O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alcoforado, Luciane Ferreira, Longo, Orlando Celso, Santos, Danillo Araújo dos, Santos, Fábio dos, Freitas, Arlindo de Oliveira, Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de, Júnior, Júlio Cândido Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n11-039
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334
Resumo: Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. 
id VERACRUZ-0_655c0030d939a52a1aac1ae6152f1ab8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4334
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VREnsino - Ciências Contábeis - Estilos de AprendizagemNos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/433410.34117/bjdv5n11-039Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23167-23189Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23167-23189Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23167-231892525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334/4064Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Alessandra dos SantosAlcoforado, Luciane FerreiraLongo, Orlando CelsoSantos, Danillo Araújo dosSantos, Fábio dosFreitas, Arlindo de OliveiraCamargo, Sandra Margareth Lopes Louzada deJúnior, Júlio Cândido Meirelles2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4334Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:45.229629Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
title O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
spellingShingle O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
Simão, Alessandra dos Santos
Ensino - Ciências Contábeis - Estilos de Aprendizagem
Simão, Alessandra dos Santos
Ensino - Ciências Contábeis - Estilos de Aprendizagem
title_short O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
title_full O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
title_fullStr O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
title_full_unstemmed O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
title_sort O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
author Simão, Alessandra dos Santos
author_facet Simão, Alessandra dos Santos
Simão, Alessandra dos Santos
Alcoforado, Luciane Ferreira
Longo, Orlando Celso
Santos, Danillo Araújo dos
Santos, Fábio dos
Freitas, Arlindo de Oliveira
Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
Júnior, Júlio Cândido Meirelles
Alcoforado, Luciane Ferreira
Longo, Orlando Celso
Santos, Danillo Araújo dos
Santos, Fábio dos
Freitas, Arlindo de Oliveira
Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
Júnior, Júlio Cândido Meirelles
author_role author
author2 Alcoforado, Luciane Ferreira
Longo, Orlando Celso
Santos, Danillo Araújo dos
Santos, Fábio dos
Freitas, Arlindo de Oliveira
Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
Júnior, Júlio Cândido Meirelles
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Alessandra dos Santos
Alcoforado, Luciane Ferreira
Longo, Orlando Celso
Santos, Danillo Araújo dos
Santos, Fábio dos
Freitas, Arlindo de Oliveira
Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
Júnior, Júlio Cândido Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Ciências Contábeis - Estilos de Aprendizagem
topic Ensino - Ciências Contábeis - Estilos de Aprendizagem
description Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334
10.34117/bjdv5n11-039
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334/4064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23167-23189
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23167-23189
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23167-23189
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183797503819776
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n11-039