O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7428 |
Resumo: | Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico |
id |
UFF-2_26b22d5f2cfda7164531f11c30d90923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7428 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VREnsinoCiências ContábeisEstilos de aprendizagemContabilidadeEnsino de ContabilidadeAprendizagemNos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmicoFreitas, Arlindo de OliveiraFraga, Anderson NunesMeirelles Junior, Julio Candido deSimão, Alessandra dos Santos2018-09-12T18:02:22Z2018-09-12T18:02:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7428Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T13:57:08Zoai:app.uff.br:1/7428Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:59.899960Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
title |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
spellingShingle |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR Simão, Alessandra dos Santos Ensino Ciências Contábeis Estilos de aprendizagem Contabilidade Ensino de Contabilidade Aprendizagem |
title_short |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
title_full |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
title_fullStr |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
title_full_unstemmed |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
title_sort |
O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de Ciências Contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR |
author |
Simão, Alessandra dos Santos |
author_facet |
Simão, Alessandra dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Arlindo de Oliveira Fraga, Anderson Nunes Meirelles Junior, Julio Candido de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão, Alessandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ciências Contábeis Estilos de aprendizagem Contabilidade Ensino de Contabilidade Aprendizagem |
topic |
Ensino Ciências Contábeis Estilos de aprendizagem Contabilidade Ensino de Contabilidade Aprendizagem |
description |
Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e o estilo Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-09-12T18:02:22Z 2018-09-12T18:02:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7428 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7428 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823602405736448 |