As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894 |
Resumo: | Esta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia Escolar |
id |
UFF-2_2aed7f48f8264a95bba249a3a4cdbc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9894 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didáticaEnsino de SociologiaTransposição didáticaEmprego de TIC'sSociologiaTecnologia da InformaçãoProcesso de ensino-aprendizagemTeaching SociologyDidactic transpositionICT job'sEsta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia EscolarThis monograph presents the perceptions of Faculty of Sociology School respondents about the use of information and communication technologies, ICT's in the didactic transposition process. It is the assumption that ICT's serve as instruments for the contextualization of topics addressed in sociology classes in relation to the reality of the students. The central question of the monograph checks as ICT's can benefit from the process of didactic transposition in sociology classes of elementary school. Methodologically the qualitative research is based on literature review about the didactic transposition and the use of ICT's in education, from authors such as Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel George Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. The guiding concepts are didactic transposition, technology, globalization, socialization and social institution. Four teachers from public (State and federal) of the State of Rio de Janeiro are interviewed. The research concludes that the critical job of information and communication technologies enables the didactic transposition process, enabling an empirical context of social issues, as well as the development of critical view of reality by means of access to different worldviews presented in internet as journalism sites, blogs and social networks. In this sense, makes the process of estrangement and of social dynamics of primordial purposes denaturalization of sociologySilveira, Elisabete Cristina Cruvello daCastilho, SérgioZuccarelli, CarolinaCosta, Jonatas Sousa da2019-06-06T19:50:51Z2019-06-06T19:50:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9894Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T13:10:30Zoai:app.uff.br:1/9894Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:47.463954Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
title |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
spellingShingle |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática Costa, Jonatas Sousa da Ensino de Sociologia Transposição didática Emprego de TIC's Sociologia Tecnologia da Informação Processo de ensino-aprendizagem Teaching Sociology Didactic transposition ICT job's |
title_short |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
title_full |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
title_fullStr |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
title_full_unstemmed |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
title_sort |
As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática |
author |
Costa, Jonatas Sousa da |
author_facet |
Costa, Jonatas Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Castilho, Sérgio Zuccarelli, Carolina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jonatas Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Transposição didática Emprego de TIC's Sociologia Tecnologia da Informação Processo de ensino-aprendizagem Teaching Sociology Didactic transposition ICT job's |
topic |
Ensino de Sociologia Transposição didática Emprego de TIC's Sociologia Tecnologia da Informação Processo de ensino-aprendizagem Teaching Sociology Didactic transposition ICT job's |
description |
Esta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-06-06T19:50:51Z 2019-06-06T19:50:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823719988854784 |