O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VR
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n11-039 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334 |
Resumo: | Nos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. |
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O impacto dos estilos de aprendizagem de kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR / The impact of kolb learning styles on accounting science teaching: a case study in ICHS-VREnsino - Ciências Contábeis - Estilos de AprendizagemNos últimos anos, o ensino de contabilidade sofreu evoluções a fim de atender as diversas exigências e complexidades do ambiente empresarial, social e econômico. No atual contexto, exige-se profissionais qualificados, críticos e éticos, para atuar nos diversos campos do mercado. E entender como o futuro profissional contábil aprende torna-se uma informação valiosa para melhorar as metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS-UFF. Desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivo descritivo e exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso, sendo desenvolvida com a aplicação do LSI (Learning Style Inventory), Inventário de Estilos de David Kolb para identificar e analisar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. Nos resultados verificou-se a presença dos 4 estilos propostos por Kolb (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente), com predominância dos estilos Assimilador (38,7%) e Divergente (32,3%). Com o teste Qui Quadrado, no qual apresentou o resultado de p-valor de de 0,66, demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/433410.34117/bjdv5n11-039Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23167-23189Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23167-23189Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23167-231892525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4334/4064Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Alessandra dos SantosAlcoforado, Luciane FerreiraLongo, Orlando CelsoSantos, Danillo Araújo dosSantos, Fábio dosFreitas, Arlindo de OliveiraCamargo, Sandra Margareth Lopes Louzada deJúnior, Júlio Cândido Meirelles2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4334Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:45.229629Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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