Conhecimentos adquiridos Servidor de ensino público federal Avaliação de desempenho Capacitação profissional Servidor público Evaluation Personal development program Knowledge acquired Federal education employee |
description |
O Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa estão sendo aplicados em um campus de um Ifet. O trabalho foi fundamentado nas interlocuções entre os temas gestão de pessoas, gestão por competência e gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, a fim de analisar aspectos facilitadores ou não para internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores do que pela gestão, que apresenta fragilidades no que tange a ações estratégicas para um aproveitamento eficiente dos conhecimentos dos servidores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-08-28T17:47:07Z 2017-08-28T17:47:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4323 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4323 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838751582322688 |