Poorism: a pobreza como atrativo turístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1130 |
Resumo: | Nos dias de hoje, estudar turismo é deparar-se com um fenômeno multifacetado e em constante transformação. Nesse contexto, destaca-se a prática do turismo em locais de pobreza conhecida como poorism. Analisar o contexto histórico da pobreza bem como sua relevância social faz-se necessário para compreender como o poorism é capaz de transformá-la em atrativo turístico. O objetivo geral deste estudo é investigar a existência do poorism como uma opção de segmento turístico que vem incorporando-se ao itinerário de muitos turistas no mundo inteiro, especificamente, nas favelas do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivos específicos: analisar as referências sobre o tema e contribuir com a construção de novas bases teóricas para o estudo do turismo contemporâneo, da segmentação do turismo e das motivações responsáveis por novas formas de consumo em viagens; pesquisar dados sobre a pobreza a nível mundial e enquanto tendência para o turismo e, explicar o que é poorism e como ele pode ser desenvolvido visando à diminuição dos efeitos da pobreza além de verificar se o interesse pela observação da pobreza alheia influencia a decisão de quem opta por esse tipo de turismo. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa descritiva do tipo bibliográfica e de campo. Os resultados revelam que as opiniões dos turistas foram bastante dividas quando se trata de reconhecer a relevância da pobreza alheia para a execução do turismo em favelas, todavia, a maioria não considera que a pobreza tenha sido o fator principal ao influenciar a decisão da compra do tour. Verifica-se que a maioria dos turistas opta por consumir esse tipo de turismo com o objetivo de conhecer melhor a realidade da comunidade local, evidenciando um interesse em vivenciar uma experiência de turismo “real” |
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Poorism: a pobreza como atrativo turísticoTurismo contemporâneoSegmentaçãoMotivaçõesPobrezaPoorismTurismoPobrezaMotivaçãoContemporary tourismSegmentationMotivationsPovertyPoorismNos dias de hoje, estudar turismo é deparar-se com um fenômeno multifacetado e em constante transformação. Nesse contexto, destaca-se a prática do turismo em locais de pobreza conhecida como poorism. Analisar o contexto histórico da pobreza bem como sua relevância social faz-se necessário para compreender como o poorism é capaz de transformá-la em atrativo turístico. O objetivo geral deste estudo é investigar a existência do poorism como uma opção de segmento turístico que vem incorporando-se ao itinerário de muitos turistas no mundo inteiro, especificamente, nas favelas do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivos específicos: analisar as referências sobre o tema e contribuir com a construção de novas bases teóricas para o estudo do turismo contemporâneo, da segmentação do turismo e das motivações responsáveis por novas formas de consumo em viagens; pesquisar dados sobre a pobreza a nível mundial e enquanto tendência para o turismo e, explicar o que é poorism e como ele pode ser desenvolvido visando à diminuição dos efeitos da pobreza além de verificar se o interesse pela observação da pobreza alheia influencia a decisão de quem opta por esse tipo de turismo. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa descritiva do tipo bibliográfica e de campo. Os resultados revelam que as opiniões dos turistas foram bastante dividas quando se trata de reconhecer a relevância da pobreza alheia para a execução do turismo em favelas, todavia, a maioria não considera que a pobreza tenha sido o fator principal ao influenciar a decisão da compra do tour. Verifica-se que a maioria dos turistas opta por consumir esse tipo de turismo com o objetivo de conhecer melhor a realidade da comunidade local, evidenciando um interesse em vivenciar uma experiência de turismo “real”Nowadays studying tourism is to come across a multifaceted phenomenon and constantly changing. In this sense, it stands out the practice of tourism in places of poverty known as poorism. Analyze the historical context of poverty as well as its social relevance becomes necessary in order to understand how poorism is able to turn poverty into tourist attraction. The general objective of this study is to investigate the existence of poorism as a tourism segment option which has being incorporating into the itinerary of many tourists around the world. This work has the following specific objectives analyze the references about the subject and contribute to the construction of new theoretical basis for the analysis of contemporary tourism, of segmentation in tourism and of the motivations which can generate new ways of consumption when travelling; to research data about poverty worldwide as well as tendency for tourism and to explain what is poorism and how it can be developed in order to reduce the poverty effects besides assessing if the interest about the observation of others' poverty influences the decision of who opts for this type of tourism. The methodology includes a descriptive research by the type bibliographic and a field research. The results revealed that the tourist’s opinions were sharply divided when it comes to admit the relevance of poverty of others for the execution of tourism in “favelas”, however, most of them do not consider that poverty had been the main factor when influencing their decision about buying the tour. It was established that most tourists choose to consume this type of tourism in order to better understand the reality of the local community, evidencing an interest in experience a "real" tourism experienceMachado, Marcello de Barros ToméCheibub, Bernardo LazaryFerreira, Helena Catão HenriquesMota, Thaís Santos2015-12-11T13:29:41Z2015-12-11T13:29:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1130CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T18:00:55Zoai:app.uff.br:1/1130Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-09T18:00:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Nos dias de hoje, estudar turismo é deparar-se com um fenômeno multifacetado e em constante transformação. Nesse contexto, destaca-se a prática do turismo em locais de pobreza conhecida como poorism. Analisar o contexto histórico da pobreza bem como sua relevância social faz-se necessário para compreender como o poorism é capaz de transformá-la em atrativo turístico. O objetivo geral deste estudo é investigar a existência do poorism como uma opção de segmento turístico que vem incorporando-se ao itinerário de muitos turistas no mundo inteiro, especificamente, nas favelas do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivos específicos: analisar as referências sobre o tema e contribuir com a construção de novas bases teóricas para o estudo do turismo contemporâneo, da segmentação do turismo e das motivações responsáveis por novas formas de consumo em viagens; pesquisar dados sobre a pobreza a nível mundial e enquanto tendência para o turismo e, explicar o que é poorism e como ele pode ser desenvolvido visando à diminuição dos efeitos da pobreza além de verificar se o interesse pela observação da pobreza alheia influencia a decisão de quem opta por esse tipo de turismo. A metodologia utilizada compreende uma pesquisa descritiva do tipo bibliográfica e de campo. Os resultados revelam que as opiniões dos turistas foram bastante dividas quando se trata de reconhecer a relevância da pobreza alheia para a execução do turismo em favelas, todavia, a maioria não considera que a pobreza tenha sido o fator principal ao influenciar a decisão da compra do tour. Verifica-se que a maioria dos turistas opta por consumir esse tipo de turismo com o objetivo de conhecer melhor a realidade da comunidade local, evidenciando um interesse em vivenciar uma experiência de turismo “real” |
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