Atuação do Mediador Escolar com crianças autistas no contexto educativo: construindo um E-Book com orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas para crianças com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klem, Carla Delise Alves Paranhos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30232
Resumo: O presente estudo visa refletir sobre a importância da mediação escolar com crianças autistas dentro do contexto educativo que cursam ensino fundamental I, a fim de favorecer o processo de inclusão quanto o ensino de aprendizagem significativa para essas crianças. Diante das pesquisas realizadas foi constatada a necessidade de se ter conhecimento na área da educação inclusiva, de preferência com especialização no espectro do autismo para melhor atuação desse profissional junto a esse público-alvo com características tão diversificadas nas áreas de desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo, motor e sensorial. Além disso, foram mencionadas algumas nomenclaturas referentes a esse mediador conforme a sua contratação nas redes de ensino regular quer seja pública ou privada com intuito de auxiliar o leitor sobre o tema abordado. Foi verificado também que a atuação desse mediador é sustentada pela lei federal 12.764/2012 que dispõe sobre a política nacional de proteção dos direitos do indivíduo com autismo. Por esta razão elaborou-se um E-Book com orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas para atuação do Mediador Escolar com autistas a partir dos seis (6) anos de idade ou com idade menor desde que ela apresente condições favoráveis estando apta para o ensino. A metodologia utilizada se dividiu em três etapas: primeira, uma pesquisa bibliográfica pautada em referenciais teóricos de alguns autores como Mousinho que tratam da mediação como processo fundamental que favorece o desenvolvimento biopsicossocial da criança como um todo e da visão de Vygotsky sobre as relações interpessoais e o meio em que se vive para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem bem como na construção da identidade desse aluno com deficiência no convívio com o outro; segunda, observação da criança; terceira, pelas possíveis intervenções pedagógicas adequadas a realidade dessa criança com autismo. O principal objetivo desse estudo é descrever a importância da atuação desse mediador no contexto educativo junto às crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), construindo um E-book com Orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas a fim de auxiliar esse profissional no processo ensino-aprendizagem que venha proporcionar real significado a vida desses indivíduos. Como resultado e discussão baseado num trabalho pessoal junto a uma criança com autismo numa escola da rede privada de ensino regular situada no município de São Gonçalo, foi elaborado um resumo que consiste nas experiências vivenciadas junto a essa criança do sexo masculino com comunicação não verbal que na época tinha sete anos de idade cronológica diagnosticada com TEA antes dos três anos de idade. Constatou-se também a importância do acompanhamento da família junto a essa criança em todos os momentos de vida servindo-lhe de suporte e guia. O período da experiência vivenciada como mediadora escolar junto a essa criança com autismo ocorreu entre 14 de março de 2018 e 30 de agosto de 2019.
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Diante das pesquisas realizadas foi constatada a necessidade de se ter conhecimento na área da educação inclusiva, de preferência com especialização no espectro do autismo para melhor atuação desse profissional junto a esse público-alvo com características tão diversificadas nas áreas de desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo, motor e sensorial. Além disso, foram mencionadas algumas nomenclaturas referentes a esse mediador conforme a sua contratação nas redes de ensino regular quer seja pública ou privada com intuito de auxiliar o leitor sobre o tema abordado. Foi verificado também que a atuação desse mediador é sustentada pela lei federal 12.764/2012 que dispõe sobre a política nacional de proteção dos direitos do indivíduo com autismo. Por esta razão elaborou-se um E-Book com orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas para atuação do Mediador Escolar com autistas a partir dos seis (6) anos de idade ou com idade menor desde que ela apresente condições favoráveis estando apta para o ensino. A metodologia utilizada se dividiu em três etapas: primeira, uma pesquisa bibliográfica pautada em referenciais teóricos de alguns autores como Mousinho que tratam da mediação como processo fundamental que favorece o desenvolvimento biopsicossocial da criança como um todo e da visão de Vygotsky sobre as relações interpessoais e o meio em que se vive para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem bem como na construção da identidade desse aluno com deficiência no convívio com o outro; segunda, observação da criança; terceira, pelas possíveis intervenções pedagógicas adequadas a realidade dessa criança com autismo. O principal objetivo desse estudo é descrever a importância da atuação desse mediador no contexto educativo junto às crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), construindo um E-book com Orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas a fim de auxiliar esse profissional no processo ensino-aprendizagem que venha proporcionar real significado a vida desses indivíduos. Como resultado e discussão baseado num trabalho pessoal junto a uma criança com autismo numa escola da rede privada de ensino regular situada no município de São Gonçalo, foi elaborado um resumo que consiste nas experiências vivenciadas junto a essa criança do sexo masculino com comunicação não verbal que na época tinha sete anos de idade cronológica diagnosticada com TEA antes dos três anos de idade. Constatou-se também a importância do acompanhamento da família junto a essa criança em todos os momentos de vida servindo-lhe de suporte e guia. O período da experiência vivenciada como mediadora escolar junto a essa criança com autismo ocorreu entre 14 de março de 2018 e 30 de agosto de 2019.This study aims to reflect on the importance of school mediation with autistic children within the educational context attending elementary school I, in order to favor the inclusion process and meaningful learning teaching for these children. In view of the research conducted, it was verified the need to have knowledge in the area of inclusive education, preferably with specialization in the autism spectrum for better performance of this professional with this target audience with such diverse characteristics in the areas of cognitive development, affective partner, motor and sensory. In addition, some nomenclatures related to this mediator were mentioned according to their hiring in regular education networks, whether public or private in order to assist the reader on the theme addressed. It was also verified that the action of this mediator is supported by federal law 12.764/2012 that provides for the national policy of protection of the rights of individuals with autism. For this reason, an E-Book was developed with guidelines on inclusive pedagogical practices for the School Mediator's performance with autistic people from the age of six (6) or underage, provided that it presents favorable conditions and is fit for teaching. The methodology used was divided into three stages: first, a bibliographical research based on theoretical references of some authors such as Mousinho that deal with mediation as a fundamental process that favors the biopsychosocial development of the child as a whole and Vygotsky's view of interpersonal relationships and the environment in which one lives for the development of thought and language as well as in the construction of the identity of this student with disabilities in living with the other; second, observation of the child; third, due to the possible pedagogical interventions appropriate to the reality of this child with autism. The main objective of this study is to describe the importance of this mediator's action in the educational context with children diagnosed with ASD (Autism Spectrum Disorder), building an E-book with Guidelines on inclusive pedagogical practices in order to assist this professional in the teaching-learning process that will provide real meaning to the lives of these individuals. As a result and discussion based on a personal work with a child with autism in a private school of regular education located in the municipality of São Gonçalo, a summary was elaborated that consists of the experiences experienced with this male child with nonverbal communication who at the time was seven years of chronological age diagnosed with ASD before three years of age. It was also verified the importance of family accompaniment with this child at all times of life serving as support and guide. The period of experience experienced as a school mediation with this child with autism occurred between March 14, 2018 and August 30, 2019113 p.Cavalcanti, Diana NegrãoNascimento, Gisele Soares Rodrigues doCaminha, Vera Lúcia Prudência dos SantosFraga, Aline Guerra ManssourAlô, Camilla Ferreira SouzaLione, Viviane de Oliveira FreitasKlem, Carla Delise Alves Paranhos2023-09-04T19:39:12Z2023-09-04T19:39:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKLEM, Carla Delise Alves Paranhos. Atuação do Mediador Escolar com crianças autistas no contexto educativo: construindo um E-Book com orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas para crianças com TEA. 2020. 113 f. 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