Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senefonte, Bárbara de Campos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135394
Resumo: O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores.
id UFRGS-2_5a7be927cd56ae129e24a4ccc15d4142
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135394
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Senefonte, Bárbara de CamposCarvalho, Helenice2016-04-08T02:06:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/135394000987924O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores.This study has as its subject the management of brands through sports marketing. The main objective of the research is to understand the relationship between branding and sports marketing implemented by Red Bull. The bibliography covers concepts related to construction and management of the brand also definitions and contextualization about marketing, sports marketing and marketing on social media. The object of analysis is the action "Invasor Red Bull", broadcast on social media Instagram. The data collection through the case study, and analysis of these, makes it possible to verify the favorable relationship between the brand and its consumers through the collaborative spaces of social media, as well as the need for brands to position themselves cohesively and consistent in such spaces, since they are direct communication channels with consumers.application/pdfporMarketing esportivoGestão de marcasInstagram (Site)BrandingSports marketingRed bullSocial mediaCommunicationGestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bullinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987924.pdf000987924.pdfTexto completoapplication/pdf2706903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/1/000987924.pdf5b36b8f36c0381f58fca422cfb5bbe13MD51TEXT000987924.pdf.txt000987924.pdf.txtExtracted Texttext/plain137554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/2/000987924.pdf.txtd293fb8f430593a68c459318d94b976dMD52THUMBNAIL000987924.pdf.jpg000987924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/3/000987924.pdf.jpgac255e4f70af3359c2152ebaa421599fMD5310183/1353942018-10-10 08:41:43.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:41:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
title Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
spellingShingle Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
Senefonte, Bárbara de Campos
Marketing esportivo
Gestão de marcas
Instagram (Site)
Branding
Sports marketing
Red bull
Social media
Communication
title_short Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
title_full Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
title_fullStr Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
title_full_unstemmed Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
title_sort Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
author Senefonte, Bárbara de Campos
author_facet Senefonte, Bárbara de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senefonte, Bárbara de Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Gestão de marcas
Instagram (Site)
topic Marketing esportivo
Gestão de marcas
Instagram (Site)
Branding
Sports marketing
Red bull
Social media
Communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Branding
Sports marketing
Red bull
Social media
Communication
description O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-08T02:06:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135394
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987924
url http://hdl.handle.net/10183/135394
identifier_str_mv 000987924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/1/000987924.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/2/000987924.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135394/3/000987924.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b36b8f36c0381f58fca422cfb5bbe13
d293fb8f430593a68c459318d94b976d
ac255e4f70af3359c2152ebaa421599f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224504333041664