Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Letícia Pereira Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34669
Resumo: As Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC’s) têm como um dos seus objetivos contribuir para a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas dos povos indígenas. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal conhecer e analisar o processo de inclusão dos saberes, das histórias e das demandas dos povos indígenas nos cursos de formação de Educadores do Campo. Para atender a esse objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque exploratório, cujo produto final foi estruturado em formato Multipaper, contemplando três artigos. O processo de coleta de dados integrou duas etapas: a) aplicação de um formulário destinado às coordenações dos 87 cursos de Educação do Campo, ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país; b) análise documental dos projetos pedagógicos e dos componentes curriculares – ementas das disciplinas obrigatórias e optativas de cursos de Educação do Campo, com habilitação em Ciências Sociais e Humanas – que representam as cinco regiões do país. As informações obtidas por meio das duas técnicas de coleta de dados foram analisadas a partir da literatura relacionada à formação de educadoras/es do campo e de professoras/es indígenas, sob a ótica dos estudos decoloniais. Essas análises podem ser consideradas essenciais para a construção de um panorama nacional sobre a formação de educadores do campo, em perspectiva da Interculturalidade.
id UFF-2_2d855369a1cb5a3464673f845394254c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34669
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileirasEducação do CampoPovos indígenasFormação de educadores do campoRural educationIndigenous peoplesTraining of rural educatorsAs Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC’s) têm como um dos seus objetivos contribuir para a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas dos povos indígenas. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal conhecer e analisar o processo de inclusão dos saberes, das histórias e das demandas dos povos indígenas nos cursos de formação de Educadores do Campo. Para atender a esse objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque exploratório, cujo produto final foi estruturado em formato Multipaper, contemplando três artigos. O processo de coleta de dados integrou duas etapas: a) aplicação de um formulário destinado às coordenações dos 87 cursos de Educação do Campo, ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país; b) análise documental dos projetos pedagógicos e dos componentes curriculares – ementas das disciplinas obrigatórias e optativas de cursos de Educação do Campo, com habilitação em Ciências Sociais e Humanas – que representam as cinco regiões do país. As informações obtidas por meio das duas técnicas de coleta de dados foram analisadas a partir da literatura relacionada à formação de educadoras/es do campo e de professoras/es indígenas, sob a ótica dos estudos decoloniais. Essas análises podem ser consideradas essenciais para a construção de um panorama nacional sobre a formação de educadores do campo, em perspectiva da Interculturalidade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe Degrees in Rural Education (LEDOC's) have as one of their objectives to contribute to the training of educators engaged with the struggles of rural peoples, among them, the struggles of indigenous peoples. Considering this context, the main objective of this research is to know and analyze the process of inclusion of knowledge, stories and demands of indigenous peoples in training courses for Rural Educators. To meet this objective, we carried out a qualitative research with an exploratory approach, whose final product was structured in Multipaper format, comprising three articles. The data collection process included two steps: a) application of a form for the coordination of the 87 Rural Education courses offered by the Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the country; b) documental analysis of pedagogical projects and curricular components – menus of mandatory and optional subjects of Rural Education courses, with specialization in Social and Human Sciences – representing the five regions of the country. The information obtained through the two data collection techniques were analyzed from the literature related to the training of rural and indigenous teachers, from the perspective of decolonial studies. These analyzes can be considered essential for the construction of a national panorama on the training of rural educators, from the perspective of Interculturality.142 f.Andrade, Francisca Marli Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304Gomes, Jacqueline de SouzaAlencar, Maria Cristina MacedoFernandes, Rosani de FatimaOliveira, Marcos Marques dehttp://lattes.cnpq.br/0378098526432564Nogueira, Letícia Pereira Mendes2024-09-12T02:32:19Z2024-09-12T02:32:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34669CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-12T02:32:25Zoai:app.uff.br:1/34669Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-12T02:32:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
title Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
spellingShingle Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
Nogueira, Letícia Pereira Mendes
Educação do Campo
Povos indígenas
Formação de educadores do campo
Rural education
Indigenous peoples
Training of rural educators
title_short Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
title_full Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
title_fullStr Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
title_full_unstemmed Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
title_sort Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
author Nogueira, Letícia Pereira Mendes
author_facet Nogueira, Letícia Pereira Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Francisca Marli Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/4192469439181304
Gomes, Jacqueline de Souza
Alencar, Maria Cristina Macedo
Fernandes, Rosani de Fatima
Oliveira, Marcos Marques de
http://lattes.cnpq.br/0378098526432564
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Letícia Pereira Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Povos indígenas
Formação de educadores do campo
Rural education
Indigenous peoples
Training of rural educators
topic Educação do Campo
Povos indígenas
Formação de educadores do campo
Rural education
Indigenous peoples
Training of rural educators
description As Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC’s) têm como um dos seus objetivos contribuir para a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas dos povos indígenas. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal conhecer e analisar o processo de inclusão dos saberes, das histórias e das demandas dos povos indígenas nos cursos de formação de Educadores do Campo. Para atender a esse objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque exploratório, cujo produto final foi estruturado em formato Multipaper, contemplando três artigos. O processo de coleta de dados integrou duas etapas: a) aplicação de um formulário destinado às coordenações dos 87 cursos de Educação do Campo, ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país; b) análise documental dos projetos pedagógicos e dos componentes curriculares – ementas das disciplinas obrigatórias e optativas de cursos de Educação do Campo, com habilitação em Ciências Sociais e Humanas – que representam as cinco regiões do país. As informações obtidas por meio das duas técnicas de coleta de dados foram analisadas a partir da literatura relacionada à formação de educadoras/es do campo e de professoras/es indígenas, sob a ótica dos estudos decoloniais. Essas análises podem ser consideradas essenciais para a construção de um panorama nacional sobre a formação de educadores do campo, em perspectiva da Interculturalidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-12T02:32:19Z
2024-09-12T02:32:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34669
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551739592704