O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7428
Resumo: Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico
id UFF-2_26b22d5f2cfda7164531f11c30d90923
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7428
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VREnsinoCiências ContábeisEstilos de aprendizagemContabilidadeEnsino de ContabilidadeAprendizagemNos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmicoFreitas, Arlindo de OliveiraFraga, Anderson NunesMeirelles Junior, Julio Candido deSimão, Alessandra dos Santos2018-09-12T18:02:22Z2018-09-12T18:02:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7428Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T13:57:08Zoai:app.uff.br:1/7428Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:59.899960Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
title O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
spellingShingle O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
Simão, Alessandra dos Santos
Ensino
Ciências Contábeis
Estilos de aprendizagem
Contabilidade
Ensino de Contabilidade
Aprendizagem
title_short O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
title_full O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
title_fullStr O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
title_full_unstemmed O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
title_sort O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
author Simão, Alessandra dos Santos
author_facet Simão, Alessandra dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Arlindo de Oliveira
Fraga, Anderson Nunes
Meirelles Junior, Julio Candido de
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Alessandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ciências Contábeis
Estilos de aprendizagem
Contabilidade
Ensino de Contabilidade
Aprendizagem
topic Ensino
Ciências Contábeis
Estilos de aprendizagem
Contabilidade
Ensino de Contabilidade
Aprendizagem
description Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-12T18:02:22Z
2018-09-12T18:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7428
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7428
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823602405736448