Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144
Resumo: No âmbito da educação são comuns às distintas formas de aprender e ensinar, esse fato é percebido por parte dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, o que em suma caracteriza certas preferências no modo de processar as informações. O referido estudo teve como embasamento teórico os estilos de aprendizagem segundo a visão de David Kolb, isso implicará diretamente em possíveis adequações de como ensinar e aprender que beneficie a todos os envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem num âmbito geral. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e estudo de campo, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb, sendo o universo da pesquisa, composto por 253 discentes, a amostra por acessibilidade abrangida por esse estudo é composta por 158 discentes, o que corresponde a 62,45 % da população em análise. No resultado contatou-se que, o estilo que predominou foi o assimilador, com 47,20%. Os portadores desse estilo revelam pessoas com raciocínio indutivo como também por possuírem habilidades para desenvolver modelos abstratos e teóricos.
id UFCG_5647bbb4520663deaa33a46d33c25d3f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16144
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.Analysis of learning styles of students in the Accounting Sciences course at UFCG based on Kolb's inventory.Processo ensino-aprendizagemEstilo de aprendizagem de KolbAdequações no ensinoDiferentes formas de aprenderInteração do educador e educandoEstímulo e motivaçãoTeaching-learning processLearning style KolbAdjustments in teachingDifferent ways of learningEducator and student interactionStimulus and motivationContabilidadeNo âmbito da educação são comuns às distintas formas de aprender e ensinar, esse fato é percebido por parte dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, o que em suma caracteriza certas preferências no modo de processar as informações. O referido estudo teve como embasamento teórico os estilos de aprendizagem segundo a visão de David Kolb, isso implicará diretamente em possíveis adequações de como ensinar e aprender que beneficie a todos os envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem num âmbito geral. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e estudo de campo, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb, sendo o universo da pesquisa, composto por 253 discentes, a amostra por acessibilidade abrangida por esse estudo é composta por 158 discentes, o que corresponde a 62,45 % da população em análise. No resultado contatou-se que, o estilo que predominou foi o assimilador, com 47,20%. Os portadores desse estilo revelam pessoas com raciocínio indutivo como também por possuírem habilidades para desenvolver modelos abstratos e teóricos.In education are common to different forms of learning and teaching , this fact is perceived by those involved in the teaching- learning process, which in short featuring certain preferences in order to process the information. This study had as theoretical foundation learning styles according to the vision of David Kolb, this will involve directly possible compromise of how teaching and learning that benefits everyone involved in teaching-learning process in a general context.The present study aimed to identify the dominant style of learning among students of the degree course in Accounting Sciences from the Federal University of Campina Grande (UFCG) in Paraíba. The methodology used was descriptive and bibliographic study and field research as a tool for data collection the Learning Styles Inventory Kolb was used, with its universe, composed of 253 students , the sample accessibility covered by this study is 158 composed of students, which corresponds to 62.45% of the population under analysis. In results that are contacted, the style that prevailed was the assimilator,with 47.20%. People with this style reveal people with inductive reasoning as well as to possess skills to develop abstract and theoretical models.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMELO, Lúcia Silva Albuquerque de.MELO, L. S. A.http://lattes.cnpq.br/7135220151360318NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.2014-042020-10-15T23:01:16Z2020-10-152020-10-15T23:01:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar. Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. 2014. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-09T21:44:57Zoai:localhost:riufcg/16144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-09T21:44:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
Analysis of learning styles of students in the Accounting Sciences course at UFCG based on Kolb's inventory.
title Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
spellingShingle Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.
Processo ensino-aprendizagem
Estilo de aprendizagem de Kolb
Adequações no ensino
Diferentes formas de aprender
Interação do educador e educando
Estímulo e motivação
Teaching-learning process
Learning style Kolb
Adjustments in teaching
Different ways of learning
Educator and student interaction
Stimulus and motivation
Contabilidade
title_short Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
title_full Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
title_fullStr Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
title_full_unstemmed Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
title_sort Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb.
author NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.
author_facet NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
MELO, L. S. A.
http://lattes.cnpq.br/7135220151360318
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar.
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Estilo de aprendizagem de Kolb
Adequações no ensino
Diferentes formas de aprender
Interação do educador e educando
Estímulo e motivação
Teaching-learning process
Learning style Kolb
Adjustments in teaching
Different ways of learning
Educator and student interaction
Stimulus and motivation
Contabilidade
topic Processo ensino-aprendizagem
Estilo de aprendizagem de Kolb
Adequações no ensino
Diferentes formas de aprender
Interação do educador e educando
Estímulo e motivação
Teaching-learning process
Learning style Kolb
Adjustments in teaching
Different ways of learning
Educator and student interaction
Stimulus and motivation
Contabilidade
description No âmbito da educação são comuns às distintas formas de aprender e ensinar, esse fato é percebido por parte dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, o que em suma caracteriza certas preferências no modo de processar as informações. O referido estudo teve como embasamento teórico os estilos de aprendizagem segundo a visão de David Kolb, isso implicará diretamente em possíveis adequações de como ensinar e aprender que beneficie a todos os envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem num âmbito geral. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e estudo de campo, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb, sendo o universo da pesquisa, composto por 253 discentes, a amostra por acessibilidade abrangida por esse estudo é composta por 158 discentes, o que corresponde a 62,45 % da população em análise. No resultado contatou-se que, o estilo que predominou foi o assimilador, com 47,20%. Os portadores desse estilo revelam pessoas com raciocínio indutivo como também por possuírem habilidades para desenvolver modelos abstratos e teóricos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2020-10-15T23:01:16Z
2020-10-15
2020-10-15T23:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144
NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar. Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. 2014. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16144
identifier_str_mv NUNES, Hellen Fabrizia Ramalho de Aguiar. Analise de estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG a partir do inventário de Kolb. 2014. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744470097264640