A promoção de eventos esportivos como estratégia de marketing para fortalecimento do relacionamento do público-alvo com a marca: o caso da Red Bull
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7638 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo verificar a importância da promoção de eventos esportivos no fortalecimento do relacionamento da marca com o público-alvo. A marca em questão é a Red Bull, pioneira no segmento de bebidas energéticas. Além de ser conhecida por seu único produto, é também referência em marketing. Isso se deve, sobretudo, ao fato de promover grandes eventos esportivos que instigam a mídia e geram novas experiências, emoções e sensações ao público. Para os fins desta pesquisa, três conceitos do marketing, relevantes nos dias atuais, são abordados: o Marketing Esportivo, o Marketing de Relacionamento e o Marketing Experencial. A pesquisa de campo foi realizada durante um evento de Rugby universitário promovido pela Red Bull, por meio de um questionário semi-estruturado aplicado junto a um grupo de participantes do evento. A partir da análise das respostas dos entrevistados buscou-se descobrir se a experiência proporcionada pelos eventos esportivos é relevante no fortalecimento da relação público-marca, o que pode ser constatado devido ao sucesso da marca e dos eventos que promove, à crescente quantidade das vendas do produto (segundo dados do site Redbull.com) e ao elevado nível de fidelização dos consumidores, o qual constata-se na presente pesquisa |
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A promoção de eventos esportivos como estratégia de marketing para fortalecimento do relacionamento do público-alvo com a marca: o caso da Red BullMarketing esportivoMarketing de relacionamentoMarketing experencialRed BullMarketing esportivoMarketing de relacionamentoPromoção de eventos especiaisA presente pesquisa tem por objetivo verificar a importância da promoção de eventos esportivos no fortalecimento do relacionamento da marca com o público-alvo. A marca em questão é a Red Bull, pioneira no segmento de bebidas energéticas. Além de ser conhecida por seu único produto, é também referência em marketing. Isso se deve, sobretudo, ao fato de promover grandes eventos esportivos que instigam a mídia e geram novas experiências, emoções e sensações ao público. Para os fins desta pesquisa, três conceitos do marketing, relevantes nos dias atuais, são abordados: o Marketing Esportivo, o Marketing de Relacionamento e o Marketing Experencial. A pesquisa de campo foi realizada durante um evento de Rugby universitário promovido pela Red Bull, por meio de um questionário semi-estruturado aplicado junto a um grupo de participantes do evento. A partir da análise das respostas dos entrevistados buscou-se descobrir se a experiência proporcionada pelos eventos esportivos é relevante no fortalecimento da relação público-marca, o que pode ser constatado devido ao sucesso da marca e dos eventos que promove, à crescente quantidade das vendas do produto (segundo dados do site Redbull.com) e ao elevado nível de fidelização dos consumidores, o qual constata-se na presente pesquisaAbegão, Luis HenriqueMartins, Carlos José VieiraAndrade, Lúcio Pereira deNunes, Ingrid Almeida2018-09-21T20:30:11Z2018-09-21T20:30:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfimage/jpeghttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7638http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-08T18:36:31Zoai:app.uff.br:1/7638Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:35.972790Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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