Poorism: a pobreza como atrativo turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Thaís Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1130
Resumo: Nos dias de hoje, estudar turismo é deparar-se com um fenômeno multifacetado e em constante transformação. Nesse contexto, destaca-se a prática do turismo em locais de pobreza conhecida como poorism. Analisar o contexto histórico da pobreza bem como sua relevância social faz-se necessário para compreender como o poorism é capaz de transformá-la em atrativo turístico. O objetivo geral deste estudo é investigar a existência do poorism como uma opção de segmento turístico que vem incorporando-se ao itinerário de muitos turistas no mundo inteiro, especificamente, nas favelas do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivos específicos: analisar as referências sobre o tema e contribuir com a construção de novas bases teóricas para o estudo do turismo contemporâneo, da segmentação do turismo e das motivações responsáveis por novas formas de consumo em viagens; pesquisar dados sobre a pobreza a nível mundial e enquanto tendência para o turismo e, explicar o que é poorism e como ele pode ser desenvolvido visando à diminuição dos efeitos da pobreza além de verificar se o interesse pela observação da pobreza alheia influencia a decisão de quem opta por esse tipo de turismo. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa descritiva do tipo bibliográfica e de campo. Os resultados revelam que as opiniões dos turistas foram bastante dividas quando se trata de reconhecer a relevância da pobreza alheia para a execução do turismo em favelas, todavia, a maioria não considera que a pobreza tenha sido o fator principal ao influenciar a decisão da compra do tour. Verifica-se que a maioria dos turistas opta por consumir esse tipo de turismo com o objetivo de conhecer melhor a realidade da comunidade local, evidenciando um interesse em vivenciar uma experiência de turismo “real”
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