Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268 |
Resumo: | A proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book). |
id |
UFF-2_28a6917b7a88319fa6f493bf0870276c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30268 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEAAutismo; Inclusão; Mediador EscolarEducação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, MediaçãoAutism; Inclusion; School MediatorA proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book).The proposal of this project is to investigate and weave possibilities of contribution of the psychology in the field of the inclusion and the school mediation for students with autism spectrum disorder. Because it is a new function in the field of education, there is no specific definition of the role of the mediator and we have little bibliography in the field. On the other hand, the demand for mediators, especially for students with asd, grows daily. Through the research of current practices of school mediation in a private school in the city of Niterói, we identified how the inclusion of students with ASD in regular education occurs, we raised the main challenges of inclusion, we concluded that the role of the school mediator is to promote the autonomy of their student, and finally, we point out that psychology can contribute to the school mediation of students with ASD, and that, through theories such as Piaget, Vygotsky, Psychoanalysis and Cognitive Behavioral Theory, the mediator finds theoretical support to his practice. As a product of the research, a guiding guide for this practice was created in digital book format (e-book).86 p.Coelho, Cristina Lúcia MaiaLehmann, Lúcia de Melo e SouzaQueiroz, Paulo Pires deRojas, Angelina AccettaBarreto, Claudia Marcia BorgesMoreira, Rafaela Brittz Lisbôa2023-09-06T18:59:06Z2023-09-06T18:59:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Rafaela Brittz Lisbôa. Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA. 2020. 86 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-06T18:59:10Zoai:app.uff.br:1/30268Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-06T18:59:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
title |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
spellingShingle |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa Autismo; Inclusão; Mediador Escolar Educação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação Autism; Inclusion; School Mediator |
title_short |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
title_full |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
title_fullStr |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
title_sort |
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA |
author |
Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa |
author_facet |
Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Cristina Lúcia Maia Lehmann, Lúcia de Melo e Souza Queiroz, Paulo Pires de Rojas, Angelina Accetta Barreto, Claudia Marcia Borges |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo; Inclusão; Mediador Escolar Educação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação Autism; Inclusion; School Mediator |
topic |
Autismo; Inclusão; Mediador Escolar Educação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação Autism; Inclusion; School Mediator |
description |
A proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-06T18:59:06Z 2023-09-06T18:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, Rafaela Brittz Lisbôa. Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA. 2020. 86 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Rafaela Brittz Lisbôa. Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA. 2020. 86 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135406046609408 |