As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jonatas Sousa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894
Resumo: Esta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia Escolar
id UFF-2_2aed7f48f8264a95bba249a3a4cdbc77
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9894
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didáticaEnsino de SociologiaTransposição didáticaEmprego de TIC'sSociologiaTecnologia da InformaçãoProcesso de ensino-aprendizagemTeaching SociologyDidactic transpositionICT job'sEsta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia EscolarThis monograph presents the perceptions of Faculty of Sociology School respondents about the use of information and communication technologies, ICT's in the didactic transposition process. It is the assumption that ICT's serve as instruments for the contextualization of topics addressed in sociology classes in relation to the reality of the students. The central question of the monograph checks as ICT's can benefit from the process of didactic transposition in sociology classes of elementary school. Methodologically the qualitative research is based on literature review about the didactic transposition and the use of ICT's in education, from authors such as Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel George Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. The guiding concepts are didactic transposition, technology, globalization, socialization and social institution. Four teachers from public (State and federal) of the State of Rio de Janeiro are interviewed. The research concludes that the critical job of information and communication technologies enables the didactic transposition process, enabling an empirical context of social issues, as well as the development of critical view of reality by means of access to different worldviews presented in internet as journalism sites, blogs and social networks. In this sense, makes the process of estrangement and of social dynamics of primordial purposes denaturalization of sociologySilveira, Elisabete Cristina Cruvello daCastilho, SérgioZuccarelli, CarolinaCosta, Jonatas Sousa da2019-06-06T19:50:51Z2019-06-06T19:50:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9894Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T13:10:30Zoai:app.uff.br:1/9894Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:47.463954Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
title As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
spellingShingle As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
Costa, Jonatas Sousa da
Ensino de Sociologia
Transposição didática
Emprego de TIC's
Sociologia
Tecnologia da Informação
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching Sociology
Didactic transposition
ICT job's
title_short As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
title_full As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
title_fullStr As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
title_full_unstemmed As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
title_sort As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática
author Costa, Jonatas Sousa da
author_facet Costa, Jonatas Sousa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Castilho, Sérgio
Zuccarelli, Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jonatas Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Transposição didática
Emprego de TIC's
Sociologia
Tecnologia da Informação
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching Sociology
Didactic transposition
ICT job's
topic Ensino de Sociologia
Transposição didática
Emprego de TIC's
Sociologia
Tecnologia da Informação
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching Sociology
Didactic transposition
ICT job's
description Esta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-06T19:50:51Z
2019-06-06T19:50:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823719988854784