Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Renan Coelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53952
Resumo: Orientador : José Carlos Korelo
id UFPR_033f9f5860ee8ff5d7e6d7087e2f522e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53952
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Renan CoelhoKorelo, José CarlosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing2018-08-09T20:29:34Z2018-08-09T20:29:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/53952Orientador : José Carlos KoreloTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em MarketingInclui referênciasResumo : O presente trabalho aborda a problemática dos times de futebol brasileiro, que deixam de considerar planos de relacionamento com torcedores de cidades distantes. Para tanto, abrange as estratégias utilizadas hoje nos clubes brasileiros, estabelecendo qual sua eficácia, correlacionada às estratégias aplicadas nos times europeus, que se mostram mais eficientes num panorama geral. Além disso, baseado em pesquisa bibliográfica, busca identificar conceitos do marketing de relacionamento, propor estratégias para os times de futebol brasileiro atenderem seus torcedores de cidades distantes e ampliarem o faturamento com torcedores que excedem o limite geográfico, ainda rígido, das cidades que cada clube está instalado e proporcionarem uma experiência mais próxima para eles. Para tanto é fundamental que o clube conheça seus torcedores distantes, suas características demográficas, geográficas, comportamentais e psicográficas, além de suas perspectivas para fidelizarem-se ao clube. Foi realizada uma pesquisa de campo, com torcedores de diversos times, a fim de obter dados específicos a serem adotados no intuito de aproximá-los de seu clube de futebol, localizados em cidade diversa de seus domicílios. Considerando a elevada necessidade dos clubes de futebol brasileiro em ampliarem suas receitas e o momento econômico que o país atravessa, em que muitas empresas deixaram de investir no futebol, uma alternativa que surge é reforçar o relacionamento com torcedores de cidades distantes. Muitas vezes negligenciado pelos planos de relacionamento dos clubes com seus torcedores. Por exemplo, verifica-se elevada quantidade de torcedores no interior do Brasil que torcem por times notórios de outras cidades. Além disso, há mobilidade de pessoas entre cidades, o quê propicia torcedores afastarem-se da sua cidade natal e modificar a maneira pela qual se relacionam com seus times.86 p. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMarketing esportivo - FutebolMarketing de relacionamentoMarketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instaladosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RENAN COELHO FERREIRA.pdfapplication/pdf7931764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53952/1/R%20-%20E%20-%20RENAN%20COELHO%20FERREIRA.pdf31930bde17754605ed42725313461910MD51open access1884/539522018-08-09 17:29:34.36open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53952Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-09T20:29:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
title Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
spellingShingle Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
Ferreira, Renan Coelho
Marketing esportivo - Futebol
Marketing de relacionamento
title_short Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
title_full Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
title_fullStr Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
title_full_unstemmed Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
title_sort Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados
author Ferreira, Renan Coelho
author_facet Ferreira, Renan Coelho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Korelo, José Carlos
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Renan Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo - Futebol
Marketing de relacionamento
topic Marketing esportivo - Futebol
Marketing de relacionamento
description Orientador : José Carlos Korelo
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-09T20:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-09T20:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53952
url https://hdl.handle.net/1884/53952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53952/1/R%20-%20E%20-%20RENAN%20COELHO%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31930bde17754605ed42725313461910
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898669786660864