A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Pedro Chaves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15559
Resumo: A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de repercussão geral no Recurso Extraordinário 593.849-MG marcou uma mudança na interpretação do art. 150, § 7º, da Constituição Federal de 1988 a respeito da restituição nos casos em que o fato gerador se realiza, mas a base de cálculo da operação final é inferior à presumida na substituição tributária progressiva do ICMS. O presente trabalho visa a oferecer uma visão sobre as restrições impostas pela legislação tributária do Rio de Janeiro e sugere a aplicação da analogia como forma de dar eficácia à decisão do STF acima referida
id UFF-2_266016dd4b6896051e935bcee5c6d2a5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15559
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.ICMSSubstituição tributáriaRE 593.849-MGRestituiçãoAnalogiaImposto sobre circulação de mercadorias e serviçosProgressividade do impostoRestituição de tributosRecurso ExtraordinárioICMSTax ReplacementRE 593,849-MGRestitutionAnalogyA decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de repercussão geral no Recurso Extraordinário 593.849-MG marcou uma mudança na interpretação do art. 150, § 7º, da Constituição Federal de 1988 a respeito da restituição nos casos em que o fato gerador se realiza, mas a base de cálculo da operação final é inferior à presumida na substituição tributária progressiva do ICMS. O presente trabalho visa a oferecer uma visão sobre as restrições impostas pela legislação tributária do Rio de Janeiro e sugere a aplicação da analogia como forma de dar eficácia à decisão do STF acima referidaThe decision pronounced by the Supremo Tribunal Federal (Brazilian Supreme Court) with a general repercussion on RE 593,849-MG (extraordinary appeal) signalized a change in the interpretation of art. 150, § 7º, of the Constitution of the Federative Republic of Brazil, regarding the refund in cases when the triggering event is accomplished, but the calculation basis of the operation is inferior than presumed in the progressive tax substitution of Tax Circulation of Goods and Transportation and Communication Services (ICMS). This paper aims to provide an insight into the restrictions imposed by the Rio de Janeiro tax legislation and suggests the application of analogy as a way of giving effectiveness to the STF decision mentioned above.Universidade Federal FluminenseNiteróiMenezes, Rodrigo Ramos Lourega dePires, Adilson RodriguesÁvila, Márcio LadeiraCaldas, Pedro Chaves2020-10-29T01:08:48Z2020-10-29T01:08:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCALDAS, Pedro Chaves. A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15559Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-06T14:24:10Zoai:app.uff.br:1/15559Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:38.677412Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
title A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
spellingShingle A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
Caldas, Pedro Chaves
ICMS
Substituição tributária
RE 593.849-MG
Restituição
Analogia
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
Progressividade do imposto
Restituição de tributos
Recurso Extraordinário
ICMS
Tax Replacement
RE 593,849-MG
Restitution
Analogy
title_short A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
title_full A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
title_fullStr A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
title_full_unstemmed A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
title_sort A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal.
author Caldas, Pedro Chaves
author_facet Caldas, Pedro Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Rodrigo Ramos Lourega de
Pires, Adilson Rodrigues
Ávila, Márcio Ladeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Pedro Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv ICMS
Substituição tributária
RE 593.849-MG
Restituição
Analogia
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
Progressividade do imposto
Restituição de tributos
Recurso Extraordinário
ICMS
Tax Replacement
RE 593,849-MG
Restitution
Analogy
topic ICMS
Substituição tributária
RE 593.849-MG
Restituição
Analogia
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
Progressividade do imposto
Restituição de tributos
Recurso Extraordinário
ICMS
Tax Replacement
RE 593,849-MG
Restitution
Analogy
description A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de repercussão geral no Recurso Extraordinário 593.849-MG marcou uma mudança na interpretação do art. 150, § 7º, da Constituição Federal de 1988 a respeito da restituição nos casos em que o fato gerador se realiza, mas a base de cálculo da operação final é inferior à presumida na substituição tributária progressiva do ICMS. O presente trabalho visa a oferecer uma visão sobre as restrições impostas pela legislação tributária do Rio de Janeiro e sugere a aplicação da analogia como forma de dar eficácia à decisão do STF acima referida
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-29T01:08:48Z
2020-10-29T01:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALDAS, Pedro Chaves. A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15559
Aluno de Graduação
identifier_str_mv CALDAS, Pedro Chaves. A restituição do ICMS na sistemática da substituição tributária progressiva: uso da analogia como forma de garantir a eficácia da decisão do supremo tribunal federal. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823585848721408