Análise da utilização da ferramenta de gerenciamento do relacionamento com o cliente - CRM - nos hotéis de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1460 |
Resumo: | O presente estudo avalia a utilização da ferramenta de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) nos hotéis de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir de um referencial teórico explicitam-se os conceitos que são utilizados no decorrer do trabalho e fundamenta-se o assunto por meio da revisão da literatura pertinente. O objeto de estudo do estudo é a ferramenta CRM tendo como local de aplicação os hotéis, localizados no Bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A escolha desta localidade justificasse por esta ser o berço da hotelaria carioca e atualmente o bairro com maior concentração hoteleira da cidade e consequentemente com a competitividade bastante acirrada, uma vez que todos os hotéis oferecem os mesmos serviços. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário, apresentado aos hotéis que possuem mais de 50 unidades habitacionais (uh’s) e cadastrados na Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Rio de janeiro (ABIH-RJ). A análise dos dados obtidos revela que poucos hotéis utilizam a ferramenta CRM, enquanto alguns outros a desconhecem, mas todos buscam alguma forma de atrair seu cliente. Por esta razão sugere-se que os atores envolvidos no setor de marketing e das empresas que comercializam a ferramenta busquem encontrar meios de inseri-la na localidade como forma de melhorar o planejamento e segmentação do marketing da hotelaria da região, por meio de maior divulgação da importância e benefícios da ferramenta e diminuição do custo de implantação desta no hotel |
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Análise da utilização da ferramenta de gerenciamento do relacionamento com o cliente - CRM - nos hotéis de Copacabana, Zona Sul do Rio de JaneiroCRMRelacionamento com o clienteMarketing de relacionamentoHotelariaQualidadeGerenciamento do relacionamento com o clienteMarketing de relacionamentoHotelariaQualidadeCRMCustomer relationship managementCustomer relationshipRelationship market hotelQualityO presente estudo avalia a utilização da ferramenta de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) nos hotéis de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir de um referencial teórico explicitam-se os conceitos que são utilizados no decorrer do trabalho e fundamenta-se o assunto por meio da revisão da literatura pertinente. O objeto de estudo do estudo é a ferramenta CRM tendo como local de aplicação os hotéis, localizados no Bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A escolha desta localidade justificasse por esta ser o berço da hotelaria carioca e atualmente o bairro com maior concentração hoteleira da cidade e consequentemente com a competitividade bastante acirrada, uma vez que todos os hotéis oferecem os mesmos serviços. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário, apresentado aos hotéis que possuem mais de 50 unidades habitacionais (uh’s) e cadastrados na Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Rio de janeiro (ABIH-RJ). A análise dos dados obtidos revela que poucos hotéis utilizam a ferramenta CRM, enquanto alguns outros a desconhecem, mas todos buscam alguma forma de atrair seu cliente. Por esta razão sugere-se que os atores envolvidos no setor de marketing e das empresas que comercializam a ferramenta busquem encontrar meios de inseri-la na localidade como forma de melhorar o planejamento e segmentação do marketing da hotelaria da região, por meio de maior divulgação da importância e benefícios da ferramenta e diminuição do custo de implantação desta no hotelThis study is a proposal to assess the use of customer relationship management (CRM) in the hotels in Copacabana, Rio de Janeiro. It is based on a theoretical reference to explain the concepts that will be used in this study and based on a specific literature review. The main object of this work is the customer relationship management tools, applied at the hotels, located in Copacabana, Rio de Janeiro, through research questionnaires. This location choice is justified by being the cradle of carioca hotels and currently the neighborhood with the most concentration of hotels in the city, consequently with fierce competitiveness, since all the hotels offer the same services. This collection of data was done through questionnaires, presented to the hotels that have more than fifty rooms and are registered at Associação Brasileira das Industrias de Hotéis (ABIH – RJ). The analysis of obtained data shows that a few hotels are using this tool (CRM), while some of them don’t know this tool, but they search for a way to attract their customers. For this reason, it is advisable that all the actors involved in marketing and the companies which work with this tool find ways to insert this tool at this zone as a way to improve the planning and marketing segmentation at the hotels of this zone, through a greater disclosure of the importance of this tool to implement this at the hotelsSoares, Carlos Alberto LidiziaTrentin, FábiaVilela, Eduardo Antônio PachecoLima, Fernanda Mendes de2016-02-05T13:08:19Z2016-02-05T13:08:19Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1460CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-05T18:28:13Zoai:app.uff.br:1/1460Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:41.340548Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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