Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53952 |
Resumo: | Orientador : José Carlos Korelo |
id |
UFPR_033f9f5860ee8ff5d7e6d7087e2f522e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53952 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ferreira, Renan CoelhoKorelo, José CarlosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing2018-08-09T20:29:34Z2018-08-09T20:29:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/53952Orientador : José Carlos KoreloTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em MarketingInclui referênciasResumo : O presente trabalho aborda a problemática dos times de futebol brasileiro, que deixam de considerar planos de relacionamento com torcedores de cidades distantes. Para tanto, abrange as estratégias utilizadas hoje nos clubes brasileiros, estabelecendo qual sua eficácia, correlacionada às estratégias aplicadas nos times europeus, que se mostram mais eficientes num panorama geral. Além disso, baseado em pesquisa bibliográfica, busca identificar conceitos do marketing de relacionamento, propor estratégias para os times de futebol brasileiro atenderem seus torcedores de cidades distantes e ampliarem o faturamento com torcedores que excedem o limite geográfico, ainda rígido, das cidades que cada clube está instalado e proporcionarem uma experiência mais próxima para eles. Para tanto é fundamental que o clube conheça seus torcedores distantes, suas características demográficas, geográficas, comportamentais e psicográficas, além de suas perspectivas para fidelizarem-se ao clube. Foi realizada uma pesquisa de campo, com torcedores de diversos times, a fim de obter dados específicos a serem adotados no intuito de aproximá-los de seu clube de futebol, localizados em cidade diversa de seus domicílios. Considerando a elevada necessidade dos clubes de futebol brasileiro em ampliarem suas receitas e o momento econômico que o país atravessa, em que muitas empresas deixaram de investir no futebol, uma alternativa que surge é reforçar o relacionamento com torcedores de cidades distantes. Muitas vezes negligenciado pelos planos de relacionamento dos clubes com seus torcedores. Por exemplo, verifica-se elevada quantidade de torcedores no interior do Brasil que torcem por times notórios de outras cidades. Além disso, há mobilidade de pessoas entre cidades, o quê propicia torcedores afastarem-se da sua cidade natal e modificar a maneira pela qual se relacionam com seus times.86 p. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMarketing esportivo - FutebolMarketing de relacionamentoMarketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instaladosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RENAN COELHO FERREIRA.pdfapplication/pdf7931764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53952/1/R%20-%20E%20-%20RENAN%20COELHO%20FERREIRA.pdf31930bde17754605ed42725313461910MD51open access1884/539522018-08-09 17:29:34.36open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53952Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-09T20:29:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
title |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
spellingShingle |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados Ferreira, Renan Coelho Marketing esportivo - Futebol Marketing de relacionamento |
title_short |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
title_full |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
title_fullStr |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
title_sort |
Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados |
author |
Ferreira, Renan Coelho |
author_facet |
Ferreira, Renan Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Korelo, José Carlos Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Renan Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo - Futebol Marketing de relacionamento |
topic |
Marketing esportivo - Futebol Marketing de relacionamento |
description |
Orientador : José Carlos Korelo |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-09T20:29:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-09T20:29:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53952 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
86 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53952/1/R%20-%20E%20-%20RENAN%20COELHO%20FERREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31930bde17754605ed42725313461910 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898669786660864 |