Estratégias de motivação em EAD : uma análise das interações tutor/aluno em curso à distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9742 |
Resumo: | Com o avanço das tecnologias, a educação a distância (EaD) tem se consolidado, sugerindo uma educação baseada em interações entre professor e aluno em espaços e momentos diferentes, mediadas por aparelhos tecnológicos. Sendo assim, fez-se necessário pensar em questões que ainda cercam esse modelo. Os objetivos desta pesquisa são observar as estratégias feitas pelos tutores para a motivação dos alunos no processo de aprendizagem e compreender as estratégias utilizadas para estimular os alunos a se manterem em um curso em EaD. O corpus utilizado foi de um curso de Formação de Instrutores Online, de um Órgão Público Militar, formado por 43 alunos, duas tutoras e duas coordenadoras, embasando as análises nos estudos da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacional, no âmbito da construção do corpus e as ferramentas utilizadas, como o quadro participativo e as mudanças de turnos, além de observar possíveis mudanças de enquadres e papéis sociais. Com base na Pragmática, utilizaram-se os conceitos como face e polidez, analisadas como possíveis estratégias motivadoras utilizadas pelos tutores, e também os estudos acerca do tema da motivação, em destaque o modelo ARCS de Keller (1983). Obteve-se como resultados uma ligação dos conceitos oriundos da Pragmática às estratégias que ajudaram ao tutor na motivação dos alunos, em destaque o fenômeno da polidez-pos, utilizado em forma de incentivos e elogios aos alunos durante as interações. Assim como as estratégias propostas por Keller (1983), que colaboraram para a interpretação das estratégias utilizadas pelos tutores em relação à motivação. Espera-se que esta pesquisa possa servir de auxílio a outros tutores, estimulando-os a praticar as técnicas observadas e a se pensar em novas, buscando diminuir as evasões de alunos em cursos à distância |
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Estratégias de motivação em EAD : uma análise das interações tutor/aluno em curso à distânciaEducação à distânciaInteraçãoEstratégiasMotivaçãoEnsino à distânciaInteração professor-alunoMotivação na educaçãoDistance educationIinteractionStrategiesMotivationCom o avanço das tecnologias, a educação a distância (EaD) tem se consolidado, sugerindo uma educação baseada em interações entre professor e aluno em espaços e momentos diferentes, mediadas por aparelhos tecnológicos. Sendo assim, fez-se necessário pensar em questões que ainda cercam esse modelo. Os objetivos desta pesquisa são observar as estratégias feitas pelos tutores para a motivação dos alunos no processo de aprendizagem e compreender as estratégias utilizadas para estimular os alunos a se manterem em um curso em EaD. O corpus utilizado foi de um curso de Formação de Instrutores Online, de um Órgão Público Militar, formado por 43 alunos, duas tutoras e duas coordenadoras, embasando as análises nos estudos da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacional, no âmbito da construção do corpus e as ferramentas utilizadas, como o quadro participativo e as mudanças de turnos, além de observar possíveis mudanças de enquadres e papéis sociais. Com base na Pragmática, utilizaram-se os conceitos como face e polidez, analisadas como possíveis estratégias motivadoras utilizadas pelos tutores, e também os estudos acerca do tema da motivação, em destaque o modelo ARCS de Keller (1983). Obteve-se como resultados uma ligação dos conceitos oriundos da Pragmática às estratégias que ajudaram ao tutor na motivação dos alunos, em destaque o fenômeno da polidez-pos, utilizado em forma de incentivos e elogios aos alunos durante as interações. Assim como as estratégias propostas por Keller (1983), que colaboraram para a interpretação das estratégias utilizadas pelos tutores em relação à motivação. Espera-se que esta pesquisa possa servir de auxílio a outros tutores, estimulando-os a praticar as técnicas observadas e a se pensar em novas, buscando diminuir as evasões de alunos em cursos à distânciaWith the advancement of technology, distance education has been established by suggesting an education based on interactions between teacher and student in different times and places mediated by technological devices. Therefore, it was necessary to think of questions that still surround this model. The objectives of this research are to observe the strategies made by tutors to students' motivation in learning and understanding the strategies use to encourage students to remain in a distance education course. The corpus used was a Training Course Instructors Online, from a Public Agency Military, formed by 43 students, two tutors and two coordinators, basing analyzes on studies of Conversation Analysis and Interactional Sociolinguistics, in the construction of the corpus and the tools used, such as participatory framework and shift changes and to observe possible changes of framings and social roles. Based on Pragmatics, it using concepts such as face and politeness, may be analyzed as possible motivational strategies used by tutors, and also the studies on the theme of motivation, highlighted the ARCS model of Keller (1983). It was obtained as a result a link of concepts from Pragmatic with the strategies that helped to tutor in student motivation, highlighted the phenomenon of politeness-pos, used in the form of incentives and praise students during interactions. As well as the strategies proposed by Keller (1983), that contributed to the interpretation of the strategies used by tutors in relation to motivation. Therefore, it‟s expected that this research applies as an aid to other tutors, encouraging them to practice the techniques observed and think of new, seeking to reduce the evasion of students in distance courses116 f.Gonçalves, José CarlosGonçalves, José CarlosValério, Kátia ModestoGuimarães, Glaucia CamposViana, Carolinne Gomide2019-06-03T14:32:44Z2019-06-03T14:32:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9742http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T22:03:34Zoai:app.uff.br:1/9742Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:28.539883Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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