Iniciar a docência em tempos de pandemia: conversa com professoranda e professorando de educação física - do ensino remoto ao presencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30869 |
Resumo: | Diante do cenário pandêmico de COVID-19, surgem os mais diversos desdobramentos, atingindo de formas distintas os setores de nossas vidas. No que se refere as questões acadêmicas e profissionais, a instauração do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como medida de manutenção das atividades educacionais, marcam o início da trajetória docente e acadêmica da autora desta dissertação. A introdução atípica na carreira e neste programa de pós-graduação, fazem emergir muitas inquietações, desencadeando muitas reflexões e diálogos, mais tarde contribuindo para a reformulação do antigo projeto de pesquisa que se transforma neste trabalho. Em novo rumo, este estudo direcionou-se a investigação de como nós, professorandas/professorando de EF das redes municipais de ensino de Volta Redonda (VR) e Araruama (ARA), ingressantes em contexto de isolamento social, experienciamos nossas práticas pedagógicas como docentes iniciantes no contexto pandêmico? Buscando assim, compreender como se deu este processo nos formatos de ensino propostos nas duas redes durante a pandemia. Os caminhos metodológicos elegidos foram o da pesquisa qualitativa em educação, na perspectiva da pesquisaformação. A metodologia das conversas foi a elencada para acessar as narrativas docentes dos sujeitos, um professorando e uma professoranda, de VR e ARA, produzidas em encontros virtuais. Como forma de diálogo com as narrativas produzidas, foi proposto um entrelaçamento destas com as reflexões e narrativas de meu cotidiano enquanto docente/aluna/pesquisadora, previamente elaborado em formato de memorial, assim como com as surgidas durante as conversas. Além disso, esses foram aproximados de literaturas que abordavam os debates propostos nesta pesquisa, onde quatro temáticas gerais foram identificadas e desenvolvidas, trazendo discussões quanto ao período de entrada na carreira; detalhes sobre as características e organização das aulas no ERE (aspectos metodológicos); o desenvolvimento de uma rede de apoio naquele período e quanto a marginalidade da EF escolar. Autoras como Marie-Christine Josso, Christine Delory e Inês Bragança foram utilizados para o embasamento sobre narração, abordagem (auto) biográfica e conceito da pesquisaformação; Michael Huberman, António Nóvoa, Marcelo Garcia, entre outros, sobre os professores iniciantes e o processo de formação; José Gariglio compôs grande parte da discussão proposta quanto a especificidade da EF dentro do contexto abordado; além de serem incluídos outros autores de estudos recentes sobre a temática da educação no período pandêmico e o ERE. Em suma, o período pandêmico e o estabelecimento do ERE trouxeram grandes impactos ao setor educacional. Diante dos achados desta investigação, conclui-se que o período de entrada na carreira se deu de maneira mais conturbada que a historicamente reconhecida pela literatura, dadas as novas características metodológicas e organizacionais, que dificultaram não só para o docente iniciante, mas em especial a atuação dos docentes de EF iniciantes, sendo estes novos fatores intensificadores da reconhecida marginalização deste componente curricular. Outro achado foi quanto as estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos profissionais inseridos nessa conjuntura, que viram na rede de apoio a possibilidade de um trabalho coletivo. |
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Iniciar a docência em tempos de pandemia: conversa com professoranda e professorando de educação física - do ensino remoto ao presencialProfessores IniciantesEnsino Remoto EmergencialEducação FísicaVolta RedondaAraruamaPandemia de COVID-19Professor de Educação FísicaEnsino remotoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Novice TeachersEmergency Remote TeachingPhysical EducationVolta RedondaAraruamaCOVID-19 PandemicDiante do cenário pandêmico de COVID-19, surgem os mais diversos desdobramentos, atingindo de formas distintas os setores de nossas vidas. No que se refere as questões acadêmicas e profissionais, a instauração do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como medida de manutenção das atividades educacionais, marcam o início da trajetória docente e acadêmica da autora desta dissertação. A introdução atípica na carreira e neste programa de pós-graduação, fazem emergir muitas inquietações, desencadeando muitas reflexões e diálogos, mais tarde contribuindo para a reformulação do antigo projeto de pesquisa que se transforma neste trabalho. Em novo rumo, este estudo direcionou-se a investigação de como nós, professorandas/professorando de EF das redes municipais de ensino de Volta Redonda (VR) e Araruama (ARA), ingressantes em contexto de isolamento social, experienciamos nossas práticas pedagógicas como docentes iniciantes no contexto pandêmico? Buscando assim, compreender como se deu este processo nos formatos de ensino propostos nas duas redes durante a pandemia. Os caminhos metodológicos elegidos foram o da pesquisa qualitativa em educação, na perspectiva da pesquisaformação. A metodologia das conversas foi a elencada para acessar as narrativas docentes dos sujeitos, um professorando e uma professoranda, de VR e ARA, produzidas em encontros virtuais. Como forma de diálogo com as narrativas produzidas, foi proposto um entrelaçamento destas com as reflexões e narrativas de meu cotidiano enquanto docente/aluna/pesquisadora, previamente elaborado em formato de memorial, assim como com as surgidas durante as conversas. Além disso, esses foram aproximados de literaturas que abordavam os debates propostos nesta pesquisa, onde quatro temáticas gerais foram identificadas e desenvolvidas, trazendo discussões quanto ao período de entrada na carreira; detalhes sobre as características e organização das aulas no ERE (aspectos metodológicos); o desenvolvimento de uma rede de apoio naquele período e quanto a marginalidade da EF escolar. Autoras como Marie-Christine Josso, Christine Delory e Inês Bragança foram utilizados para o embasamento sobre narração, abordagem (auto) biográfica e conceito da pesquisaformação; Michael Huberman, António Nóvoa, Marcelo Garcia, entre outros, sobre os professores iniciantes e o processo de formação; José Gariglio compôs grande parte da discussão proposta quanto a especificidade da EF dentro do contexto abordado; além de serem incluídos outros autores de estudos recentes sobre a temática da educação no período pandêmico e o ERE. Em suma, o período pandêmico e o estabelecimento do ERE trouxeram grandes impactos ao setor educacional. Diante dos achados desta investigação, conclui-se que o período de entrada na carreira se deu de maneira mais conturbada que a historicamente reconhecida pela literatura, dadas as novas características metodológicas e organizacionais, que dificultaram não só para o docente iniciante, mas em especial a atuação dos docentes de EF iniciantes, sendo estes novos fatores intensificadores da reconhecida marginalização deste componente curricular. Outro achado foi quanto as estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos profissionais inseridos nessa conjuntura, que viram na rede de apoio a possibilidade de um trabalho coletivo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAmidst the COVID-19 pandemic scenario, diverse repercussions emerge, affecting various sectors of our lives in distinct ways. Concerning academic and professional matters, the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT) as a means to sustain educational activities marks the onset of the author's journey in both teaching and academia, as presented in this dissertation. This unconventional induction into the teaching profession and within this postgraduate program engenders numerous concerns, sparking profound contemplations and dialogues that later contribute to the transformation of the former research project, evolving into this present work. Taking a novel direction, this study steers towards investigating how we, novice physical education teachers in the municipal education systems of Volta Redonda (VR) and Araruama (ARA), who embarked on our teaching practices during the pandemic's social isolation, experience our pedagogical endeavors. The goal is to comprehend how this process unfolded within the teaching formats employed in both districts throughout the pandemic. Methodologically, the chosen path adopts qualitative educational research from a research- formation perspective. Conversations were the preferred approach to access the teaching narratives of two subjects—a teacher and a student teacher—from VR and ARA, documented during virtual meetings. To foster dialogue with these narratives, they are interwoven with the reflections and narratives from my own daily experiences as a teacher/student/researcher, previously encapsulated in a memoir format, as well as those stemming from the conversations. Additionally, these narratives engage with literature addressing the themes proposed in this research, culminating in the identification and development of four overarching themes, fostering discussions about the early career phase, nuances of the ERT's class structure and organization (methodological aspects), the establishment of a support network during that period, and the marginalization of physical education within the school context. Authors such as Marie-Christine Josso, Christine Delory, and Inês Bragança contribute to the foundation on narration, autobiographical approach, and the concept of research-formation; Michael Huberman, António Nóvoa, Marcelo Garcia, among others, enrich the understanding of novice teachers and the formation process; José Gariglio substantially contributes to the discussion on the specificity of physical education within the aforementioned context, complemented by recent authors studying education during the pandemic and ERT. In summary, the pandemic period and the establishment of ERT have wrought significant impacts on the educational sector. Based on the findings of this investigation, it is concluded that the initial career phase was more tumultuous than historically recognized by literature, due to new methodological and organizational characteristics that posed challenges not only for novice educators in general but especially for novice physical education teachers. These newly identified factors intensified the recognized marginalization of this curriculum component. Another finding pertains to the coping strategies developed by professionals navigating this situation, who viewed the support network as a means of collective work.123 pTerra, Dinah VasconcellosCorrea, Adriana MartinsPrado, Guilherme do Val ToledoHermosilla, PatriciaVeloso, Keyla Gomes2023-10-20T12:43:11Z2023-10-20T12:43:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVELOSO, Keyla Gomes. Iniciar a docência em tempos de pandemia: conversa com professoranda e professorando de educação física - do ensino remoto ao presencial. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30869CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-20T12:43:15Zoai:app.uff.br:1/30869Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:49.202013Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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