A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6968 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência realizada junto a turma de quarto ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Angra dos Reis. Através das discussões e reflexões no âmbito acadêmico, acerca do ensino de literatura, buscou-se analisar alternativas para incentivar a formação de leitores no ensino fundamental I. Mediante as investigações proferidas do trabalho, atestou-se as lacunas existentes na formação dos alunos no tocante ao devido acesso a literatura e as práticas pedagógicas que lhes assegurassem uma formação como leitores. Por tal razão, procurou-se apresentar a importância da Literatura de Cordel, trazendo algo novo ao mesmo tempo resgatando nos alunos a paixão pela leitura. A partir das abordagens o estudo se mostrou muito fecundo, sinalizando que as perspectivas foram boas no sentido da melhoria da formação dos alunos leitores. Ao adotar práticas condicentes ao público alvo e sua realidade de vida, desvelou-se um ambiente positivo e agradável onde os alunos conseguiram chegar ao encontro da leitura por um caminho prazeroso |
id |
UFF-2_274ab87d36c2f9c8e6ab812f2670b8b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6968 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitoresLiteratura de cordelEnsino fundamental IFormação de leitoresPedagogiaCordel literatureElementary school ITraining of readersO presente trabalho refere-se a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência realizada junto a turma de quarto ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Angra dos Reis. Através das discussões e reflexões no âmbito acadêmico, acerca do ensino de literatura, buscou-se analisar alternativas para incentivar a formação de leitores no ensino fundamental I. Mediante as investigações proferidas do trabalho, atestou-se as lacunas existentes na formação dos alunos no tocante ao devido acesso a literatura e as práticas pedagógicas que lhes assegurassem uma formação como leitores. Por tal razão, procurou-se apresentar a importância da Literatura de Cordel, trazendo algo novo ao mesmo tempo resgatando nos alunos a paixão pela leitura. A partir das abordagens o estudo se mostrou muito fecundo, sinalizando que as perspectivas foram boas no sentido da melhoria da formação dos alunos leitores. Ao adotar práticas condicentes ao público alvo e sua realidade de vida, desvelou-se um ambiente positivo e agradável onde os alunos conseguiram chegar ao encontro da leitura por um caminho prazerosoThe present work refers to the bibliographic research and the report of experience carried out with the fourth grade class of elementary school I in a municipal school in Angra dos Reis. Through the discussions and reflections in the academic field, about the teaching of literature, we sought to analyze alternatives to encourage the formation of readers in elementary school I. Through the investigations made from the work, it was attested the gaps in the training of students regarding due access to literature and pedagogical practices that ensured them training as readers. For this reason, we tried to present the importance of the Cordel Literature, bringing something new while at the same time rescuing the students the passion for reading. From the approaches the study was very fruitful, signaling that the perspectives were good in the sense of improving the training of the students readers. By adopting practices consistent with the target audience and their reality of life, a positive and pleasant environment was unveiled where the students managed to reach the meeting of reading by a pleasant wayAngra dos ReisMachado, Rodrigo Corrêa MartinsFerreira, Maria Onete LopesRocha, Maína BertagnaMarton, Silmara LidiaGonçalves, Edilania de Lima2018-07-12T00:01:57Z2018-07-12T00:01:57Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6968Aluno de graduaçãoOpen Accesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T20:29:28Zoai:app.uff.br:1/6968Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:44.331987Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
title |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
spellingShingle |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores Gonçalves, Edilania de Lima Literatura de cordel Ensino fundamental I Formação de leitores Pedagogia Cordel literature Elementary school I Training of readers |
title_short |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
title_full |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
title_fullStr |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
title_full_unstemmed |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
title_sort |
A literatura de cordel no Ensino Fundamental I: Uma proposta para a formação de leitores |
author |
Gonçalves, Edilania de Lima |
author_facet |
Gonçalves, Edilania de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Rodrigo Corrêa Martins Ferreira, Maria Onete Lopes Rocha, Maína Bertagna Marton, Silmara Lidia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Edilania de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de cordel Ensino fundamental I Formação de leitores Pedagogia Cordel literature Elementary school I Training of readers |
topic |
Literatura de cordel Ensino fundamental I Formação de leitores Pedagogia Cordel literature Elementary school I Training of readers |
description |
O presente trabalho refere-se a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência realizada junto a turma de quarto ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Angra dos Reis. Através das discussões e reflexões no âmbito acadêmico, acerca do ensino de literatura, buscou-se analisar alternativas para incentivar a formação de leitores no ensino fundamental I. Mediante as investigações proferidas do trabalho, atestou-se as lacunas existentes na formação dos alunos no tocante ao devido acesso a literatura e as práticas pedagógicas que lhes assegurassem uma formação como leitores. Por tal razão, procurou-se apresentar a importância da Literatura de Cordel, trazendo algo novo ao mesmo tempo resgatando nos alunos a paixão pela leitura. A partir das abordagens o estudo se mostrou muito fecundo, sinalizando que as perspectivas foram boas no sentido da melhoria da formação dos alunos leitores. Ao adotar práticas condicentes ao público alvo e sua realidade de vida, desvelou-se um ambiente positivo e agradável onde os alunos conseguiram chegar ao encontro da leitura por um caminho prazeroso |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12T00:01:57Z 2018-07-12T00:01:57Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6968 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6968 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823705975685120 |