Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135394 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores. |
id |
UFRGS-2_5a7be927cd56ae129e24a4ccc15d4142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135394 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Senefonte, Bárbara de CamposCarvalho, Helenice2016-04-08T02:06:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/135394000987924O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores.This study has as its subject the management of brands through sports marketing. The main objective of the research is to understand the relationship between branding and sports marketing implemented by Red Bull. The bibliography covers concepts related to construction and management of the brand also definitions and contextualization about marketing, sports marketing and marketing on social media. The object of analysis is the action "Invasor Red Bull", broadcast on social media Instagram. The data collection through the case study, and analysis of these, makes it possible to verify the favorable relationship between the brand and its consumers through the collaborative spaces of social media, as well as the need for brands to position themselves cohesively and consistent in such spaces, since they are direct communication channels with consumers.application/pdfporMarketing esportivoGestão de marcasInstagram (Site)BrandingSports marketingRed bullSocial mediaCommunicationGestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bullinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987924.pdf000987924.pdfTexto completoapplication/pdf2706903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/1/000987924.pdf5b36b8f36c0381f58fca422cfb5bbe13MD51TEXT000987924.pdf.txt000987924.pdf.txtExtracted Texttext/plain137554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/2/000987924.pdf.txtd293fb8f430593a68c459318d94b976dMD52THUMBNAIL000987924.pdf.jpg000987924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/3/000987924.pdf.jpgac255e4f70af3359c2152ebaa421599fMD5310183/1353942018-10-10 08:41:43.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:41:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
title |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
spellingShingle |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull Senefonte, Bárbara de Campos Marketing esportivo Gestão de marcas Instagram (Site) Branding Sports marketing Red bull Social media Communication |
title_short |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
title_full |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
title_fullStr |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
title_full_unstemmed |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
title_sort |
Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull |
author |
Senefonte, Bárbara de Campos |
author_facet |
Senefonte, Bárbara de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senefonte, Bárbara de Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Helenice |
contributor_str_mv |
Carvalho, Helenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Gestão de marcas Instagram (Site) |
topic |
Marketing esportivo Gestão de marcas Instagram (Site) Branding Sports marketing Red bull Social media Communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Branding Sports marketing Red bull Social media Communication |
description |
O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-08T02:06:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/135394 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987924 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/135394 |
identifier_str_mv |
000987924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/1/000987924.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/2/000987924.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/3/000987924.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b36b8f36c0381f58fca422cfb5bbe13 d293fb8f430593a68c459318d94b976d ac255e4f70af3359c2152ebaa421599f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224504333041664 |